6 de outubro de 2013

Todo Dia

Título: Todo Dia.
Título Original: Every Day.
Autor: David Levithan.
Páginas: 280
Editora: Galera Record.
Nota: 5/5

Uma palavra para descrever 'Todo Dia': GRANDIOSO.

A, é um ser, sem gênero, ou seja, não sabe se é homem ou mulher, e todo dia A. acorda em um corpo diferente, sempre na mesma idade que ele. Foi assim, desde que nasceu. E pode acordar em qualquer corpo, um rico, pobre, mimado, drogado, gay, homem, mulher, são infinitas as opções que A. pode estar por um dia, mas nunca volta para o mesmo corpo. São 24h dentro do corpo de um desconhecido, onde ele(a) é apenas o hospedeiro, e não tenta fazer nada que o faça parecer diferente. 

A. não tem pais, tutor, amigos, família, nada que faça ele ter uma ligação obrigatória, e ele aprende com isso. Até que ... ele vai parar no corpo de Justin, e se apaixona pela sua namorada, Rhiannon. Mas, como manter uma relação assim, se A. muda de corpo todos os dias? 

O protagonista hospedeiro evita se apegar quando acorda no corpo, evita interferir, evita mudar o destino do corpo que hospeda. Mas não dessa vez. A. vê no corpo de Justin, que Rhiannon ama seu namorado, porém, ele é frio, afastado e não dá valor a ela. É aí, que A. tem uma fixação, uma força maior, um novo olhar para ela, diferente de tudo que ele sentiu, e viveu nos últimos 16 anos.


O momento em que você se apaixona parece carregar séculos, gerações atrás de si. Você sente que tudo levou a isso, que todas as flechas secretas estavam apontadas para este lugar, que o universo e o próprio tempo construíram isso muito tempo atrás, e agora você acaba de perceber que chegou ao local no qual sempre deveria ter estado.

Rhiannon é a garota dos sonhos de qualquer garoto, meiga, inteligente, atenciosa. Ou seja, A. se sente na necessidade de dar algo em troca,não apenas naquele dia, mas por toda a eternidade.  No livro, eu percebi que a editora fez a imagem de 'A' de um homem, mas Levithan deixa claro que 'A' é sem gênero. 


"Estou cansado de não sentir. Cansado de não me conectar. Quero estar aqui com ela. Quero ser o cara que vai corresponder às expectativas dela, pelo menos no tempo que me foi concedido."
 Depois daquele dia, como sempre, A. acorda em um corpo diferente, mas o seu desejo é procurar Rhiannon, é poder falar com ela, é pode cuidar dela, e isso não sai de sua cabeça. Até que ele não aguenta, e 'Todo Dia' ele faz o impossível para procurá-la. Mas, será que Rihannon vai suportar não saber quem vai encontrar no dia seguinte, ou que tipo de pessoa encontrar?

Admito que não esperei muito do livro, pensei que o enredo seria fraco, mas estava errado. 'Todo dia' me pegou de um jeito que tornou um dos meus livros preferidos desse ano. Levithan tem um enredo mágico, perfeito, atraente que esbanja criatividade, emoção, amor, e tensão. 

A maneira como o autor traz a situação do protagonista te faz refletir sobre diversas situações da vida, apesar de claro, chamar a atenção dos leitores. David cria uma pergunta para levarmos para toda vida: "Por que tudo tem que ter uma definição?" PORQUE NÓS PRECISAMOS SEGUIR UMA BASE? 


"Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio."

David tem uma forma de "soltar" as informações sobre os personagens, o que te faz continuar sem parar o livro, ele vai abordando aos poucos, calmamente, na hora certa. A essência do livro te faz fugir da realidade, dos parâmetros do mundo atual, e acima de tudo, uma escrita profunda, de frios na barriga, e de momentos onde não se tem para onde correr. 

O final do livro foi um dos aspectos mais surpreendentes da narrativa, não esperei tanta audácia de Levithan nesse ponto, mas simplesmente não me importei, ele poderia mudar 324574 vezes o final, e eu não me importaria. Porque esse livro, marcou. Você lerá o último capítulo, que é separado pelos dias que A. vive, e você vai pensar no futuro que cada personagem, vai querer mais, vai implorar.

Um livro que você ri, chora, e pede mais.'Todo Dia' é único, um livro que faz você sonhar para viver um amor assim, puro, sincero, verdadeiro, e diferente de todos que vemos hoje em dia. Um amor que não ligue para aparências, para o que os outros dizem, um amor que se baseia no mais importante, o coração.


"É isso que o amor faz: que você queria reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. A pessoa que você ama senta de frete para você, e você quer fazer tudo que estiver ao alcance para tornar isso possível, infinitamente possível. E quando são apenas vocês dois a sós numa sala, você pode fingir que as coisas são, que é assim que serão".
.



11 comentários:

  1. Resenha muito boa!
    Eu já vi algumas sobre esse livro porém não me interessei muito rs.
    Acho que é porque eu sofro muito com histórias assim.

    Beijos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara.

      É um livro encantador, e você sofre pra saber o que acontece no fim. Simplesmente maravilhoso!

      Italo.

      Excluir
  2. Ah meu deus! Eu não dava bola para esse livro mas agora fiquei querendo. Bem diferente das coisas que eu leio, acho que vou gostar. Mais um pra minha listinha, culpa sua Italo!

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia <3

      HEUEHEUEHEUHEUEHE. Eu avisei que o livro era maravilhoso.
      É uma experiência nova, realística, e inovadora. Adorei o livro o/

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele aparenta ser incrível! Me apaixonei pela premissa dele!

    www.livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lizzie, o livro é de se apaixonar mesmo! Ele esbanja grandiosidade!

      Um dos melhores de 2013. Leia, não irá se arrepender.

      Italo.

      Excluir
  4. Oi Ítalo!

    Eu sabia! Sabia que esse livro seria bom assim! Vendo a capa e lendo a sinopse, tive quase certeza. Que quando chegar a minha vez de ler, ele seja tão bom assim pra mim também! Ótima a sua resenha! Amei!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma das mais lindas de 2013, eu amei, e se apaixonei.
      Marcelle, não irá se arrepender, é muito bom!
      Obrigado <3

      Excluir
  5. Oiee vim visitar ótimo fim de semana =)
    Ainda não li nenhum livro desse escritor, apesar de ter um livro dele.
    Gostei da tua opinião, espero que quando estiver lendo, me sinta como você.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  6. Italo aumentando minha lista de livro que NECESSITO ler! haha :P O meu já está vindo e mal posso esperar pra ler também! \o/

    Abraços, Sam
    http://recodificado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa sou eu: comprei o livro pra dar de presente pra uma amiga e estou esperando ela terminar de ler pra eu LER TAMBÉM!!!!! Está TODO mundo falando super bem da história e essa coisa dos corpos serem sempre diferentes é MUITO MUITO intrigante. Quero ver qualé :DDD

    Bjsss,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo