11 de fevereiro de 2014

Enfeitiçadas

"Se me pedissem para descrever o livro de Jessica Spotswood, eu simplesmente diria: impossível de largar. Enfeitiçadas é o primeiro volume das Crônicas das Irmãs Bruxas". (Milena Dôso)




Cate Cahill tem em mãos o maior desafio de sua vida. Antes de morrer, Anna Cahill, mãe de Cate, deixa como legado para a filha a responsabilidade de cuidar e amparar suas irmãs mais novas: Maura e Tess. Em uma sociedade totalmente tirana, a Fraternidade governa e administra tudo e todos. Seu maior propósito é extinguir da face do universo qualquer vestígio de magia que exista. Antigamente, quando as filhas de Perséfone dominavam o poder, as mulheres tinham voz na sociedade, mas não apenas por serem mulheres e sim por serem bruxas. Desde que a Fraternidade caçou e matou centenas delas, as mulheres passaram a ser menosprezadas e tidas apenas como tolas, que não podiam, em hipótese alguma, mostrar algum tipo de intelectualidade. 

O medo de que as bruxas tomassem o poder novamente fazia com que a Fraternidade punisse qualquer mulher que se mostrasse diferente dos padrões propostos. Desde crianças as garotas eram ensinadas que detinham o pecado e deveriam se submeter ás ordens dos homens e do Senhor. Mas entre tanto terror e opressão, surge uma profecia. Proferida antes da deposição das bruxas, esta diz: “Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o poder da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror”. 

'' A profecia diz que uma das irmãs será a bruxa mais poderosa a nascer em séculos - Tão poderosa que poderá causar o ressurgimento das Filhas de Perséfone ou se cair nas mãos da Fraternidade, suscitar um segundo terror. Mas apenas duas delas sobreviverão para ver o século XX... Porque uma das irmãs vai matar a outra'' 

Como se já não bastasse a responsabilidade de tomar conta de suas irmãs e viver em constante alerta com o medo de ser descoberta como bruxa, Cate deve se casar ou entrar para a Irmandade, que funciona como o braço feminino da Fraternidade, recrutando mulheres para servir ao Senhor em nome dos desamparados. Cate deve apresentar sua decisão em poucas semanas, mas o que fazer? Casar com seu melhor amigo, que depois de quatro anos volta da cidade grande para lhe cortejar; entrar para a Irmandade e garantir a segurança das irmãs; ou seguir seu coração e viver uma paixão proibida? Cate se vê perdida, já que em todas suas opções algo é incrivelmente errado. 

"[...] Ele não devia estar aqui. Não devia descobrir assim. O momento se estende entre nós, interminável. Não posso mais mentir para ele. — Eu sou uma bruxa.”


As aflições de Cate pioram quando ela descobre novos versos da Profecia, até então desconhecidos. Qualquer passo em falso pode significar a morte para esse trio de jovens bruxas, alianças erradas despertariam desconfiança, nada se pode fazer, apenas manter as aparências e rezar para passarem despercebidas aos olhos da Fraternidade. 

Enfeitiçadas me conquistou desde a primeira página. O enredo se desenrola facilmente e a estória flui de uma maneira incrível. Jessica cria personagens de personalidades fortes e definidas, sem muitos clichês, o livro rouba repetidas exclamações de surpresa do leitor. A cada página se descobre algo novo e é impossível largar. Eu digo, sem sombra de dúvidas, que o final irá deixar qualquer um de queixo caído. Aguardo ansiosamente pelo segundo volume e não tenho certeza se conseguirei me conter de curiosidade até lá!

Título: Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas. 
Autora: Jessica Spotswood.
Páginas: 272.
Editora: Arqueiro.
Nota: 4,5/5

8 comentários:

  1. Adoro personagens bem construídas e com personalidades marcantes :) E livros sem muitos clichês sempre é bom ;) Sem contar que finais surpreendentes são de paralisar o coração HAHA Adoro!

    Primeira resenha que leio do livro e já adorei, quero ler! hahaha

    Beijos,
    Mell Ferraz - Literature-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mell, tenho certeza que você vai adorar o livro. Os finais sempre me cativam! Hahaha
      Beijo, Milena.

      Excluir
  2. Oiie!!!
    Não li este livro ainda mas só estou vendo resenhas positivas. Talvez eu dê uma chance mais para frente, mesmo não sendo muito o meu estilo!
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, fico feliz que gostou da resenha! Esse livro com certeza merece uma chance ^^
      Beijo, Milena.

      Excluir
  3. Oi linda!
    Adorei a resenha ♥ Achei a capa tão bonita! Acho bacana quando um livro se afasta dos clichês e consegue definir bem um personagem, já vi comentarem que o livro segue meio monótono e demora um pouco pra pegar o ritmo, mas acho que é questão de opinião mesmo né? Espero que funcione pra mim como funcionou pra vc ♥
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - [Pitaco Literário #09] - De Repente, o Destino - Série Wild Ride To Love!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pan, realmente, acho que depende bastante de quem lê, eu particularmente adorei. Espero que você goste também.
      Beijo, Milena.

      Excluir
    2. Oi Pan, realmente, acho que depende bastante de quem lê, eu particularmente adorei. Espero que você goste também.
      Beijo, Milena.

      Excluir
  4. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas nunca tinha visto uma resenha, gostei da sua.

    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo