12 de setembro de 2013

Garota, Interrompida

Título: Garota, Interrompida
Título original: Girl, Interrupted
Autor: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 190
Nota: 4/5


   Quando comecei a ler Garota, Interrompida, eu achava que seria um livro de ficção. Mas o que eu na verdade não sabia era que o livro contaria uma história sobre pessoas reais com sentimentos reais. Susanna Kaysen, uma garota de 18 anos, viu sua vida mudar após uma simples consulta com o médico quando é diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. Por encontrar-se nesse estado, o médico não hesita em mandá-la imediatamente até um hospital psiquiátrico onde fica durante dois anos para sua recuperação. 

   Lá, no Hospital McLean, Susanna encontra garotas em sua faixa etária que sofrem de problemas psicológicos assim como ela: Lisa, Georgina, Polly, Daisy, entre outras que também passam por sua vida nesses anos; cada uma com um diferencial e personalidades diferentes. Os conflitos, descobertas e acontecimentos foram inesquecíveis para ela, e são essas lembranças da autora que deixam o livro mais pessoal e mais real. Faz-nos questionar sobre nós mesmos, sobre o mundo ao nosso redor e as pessoas... Afinal, tudo. Susanna reflete consigo mesma sobre quem é e nos envolve em seus pensamentos e dúvidas.

Um raciocínio perverso. Por trás dessa perversidade, porém, eu sabia que não estava louca e que eles não poderiam me manter trancafiada em um hospício. 

   A reta final dessa autobiografia impressionante me envolveu ainda mais do que as outras partes. Descobrir o que aconteceu depois daqueles dois anos decisivos, o porquê das coisas, as idas e vindas da vida. O livro, além de tudo, nos dá uma aula sobre o psicológico colocando-nos entre as personagens. Este também inspirou o filme de mesmo nome com grandes atrizes como Angelina Jolie, Winona Ryder, Whoopi Goldberg, etc. em seu elenco. Para Angelina, o filme rendeu um Oscar de melhor atriz coadjuvante. A Editora Única caprichou na capa do livro, deixando ainda mais abrangente em cor de rosa com letras em alto relevo. 

   Enfim, recomendo a leitura de Garota, Interrompida a todos. As reflexões sobre a vida de Susanna acabam nos fazendo refletir sobre a nossa, e isso é imperdível. 

Dessa vez, li o título da pintura: Garota interrompida em sua música.
Interrompida em sua música: tal qual acontecera com a minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos, tal qual a vida dela, roubada e presa a uma tela; um momento congelado no tempo mais importante que todos os outros momentos, quaisquer que fossem ou que viessem a ser. Quem pode se recuperar disso? 


11 comentários:

  1. Eu já li este livro e é muito bom mesmo.
    Tem resenha no meu blog, sinta-se convidada.
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/2013/08/garota-interrompida-resenhando-19.html#comment-form

    Beijos,
    Marcela.
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou passar por lá! Obrigada pela visita.
      Beijos,
      - Ayanna

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha! Ganhei o livro em uma promoção aqui do blog mesmo, infelizmente ainda não chegou. Mas estou louca pra lê-lo :)

    Vi o filme a muito tempo e quase não me lembro dele. Mas também não sabia que a Jolie tinha ganhado o Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi o filme, mas dizem que é muito bom. Obrigada e espero que o livro chegue logo para você ler :)
      Beijos,
      -Ayanna

      Excluir
  3. Eu nunca parei para ler resenhas sobre esse livro, e fiquei impressionada com o tema da história. Confesso que, como você, eu imaginava que o livro falasse de outros assuntos, mas gostei de saber que é uma biografia e etc.


    Beijos, já estou seguindo ^^
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, uma biografia diferente do convencional, mas super interessante. :)
      Beijos,
      -Ayanna

      Excluir
  4. Sou doida pra ler esse livro. Gostei da resenha.
    Estou seguindo o blog de vocês.

    Beijos
    http://daprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. E com certeza não vai se arrepender de ler!
      Beijos,
      - Ayanna

      Excluir
  5. Obrigada, Fran. Ainda não assisti ao filme, mas já ouvi dizer que é muito bom também e espero vê-lo em breve.
    Beijos,
    - Ayanna

    ResponderExcluir
  6. Meu deus, esse blog é perfeito! Adoro suas resenhas, que me faz ficar mais ansiosa para ler mais livros. Parabéns aos administradores do blog, 100% aprovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios! Ficamos muito felizes de saber que aprovam nosso trabalho. Volte sempre :) Beijos,
      - Ayanna

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo