10 de março de 2014

Extraordinário


   August Pullman é um garoto como qualquer outro, mas tem uma grande diferença: nasceu com uma séria síndrome genética que deformou seu rosto. Não é fácil para Auggie saber que as pessoas assustam-se ao lhe ver, ou o olham e depois fingem que não estavam prestando atenção em seu rosto insólito. Contudo, esse ainda não é seu maior desafio. Vive com seus pais e sua irmã, Via, e uma cadela, Daisy. Foi educado em casa e, por isso, quando seus pais decidem colocá-lo na escola para cursar o 5º ano, ele se vê apavorado.
"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo." 


 Por mais difícil que pareça, Auggie aceita depois de saber que poderia desistir caso desejasse. Com tantas pessoas ao redor, ele sabe que é observado o tempo todo por sua aparência incomum. As crianças se afastam, fazem o possível para não tocá-lo e algumas conseguem até ser realmente cruéis. No entanto, sempre há exceções, como Summer, uma menina gentil e a primeira amizade que August verdadeiramente conquista na escola.
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
  Mas, mesmo ganhando amigos, sempre há alguém mau o suficiente para deixá-lo desconfortável consigo mesmo, como Julian. Contudo, Auggie não desiste por pequenos motivos ou por obstáculos que parecem grandes demais para serem vencidos. Continua sendo ele mesmo, uma das coisas que cativa o leitor de forma tremenda. Ele consegue ser maduro e corajoso para enfrentar cada desafio que surge em seu caminho. 


"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dento de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama." 

 Gosto muito quando os autores expõem diversos pontos de vista, como neste livro. Há momentos narrados por August, seus amigos, sua irmã, entre outros; o que facilita a compreensão. A leitura é leve, rápida e simples. Para mim, não é daqueles que fazem você chorar por um motivo triste. Este, ao contrário, me fez sorrir pelo modo como me senti orgulhosa do próprio Auggie por vencer as barreiras da vida, mesmo ainda tão novo. Se possível fosse, eu indicaria o livro cem vezes, porque vale a pena aprender com cada página. As lições de vida existentes, diferentemente de outras obras, aparecem ao longo da leitura naturalmente, seguindo o ritmo tranquilo e verdadeiro do livro. Não tenho dúvidas ao dizer que é, efetivamente, extraordinário.
"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."


"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Título: Extraordinário
Título original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Classificação: 5/5


Um comentário:

  1. Já li esse livro e me apaixonei por ele, foi uma das minhas melhores leituras até hoje. Gostei muito da sua resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo