14 de março de 2014

A 2ª Guerra nos olhos da literatura




Olá Leitores! 

Olá, leitores! Hoje nós, Italo e Ayanna, viemos trazer para vocês um post especial e diferente. Reunimos aqui três obras que retratam, envolvem ou relatam histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. Abordando um tema tão delicado e emocionante, essas narrativas marcam a vida de qualquer leitor.


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS


Mundialmente conhecida, somos apresentados a vida de Liesel Meminger, uma garota alemã tentando viver ao máximo sua infância sofrida, pobre na Alemanha Nazista. A morte, como narradora da estória esbanja todo o sofrimento vivido na época, a perseguição dos Judeus, é tratada de uma forma ímpar no livro. Descobertas, medo, e dúvidas surgem na cabeça de nossa Liesel, assim como o amor pelos livros. Um livro emocionante, que mostra uma garotinha de 10 anos, batalhadora pela vida. Notavelmente, como o autor soube retratar a Segunda Guerra no livro, ele traz momentos de bombardeios, onde toda a agonia vem presente no livro, onde todos se agarram aos bens mais preciosos, e correm para o porão. Não é a toa, que esse é um dos meus livros preferidos, intenso, marcante, sem palavras. Uma visão da 2° Guerra aos olhos de uma menina de 10 anos, que te trará diversas reflexões. 






O DIÁRIO DE ANNE FRANK



Em O Diário de Anne Frank conhecemos uma menina judia que vive uma vida normal na Holanda até precisar se esconder, junto com sua família, dos nazistas. Ali, trancada e sem acesso ao mundo lá fora, ela passa um dos períodos mais importantes da sua vida. As descobertas e os medos misturam-se em sua mente, assim como os sonhos e a esperança que nunca perdeu. Foi, com certeza, um dos melhores livros que já li. Mesmo sendo um relato de uma garota em meio àqueles momentos aterrorizantes, podemos conhecer mais de seus pensamentos. Amo esse livro e ainda fico emocionada em lembrar que Anne Frank, infelizmente, morreu pouco antes e tudo finalmente terminar. Quem gosta do tema Segunda Guerra Mundial, precisa ler uma das mais marcantes obras da história retratada através da perspectiva de uma judia, mesmo que, naquele tempo, Anne não fizesse ideia do quão importantes seus relatos seriam.






O MENINO DO PIJAMA LISTRADO




Bruno vive o outro lado da estória, podemos dizer. Seu pai, é um grande comandante, que trabalha para "A Fúria" e vemos um garotinho totalmente inocente do que realmente acontece, e o que seu pai faz. Aos olhos de uma criança, que não sabe de nada sobre os confrontos bélicos e nazistas, nos deparamos com  todos os horrores da Segunda Guerra retratadas pela amizade de Bruno e Shmuel, um judeu que vive no campo de concentração perto da casa de Bruno, e todos os dias, nosso "explorador" vai encontrá-lo, ainda que, separados pela cerca construam uma linda amizade, que vai se fortalecendo ao decorrer da obras. Um livro que te deixa muitos pensamentos, reflexões, e um final surpreendente.


 







10 comentários:

  1. Todo mundo falando bem de A Garota que Roubava Livros. Nunca me senti atraido por esse livro :(

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ita!
    Nossa, tive que vir conferir o que você tinha arrumado, que estava tão feliz com o Post!
    E eu simplesmente adorei!
    Adoro livros que se passam na 2ª guerra, e desses eu já li "A menina que roubava livros" e "Diário de Anne Frank" Ambos maravilhosos!
    Quero ler "O menino de pijama listrado" e "A garota que você deixou para trás" pois ambos possuem essa temática tb (mas OMDPJ você já sabia!)
    Adorei o post,
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ita e Ayanna....
    Adoreeeei o post, foi super bem criado. Adorei o gênero escolhido!
    Tenho TANTA TANTA curiosidade em ler "A Menina que Roubava livros" parece ser bem legal.
    Abraços :)
    Adorei!
    http://www.umsonholiterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ita e Oi Ayanna =)
    O Post tá Otimo, Muuito criativo.
    Então o único que eu li desses três foi "A menina que Roubava Livros", e gostei muito dele. Minha professora de Inglês sempre fala pra gente do "Diário de Anne Frank", até na escola tem ele, mas ainda não me interessei para ler.
    Agora "O Menino do Pijama Listrado" é Lindoo já vi o filme e meu maior sonho é ler o livro, mas ainda não tive grana pra comprar.

    Esse tema da 2º Guerra é muito legal, amei o post mesmo, parabéns =)
    Abraços, Lê.
    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal!

    Ficou super bacana o post, esses livros são muito emocionantes por conta da época em que se passam. Acho o tema interessante, mesmo que triste. Que época, né? :/

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda preciso ler A Menina Que Roubava Livros. Me parece tão INCRÍVEL. Mas também, é do Boyne, como não poderia ser? *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Acrescentaria e recomendo mais dois livros incríveis para a lista
    1. O Homem que venceu Hitler e 2. É Hora de Falar.
    Os dois são narrativas incríveis e indispensáveis sobre a Segunda Guerra Mundial.

    Beijos
    http://pausaparaumcafe.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A Menina que Roubava livros é incrível mesmo, chega ser difícil expressar o quão bom ele é.
    Tenho muita curiosidade para ler O Diário de Anne Frank, ver a história por outras perspectivas é sempre interessante.
    O Menino do Pijama Listrado só assisti ao filme, que é lindíssimo, porém bem triste.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que post lindo! <3
    Acrescentaria à lista O Diário de Helga. Lançado ano passado pela Intrínseca, o relato de Helga é emocionante! Me lembro da passagem dela dizendo que ficaram 2 anos sem tomar banho! DOIS ANOS! Imagina!

    Outro mais recente é A Garota que você deixou para trás. Apesar da guerra ser narrada por um povoado francês, também nota-se o impacto que ela teve no mundo!

    Eu gosto de ler sobre o tema e desgosto ao mesmo tempo (por razões óbvias). Vou ler mil livros sobre as guerras e nunca vou deixar de me emocionar!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir

  10. O meu exemplar de A menina que roubava livros está bem surrado e marcado, quando o ganhei ano do lançamento eu o marquei com marcador de texto. Não tem como não se emocionar com esse livro. No ensino médio li o Diário de Anne F. gostei bastante. Além do primeiro livro citado, O menino do pijama ilustrado ficou em segundo lugar no quesito vamos às lágrimas.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo