27 de novembro de 2013

A Marca de Atena - #3

Título: A Marca de Atena
Título original: The Mark Of Athena
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 469
Nota: 5/5

   Quando finalmente os sete semideuses da profecia se encontraram foi um momento épico. A Marca de Atena, terceiro livro da saga, começa com o encontro entre os romanos e gregos. Depois de oito longos meses separados, Percy e Annabeth se reveem logo após a chegada do Argo II no Acampamento Júpiter, e, com todos juntos enfim, a missão estava pronta para começar.





Annabeth pôs o joelho no peito de Percy e pressionou o pescoço dele com o braço. Não se importava com o que os romanos pensavam. Uma massa fervente de raiva expandiu-se em seu peito: o tumor de preocupação e amargura que ela carregava desde o último outono.  — Se você me deixar de novo — disse ela, os olhos ardendo —, juro por todos os deuses... 


   Depois de um bombardeio acidental feito por Leo no lugar, os sete (e o treinador Hedge, o sátiro que apareceu em O Herói Perdido) tiveram que partir imediatamente antes que os romanos atacassem. Annabeth, porém, tem um dever a cumpir: seguir a Marca de Atena e vingar sua mãe. Mas, para isso, eles devem ir a fundo; ir à Roma Antiga mesmo sabendo o perigo ao qual estão expostos, visto que Gaia está se reerguendo aos poucos. Mesmo com todos os contratempos, Percy, Annabeth, Hazel, Frank, Leo, Jason e Piper não medem esforços em continuar.


— Há uma lenda antiga que os pretores do Acampamento Júpiter transmitem através dos séculos. Se for verdadeira, pode explicar por que nossos grupos nunca foram capazes de trabalhar juntos. Pode ser a causa de nossa animosidade. Até que essa questão antiga seja finalmente resolvida, assim diz a lenda, romanos e gregos nunca viverão em paz. E a lenda está centrada em Atena...

   Como nos outros da mesma saga, o livro é composto por capítulos apresentados com pontos de vistas diferentes, neste caso por Annabeth, Leo, Piper e Percy. Para os românticos de plantão e shippers de Percabeth e Jasiper, há alguns momentos dos casais ao longo do livro quando não há imprevisto que, aliás, é outro ponto marcante. Por mim posso dizer que esse volume veio com uma dose a mais de aventuras, já que os momentos de tranquilidade são pouquíssimos, principalmente depois que chegam a Roma.

   O começo da narrativa é mais explicação, e busca de alguns "fatos" que implicarão o futuro de nossos heróis, e após novas descobertas - sobre o passado e futuro - chegamos ao clímax do livro: O final que destruiu corações e fez os fãs ansiarem por sua continuação, e penúltimo da série, A casa de Hades. Ele foi, simplesmente, indescritível. Eu não esperei ficar tão"sentida" com o final de um livro, mas esse em especial me pegou de surpresa. Quando eu li as palavras foi um agonia, e veio aquele sentimento de gritar para todo mundo ouvir meu "nããão". Para você que está pensando que é feliz, só pense mesmo (hahaha).

   O livro em suma, é impecável, a genialidade de Rick, em misturar a atualidade com o passado, a mitologia com sentimentos, emoções, dores em uma narrativa incrível. Não tenho palavras para expressar meu amor para série. O que venho observando é que Rick tem evoluído bastante em relação às características dos seus personagens, ele vem colocando toques adolescentes onde deve. Ele vem "crescendo" nossos heróis. 

   A capa, uma das mais bonitas da série, traz uma coisa perceptível ao primeiro olhar: uma disputa de dois dos nossos heróis da narrativa, Jason e Percy. Eu pensei que seria aquela capa "bombástica", mas no livro foi uma coisa rápida e passageira, entretanto, nada que tire seu brilho. 

   O sofrimento, emoções e limitações dos personagens são perfeitamente descritos ao longo do livro, isso que torna uma leitura agradável, sem falar no enredo, que se torna fantástico. Não tenho como não dar 5 estrelas para Rick Riordan, ele realmente está superando nas suas obras. Nunca foi tão mágico, aprender (um pouco) de história com os livros dele. E, alguma leitora se habilita a namorar nosso mecânico preferido, magricela, e gostoso pra dedéu, Leo Valdez? <3 O pobre coitado, é sempre a sétima vela. 

   Se vale a pena ler? Pode ter certeza. E vale a pena esperar o tempo que for pelo próximo? Não tenho dúvida alguma.


4 comentários:

  1. Eu ainda não li os livros do autor, mas parecem ser realmente muito bons!
    Amei sua resenha ficou muito boa, você escreve muito bem.
    Beijos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bárbara! E pode ter certeza que são ótimos :)
      Beijos,
      Ayanna

      Excluir
  2. Oiie!
    Não sei porque, mas não sinto curiosidade suficiente para ler este livro!!
    Parabéns pela super resenha!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a primeira série que tem Percy como protagonista há pouco tempo, só li até o segundo no momento, até chegar nesse livro deve demorar bastante, é até bom pq amo Percy <33!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo