19 de outubro de 2013

Veneno - #01

Titulo: Veneno.
Titulo Original: Poison.
Autora: Sarah Pinborough.
Editora: Única.
Páginas: 224.
Nota: 4/5


Nunca fui de ler "contos de fadas", "princesas" e blá blá blá, mas com a onda de autores e suas adaptações Veneno apresentou outra realidade: que nem tudo termina em "felizes para sempre". 

O primeiro livro da saga Encantadas, mostra para nós o mundo, e vida da Branca de Neve. Começamos o livro com a narração da Madrasta, e rainha do reino. Com uma beleza, e [um pouco, ela não é tão má] de  maldade em grande estilo, conhecemos a vida, como chegou até onde está, descobrimos que se casou por obrigação, e que o Rei não é perfeito, é gordo, e que está mais para ogro do que rei.

E então, logo no começo da narrativa de Sarah, nos despedimos do Rei, que irá para guerra, coisas naturais de contos de fadas. Ou seja, o domínio total do rei será da Madrasta. No entanto, o que a Branca de Neve não esperava era que a Madrasta fosse lhe controlar, proibiu de cavalgar, de se vestir como homem, e de manter contato com seus amigos, os anões. Será, pelo menos aos olhos, uma princesa. Porém, nada impede da Madrasta querer se vingar de sua enteada, aliás, não terá ninguém para socorre-la, e o fim será 'A MORTE'. 

Nós sabemos como a Disney distorceu os contos, pois são bem pesados, há boatos que se relacionam com estupro, enfim, essas coisas. Veneno apresentou uma Branca de Neve perfeita, sem erros, brilhante, carinhosa, tudo que o conto de fadas nos mostra. Mas, no final não foi bem assim. Até que aparece um caçador, e o príncipe encantado.

Admito que no meio do livro, se tornou monótono, meio que "faltando algo", mas no fim ela superou isso, acho que foi pra mim, uma surpresa, pois foi de certa forma, audacioso. Um fato que amei também, foi saber todos os pensamentos, e vida do vilão, no livro sabemos o porquê dela ser [um pouco] má, as injustiças, e todo o ódio encarnado na Madrasta, mas que apesar de tudo, ela tem [um pouco] de bondade no seu coração, diferente do conto de fadas original.

Os personagens são o PONTO FORTE DO LIVRO, são bem elaborados, tanto em características físicas, emocionais, assim como nos pensamentos. Sarah consegue trabalhar muito bem, com uma genialidade impressionante. Os anões são um fato adorável do livro, são sempre com qualidade e ideia ímpares, se destacando, e aprendendo com os fatos da narrativa. 

Apesar dos altos e baixos, Veneno é um livro bom, sem rodeios, vai direto ao ponto. E o final é de deixar cada um surpreso, revelações, conquistas, que fará você implorar por Feitiço que sairá pela Única ainda esse ano. Em algumas partes, nos deparamos com cenas de sexo, algumas até fortes, não recomendo dar esse livro para crianças, leitores! É um ótimo livro, porém para quem já é maduro suficiente. Outro ponto interessante, e estranho, é que a Madrasta tem quase a idade da Branca de Neve, é quatro anos mais velha...  


- Você acha as pessoas boas demais, Branca de Neve.

- Alguém precisa fazer isso, Sonhador. 

O título "REPENSE SEUS VILÕES' faz total jus ao fim do livro, porque em 'VENENO', Imprevisível é o tema do desfile. Reis, Rainhas, Príncipes, Caçadores, Anões, embarque num mundo adulto de Branca de Neve. 


Que capa linda <3
.

8 comentários:

  1. Eu estou louca para ler esse livro! Parece que em todo lugar que vou aparece alguém lendo, ou esta em destaque na livraria. Você esta ansioso para continuação?


    Lizz;
    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero MUITO ler esse livro, mas você sabe né hehe lista grande e dinheiro curto.
    Amei a resenha!
    Beijos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, Ítalo...achei essa madrasta tão mimezenta, hahaha xD
    Me surpreendi pela pouca idade dela...é um pouco diferente das histórias e adaptações neh? De qlq forma, como vc disse, o ponto forte é a construção dos personagens..apesar do ritmo lento da leitura (achei que seria mais dinâmico), eu gostei de como a autora mostrou os personagens...

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Italo, eu adorei veneno e como a maioria, adorei o final! Mal posso esperar para continuar com a série.

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ítalo!
    Ao contrario de você eu sempre gostei de contos de fadas e releituras deles, mas ainda não tinha ouvido falar em "Veneno", sua resenha me deixou com muita vontade de ler! E bastante curiosa sobre a madrasta da Branca de Neve, acho que ela é uma daquelas vilões que a gente gosta, né?
    Muito boa a sua resenha!
    Beijos,
    Kami.
    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ítalo!
    Parabéns pela resenha. Ficou realmente incrível.
    Fico feliz que você tenha gostado do livro. É muito bom mesmo.
    Fiz resenha no meu blog também, caso queira ver.
    Parabéns novamente pela resenha! Sucesso sempre.
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Curti essa proposta do livro! E a madastra novinha até que faz sentido, vai. Mesmo sendo monótono no meio, fico feliz que pudesse aproveitar a leitura. :D

    Bjss,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  8. NECESSITO desse livro com urgência, nunca tinha me ligado ao livro de uma maneira tão grande como agora, alguém quer me dar de presente?

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo