12 de outubro de 2013

O Oceano no Fim do Caminho


Titulo: O oceano no fim do Caminho.
Titulo Original: The Ocean at the end of the Lane.
Autor: Neil Gaiman.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 208.
Nota: 4/5.

“Uma fábula assustadoramente PERFEITA!”

No prólogo, que foi o ponto de inicio para me apaixonar pela escrita de Gaiman, somos apresentados a o retorno de um homem, já adulto, com mais ou menos 40 anos, a fazenda que ele vivenciou inúmeras aventuras na sua infância: A fazenda das Hempstock, que ficava próximo a sua casa. Após uma tragédia com o carro da família, e a partir daí somos ‘teletransportados’ as lembranças da infância de Gaiman.

O homem naquele tempo tinha 7 anos, e um habitual dia, porém, eles não imaginavam que o carro do seu pai, estaria no fim da rua, e com um corpo dentro. O falecido usou o carro da família para se matar. Foi neste momento que ele conhece Lettie, uma garota de 11 anos, que mora na fazenda no fim da rua.

Na fazenda, Lettie tem um lago no fim da casa, porém, antes de alguém quiser discordar, para ela, SEMPRE SERÁ UM OCEANO, e que no final do livro, vemos que TUDO faz jus a seu pensamento. Juntos, vivenciam momentos que vão além da compreensão humana, momentos assustadores, mágicos, e que faz o leitor perceber que Lettie demonstra bravura, o que não encontramos tão facilmente em uma menina de 11 anos, e é perceptível que ela não tem a idade que diz, ela tem uma alma velha, uma alma conhecedora, de pouco mais de 1000 anos.

O que me encantou no livro foi como as lembranças do menino são melancólicas, e trágicas. Ele demonstra um garoto que não entende os adultos, e prefere se perder no mundo dos livros, por isso, vemos que Neil cita DIVERSOS trechos de livros, autores, e o desentendimento com o pai, a empregada, e os adultos presentes na narrativa.

O que pode levar algumas pessoas a ‘desgostar’ do livro é que as experiências fantasiosas no livro não são explicadas ao leitor, ou seja, ninguém sabe a origem, o porquê daquilo, o que deixa o leitor curioso, e para alguns, sem lógica. Porém, não tive problema com isso, em minha opinião, não tirou o brilho da narrativa de Neil. Mas, você tem que aprender a deixar a lógica de lado.

Sem dúvidas, um livro bom, não esbanja grandiosidade, ensinamentos, mas nos faz refletir sobre nossa infância. Uma leitura rápida, e nostálgica, que nos faz conhecer um pouco mais sobre o universo ‘louco’ de Gaiman.

“Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões... “ (p. 58).

6 comentários:

  1. Toda vez que leio algo sobre esse livro fico meio perdida, como se fosse fantasia demais pra minha mente. E a grande maioria realmente comenta o que você disse sobre as experiências fantasiosas no livro não serem explicadas ao leitor. Mas, assumo, isso só me faz querer lê-lo mais ainda! Nunca li nenhum livro do Gaiman, mas falam tão bem de sua escrita que não posso deixar de me condenar por não feito isso ainda.
    Enfim, O Oceano no Fim do Caminho entrou na minha lista de leitura :)
    Um abraço,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tinha feito um comentário bem legal, mas o blogger sumiu com ele. Fiquei chateada. :(
    Mas vou tentar falar mais ou menos o que eu disse.
    Esse é um livro que eu quis ler a princípio por causa da capa. Olha que capa linda, sério! A Intrínseca arrasou! Segundo, eu vi o nome do autor. Gaiman é um autor cultuado por diversos leitores e não dá para não levar isso em consideração.
    Mas, agora é o problema: estou esperando minha lista de leituras diminuir para encaixá-lo nela. Mas cadê que isso acontece? :( Espero que até o final do ano eu consiga.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler esse livro na livraria mas não to podendo comprar livros no momento então... mas só pelo pouco que eu li me apaixonei! Fora que a capa é linda e é do Gaiman então....
    beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por esse livro!
    Eu li ele na verdade por causa da capa que amei... Mas poxa, valeu a pena!
    me apaixonei pelo autor com esse livro, agora quero ler todos! hahaha

    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca li nada do Neil. Já havia visto esse livro pelos blogs, mas nunca cheguei a ler uma resenha e apesar de vc ter citado o que te agradou e o que poderia não ter agradado as pessoas, eu acho que faria parte das que ficariam insatisfeitas pela falta das respostas, pois quando algo acontece e e bem elaborado eu gosto de saber como chegou até o ponto, isso pesa pra mim. Além do que um garota que tenha muitas lembranças trágicas isso não deixa a narrativa meio triste? Já ouvi falar que ele escreve muito bem, então se eu fosse ler um livro, o primeiro dele, provavelmente começaria por outro.

    Ótima semana
    Ensaios de uma Leitura :)

    ResponderExcluir
  6. Não fala mal do Neil Gaiman! HAHAHAHHHAHAHA a barraqueira :D

    Brincadeiras à parte, eu curti demais O Oceano no Fim do Caminho. Me fez pensar que é um livro de adulto contando a história a partir do ponto de vista de uma criança. E eu adorei o final e o desfecho, talvez por conhecer e estar acostumada ao estilo do Neil. Doidão :)

    Beijo querido!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo