30 de dezembro de 2013

Bom de Briga - #02


 Se existe uma coisa que posso dizer novamente, é que os livros de Zusak surpreendem, e muito. Eu admito que depois de O Azarão, demorei um pouco para ler sua continuação, e me arrependo. Bom de Briga é um livro espetacular, anseia criatividade, talento. É sem dúvidas, fantástico.Ele evoluiu grandemente, já que de início, tinha achado “O Azarão” um livro bom, sem dúvidas, mas nada que fosse “OH MY GOD, PRECISO LER PARA ONTEM”.  Não sei por que, mas me apeguei mais no segundo volume da trilogia, ele flui tão rápido, tão intenso. Os personagens se mostram vivos, completos, e com mais anseio de vida. O enredo é espetacular, sem palavras.

A vida de Cameron e seu irmão, não era uma das melhores, já que a escrita de Zusak demonstra isso brilhantemente, e tudo que está mal, nesse livro, vai a pior. O pai de Cameron perde o emprego, por causa de um acidente de trabalho. E sua irmã não para em casa, e os problemas vêm a tona para os irmãos protagonistas da história cotidiana da trilogia, agora com narração de Cam.

O pai de Cameron é uma pessoa orgulhosa, que não admite que precisa de “ajuda” – seguro desemprego – e de certa forma, se recusa, acha que sua dignidade será perdida depois isso. Por isso, faz uns “bicos”, tentando a restauração da renda da família. É quando nossos irmãos terão que entrar em ação para ter a família de volta.

"- Não perca seu coração, Rube. E, com uma voz bem clara, sem se mexer, meu irmão me responde. Ele diz: - Não estou tentando perder, Cam. Estou tentando encontrar."

Desde o primeiro volume, vemos que, nossos protagonistas são pessoas que lutam por seus objetivos, e nesse livro, terão que lutar pela vida. Cam e Rube, após uma briga na escola, se aventuram em uma competição de boxe, amador, e agora não será como as lutas de boxe no quintal não, serão lutas pela vida, pelas barreiras, por amor a sua família. 

O livro é intenso, eu realmente me identifiquei mais com ele. Os personagens se mostram mais vivos, mostram que são um amontoado de sentimentos e preocupações, que as poucos vão se revelando,cada um a seu momento. Foi como se eu fosse membro da família Wolfe, como se eu também fosse um lutador, estivesse vivendo aquilo. Achei também muita coragem do autor, escrever sobre uma coisa tão real, tão cotidiana, não é todo mundo que embarca em lidar com isso, com a vida, já que vemos diversas distopias, e ficções sendo lançadas.

“Nós dois entendemos que algumas coisas não podem ser ditas nem ensinadas. Um lutador pode ser um vencedor, mas isso não faz de um vencedor um lutador.”

Zusak volta com sua escrita magnífica, voltada para simplicidade, pequenas coisas, pequenos gestos. Mas, Bom de Briga tem um gostinho de melhor, tem aquela mensagem especial. O livro é para aquelas pessoas lutadoras, não as que entram no ringue, mas que lutam todo dia, caem, mas não se cansam, até chegar a vitória.

Outra coisa que percebi foi que o laço familiar está mais presente nesse livro, não teve tanta atenção para os personagens secundários, foi mais “centralizado”, focado no sentido do livro. “Bom de Briga” é um livro curto, realístico, cotidiano, e acima de tudo, sincero. Foi mais direto, e lidar com protagonistas adolescentes, e sendo passada no cotidiano, fluiu como uma coisa tão normal, tão legal, foi mais um motivo para gostar mais, e mais desse livro.

Eu realmente não tinha gostando TANTO de “O Azarão”, mas depois que li esse, tudo fez tanto sentido, deu um “levante” para amar a trilogia. Eu espero ansiosamente ler o último livro e saber o final que Zusak deu a essa família, que são espelhos de tantas outras mundo afora.  Eu espero que vocês gostem tanto quanto eu, porque Zusak te deixa sem palavras. 


Título: Bom de Briga - #02
Autor: Markus Zusak. 
Editora: Bertrand Brasil 
Páginas: 208
Nota: 5/5




4 comentários:

  1. Opa, bom saber que sua opinião sobre a trilogia melhorou. Eu não me identifiquei muito com a sinopse dele, mas gosto dessa ideia de ser um livro pra quem luta todo dia. :)

    Beijo, feliz ano novo queridos! <3

    ResponderExcluir
  2. Aiiii falei que você ia amar! Fico feliz por ser responsável em partes pela resenha hahaha
    Adorei! Aliás, amei o blog!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo A menina que roubava livros desse autor, e estou ficando sem palavras mesmo.

    Se a escrita dele for igual a de A menina, acredito que tenha ficado sem palavras mesmo. Quão bonita e singela é a escrita dele, tudo ao meu tempo!

    Gostei bastante da premissa desse livro. A parte da vitória, de ser uma história sobre o cotidiano... Me envolveu bastante!

    Adorei sua resenha, me fez ter mais vontade de ler o livro :)

    Abraços,
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada e espero ler e gostar.


    Beijos Fê.
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo