20 de agosto de 2013

O Azarão - #01


Título: O Azarão.
Título Original: The Underdog.
Autor: Markus Zusak.
Editora: Bertrand Brasil.

O azarão é o primeiro volume da trilogia dos irmãos Wolfe, de Markus Zusak, autor de "A menina que Roubava livros". Um livro curto, de apenas 176 páginas, mas que mostram o que Zusak sabe fazer, inventar histórias brilhantes. E que conquistam o mundo, como a de Liesel, que está sendo adaptada para o cinema.

Cameron Wolfe é um garoto, caçula, tem 15 anos, e 3 irmãos. E como todo adolescente, se perde nas questões da idade. Com Rube, o seu irmão mais próximo, se aventuram no mundo, sozinhos. O pai deles é encanador, agressivo, e durão, e a mãe bem, não tem muito carinho, e orgulho pelos filhos mais novos. A rotina é quase a mesma, vão para a escola, e comem sempre a mesma coisa - cogumelos - apesar de ser escassa a renda da família. Ele e Rube, se arriscam em lutas de Boxe (amadoras, claro), e partidas de Futebol no quintal de casa, que trazem algumas risadas ao leitor. Além de claro, os dois planejarem roubos, que sempre acabaram dando errado.

Ao final de cada capítulo, de um total de 14, Cameron descreve um sonho que teve, ou melhor dizendo, seus pesadelos de cada dia, e aprende com a vida, sempre ao lado de Rube, Steve e Sarah, seus irmãos. E assim, ele se perde na solidão e desgosto, odiando a vida que tem, até se apaixonar por uma garota, que conheceu depois de um dia de trabalho com seu pai e desde então faz de tudo para que ela torne o seu porto seguro.


Não sei realmente se essa história tem um monte de coisas acontecendo. Na verdade, não tem. É só uma narrativa de como foram as coisas na minha vida, durante o último inverno. Acho que aconteceram coisas, mas nada fora do normal. p. 19

O livro é bem curto mas que não te cativa pela história, e sim pela escrita. Markus Zusak sabe desenvolver a história brilhantemente, e os sonhos - no final de cada capítulo - refletem sobre a vida, e o cotiano do jovem. Inconscientemente. Mas, sinceramente, não me apeguei a Cameron, continuei o livro pela escrita, e não pela trama. Contudo, é um livro bom.

É uma leitura realística, rápida, e cotidiana. Porém, não pense que é como "A menina que Roubava livros", são dois mundos totalmente diferentes, mas que mesmo assim, ainda prefiro o de Liesel. O livro  faz refletir sobre as pessoas que nos rodeiam, e como elas são, como elas agem. Mostra uma sociedade pobre, sem esbanjar riqueza, e que se vira com o que possui. O livro tem continuação, e se chama "Bom de Briga". Não é grandioso, é um bom livro.


P.S: A Bertrand Brasil simplesmente caprichou em"O azarão", foi super bem feito, os detalhes, as fontes, vale a pena comprar, rs. 

5 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso, um dos meus preferidos! Li toda a trilogia e com certeza eu vou reler. Simplesmente amei! ♥

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora, só li o primeiro, mas gostei muito!
      Zusak sabe escrever o enredo de um jeito impressionante!

      Espero gostar dos outros dois!
      Abraço!

      o/

      Excluir
  2. Quero muito ler esta trilogia, tendo lido coisas muito boas sobre ela e combina muito com o gênero literário que costumo gostar.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, o primeiro livro da Triologia é ótimo! Eu gostei, principalmente da escrita, que dá um rumo maravilhoso a história!

      Obrigado por seguir o blog!

      =))

      Excluir
  3. Acabei de fazer uma resenha sobre esse livro no bog, confere lá =)

    Beijos

    http://livrosecafelatte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo