17 de fevereiro de 2014

O Guardião de Memórias




   Norah e David Henry são casados e estão esperando seu primeiro filho. Apaixonados e felizes, eles mal podem esperar a chegada do bebê. Então, no inverno de 1964, Norah entra em trabalho de parto, porém, com uma grande nevasca impedindo-os, David — cirurgião ortopedista — acaba sendo obrigado a fazer o parto do filho.

"O coração de Norah transbordava de amor, com uma felicidade e uma tristeza grandes e difíceis de controlar."

   Na clínica, com a ajuda da enfermeira Caroline, ele faz o parto. Não era apenas um, mas sim dois: uma menina e um menino, gêmeos. O garoto, Paul, nasce completamente normal e forte, todavia, a menina, Phoebe, possui traços diferentes, os quais David identifica como traços de crianças com síndrome de Down. São suas memórias e o calor do momento que o fazem tomar uma atitude inesperada: entrega Phoebe à enfermeira Caroline para que leve-a até um centro de adoção, como tentativa de livrar a esposa e a si mesmo de futuros sofrimentos quanto à saúde da criança. A desculpa ele já sabia: diria que a menina não havia sobrevivido.

"Parecia não haver fim para as mentiras que uma pessoa era capaz de dizer, depois de começar."

  Mas Caroline não conseguira fazer algo tão cruel com aquele bebê inocente e delicado, levando-o, então, consigo para casa, onde cuidaria de Phoebe como se fosse sua própria filha. Os anos se passam e a decisão feita por David traz sérias consequências. Norah não consegue esquecer a filha que "perdeu"; Paul, o menino, cresce sem atenção dos próprios pais, numa relação distante; e David sente-se culpado, atormentado pelo passado, pela decisão sem volta.

"Em todo fim, portanto, havia um começo."
  Um dos pontos interessantes na obra de Kim Edwards é a maneira como ela descreve de maneira real e detalhada os acontecimentos, assim podemos nos lembrar ao longo do livro como os episódios do passado influenciam diretamente no presente e no futuro da família Henry. Ao mesmo tempo que vi pontos positivos, também encontrei negativos. O livro não superou minhas expectativas e houve momentos — poucos, mas suficientes — em que chegou a tornar-se até monótono. Creio que esperava algo ainda  mais surpreendente pelo promissório enredo, entretanto alguns aspectos me decepcionaram. Quando à parte gráfica, a Arqueiro fez um trabalho incrível. A capa é linda e as folhas amareladas facilitam a leitura.



"Uma película fechou-se sobre o passado enquanto ela falava, uma barreira quebradiça e frágil como água a se cristalizar em gelo. A barreira cresceria e ficaria mais densa. Tornar-se-ia impenetrável, opaca."

  De qualquer maneira, é um livro extremamente reflexivo que nos faz pensar duas vezes no que fazemos hoje, porque, sem dúvidas, reflete no amanhã. Sem contar com o grande tema que envolve Síndrome de Down e ainda as traições e mentiras vindas em consequência de uma escolha.

"De algum modo, porém, sempre fora muito difícil para todos, como se eles nadassem nas águas rasas do mar que um dia havia coberto toda essa terra."

Título: O Guardião de Memórias
Título original: The Memory Keeper's Daughter
Autora: Kim Edwards
Editora: Arqueiro
Páginas: 361
   Nota: 3/5 

2 comentários:

  1. Eu amo o nome"Phoebe", acho tão sonoro e belo. Gostei bastante da resenha, não sabia da premissa do livro. Ele promete ser muito emocionante e trazer à tona assuntos muito delicados. Gosto bastante desse tipo de leitura :)

    Uma pena ele ser monótono em algumas partes. Eu costumo relevar se a história depois disso se torna boa, mas se é somente assim, é complicado...

    Esse teme é bem difícil de ser abordado, não é? Pelo menos, nunca vi outro que aborde a Síndrome..

    Beijos,
    Mell Ferraz - Blog Literature-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho um nome lindo, Mell :) Algumas partes se tornaram monótonas para mim, mas o enredo — que foi o que me chamou atenção primeiramente — é bem interessante, e talvez seja isso que nos faz querer desvendar o fim da história.

      Concordo com você quanto ao fato de ser um tema difícil de ser abordado, mesmo com tantos livros ultimamente que tratam de outros temas delicados. Se gosta do tipo de leitura, creio que poderá gostar do livro também!

      Beijos,
      Ayanna

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo