5 de março de 2014

Amigas para Sempre

Amigas para sempre é uma história delicada, marcante e intensa. Somos apresentados a vida de Tully, uma garota abandonada pela mãe, e que vive com a vó. Com uma visão inocente da garotinha de 10 anos, a mãe aparece na casa da vó, sempre bêbada e drogada e fora de si Assim, leva a filha, depois a abandona, quebrando cada vez mais, o coração da menina. A esperança e o amor de Tully nos toca de um jeito incrível. 


Procurando sua própria personalidade, aos 14 anos, Tully é uma menina popular na escola, descolada. E, após a morte de seus avós, ela tem que morar com  sua mãe, Dorothy - na Alameda dos Vaga-lumes onde mora Kate, uma garota simples, com uma família unida, estruturada e feliz. Duas pessoas totalmente opostas, vão construir uma amizade para sempre. 

- Nós vamos ser melhores amigas para sempre — disse Kate com sinceridade.
- Sempre - respondeu Kate Não importa o que aconteça. 

A narrativa flui com as aventuras dessas garotas, o modo como elas vão se conhecendo, se confiando, formando uma dupla inseparável, TullyeKate. Acompanhamos o crescimento dessas duas garotas, virando mulheres, e buscando o mesmo sonho: se tornar grandes jornalistas. Tully é muito sonhadora, e esforçada no que quer para sua vida. Enquanto, Kate é conciliadora, calma, e é a aquela que sempre perdoa nos momentos difíceis.                                                                                                                                 A vida das duas toma rumos totalmente diferentes, e brigam, se reconciliam. E assim, levam a vida. Mas, ambas sabem que uma é imprescindível na vida da outra. Ao longo do livro, acompanhamos 3 décadas dessa amizade, passando por altos e baixos, por segredos, desventuras e muitas emoções. 

Kristin nos leva a uma história inspiradora, cheia de emoções. A sinceridade presente nas personagens torna uma conexão mágica entre elas, um elo que todos desejam hoje em dia. Quando vi o nome do livro, achei que seria um clichê, e tudo giraria em torno da linda amizade, mas me surpreendi. Kristin Hannah consegue nos levar a momentos tristes, delicados com uma emoção ímpar. E os personagens secundários são cativantes!

Pensamentos - até mesmos medos - são coisas feitas de ar e sem forma, até que nos tornamos sólidos com a nossa voz. E depois que lhe damos esse peso, eles podem esmagar. 

Um erro, acaba enfraquecendo a amizade de TullyeKate, e o leitor vai a loucura. Podemos perceber o sofrimento que as duas tem com essa separação, e a narrativa em terceira pessoa demonstra isso. Meu primeiro contato com a autora foi esse livro, e realmente me agradou bastante. Ela se supera cada vez mais na narrativa, ela faz com que o leitor viva intensamente cada momento dessa estória. 

   A autora mostra um domínio do tempo que se passa no livro, ela não deixa você perdido ao longo de 30 anos de amizade retratadas em "Amigas para sempre". Outro fato interessante, ela sempre enquadra na história referências de músicas, principalmente, e de livros, como Harry Potter e Hobbit! Além de acontecimentos marcantes no mundo, como o ataque as Torres gêmeas, e  a morte da Princesa Diana.

Amigas para sempre é um livro tocante, incrível e emocionante. Nele podemos tirar grandes ensinamentos, e lições. Nos faz pensar sobre nossas amizades, e o quão são importantes. Inesquecível define a obra.

 O livo faz parte de uma duologia, e o próximo já foi lançado pela Novo Conceito, e se chama "Por Toda a Eternidade". Nem preciso dizer que recomendo, né?

Título: Amigas Para Sempre.
Título original: Firefly Lane. 
Autora: Kristin Hannah.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 448.
Classificação: 5/5

2 comentários:

  1. Oi Ita lindooooooooooo
    Você sabe que eu sou sua fã quando o assunto é resenha, né?
    Essa ficou maravilhosa!
    Vou procurar saber mais!!
    Beijos;

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa desse livro linda <3.
    Sem contar que adoro obras com temáticas dste tipo e o livro parece ser muito bom, sem contar toda a sua recomendação.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo