20 de março de 2014

O Inocente



9 anos se passaram, e Matt Hunter viveu 4 deles na cadeia. Após tentar separar uma briga é condenado, mesmo jurando não ter matado Stephen McGrath em uma festa de universidade. Agora, tenta retomar sua vida com sua esposa, que está grávida, e esquecer o passado, apesar de todo o receio, e olhares da pessoas. Fazendo planos para o futuro, e uma família feliz, era isso que Matt queria para sua vida. 

Até que um vídeo surge em seu celular, totalmente inesperado, ele vê na tela sua esposa, com uma peruca, na cama de um motel, com outro cara. Sua cabeça dá uma reviravolta, o que aconteceu? Traição? Ele tenta loucamente contatar a esposa, mas ela não atende suas ligações. Após algumas horas, nosso protagonista percebe estar sendo seguido. Com tantos acontecimentos suspeitos, entra em ação sua detetive particular, Cingle. Investigações vem a tona, e concluem: O homem do vídeo está seguindo Matt. 


"As coisas boas eram tão frágeis e tênues que podiam ser destruídas por um sopro ou pelo toque de um telefone" 

Enquanto de um lado, vemos a agonia de Matt, em outro temos Loren Muse, uma investigadora que tenta desvendar o assassinato de uma freira, com silicone, isso mesmo, silicone. As irmãs do convento pedem que a detetive investigue secretamente o passado sombrio da Irmã Mary Rose. Essas duas estórias se unem de um jeito incrível, que vocês precisam sentir vocês mesmos. 

Harlan Coben mistura grandes emoções, e muito suspense em um livro incrível. Esse foi meu segundo contato com o autor, e digo com todas as palavras, ele não perde a linha. Continua com um "timing" perfeito, consegue soltar as informações na hora exata, e deixar o leitor cada vez mais apreensivo. 


"Em vez de acreditar que o que acontece de ruim é um pesadelo do qual você vai acordar, você acha que as coisas boas é que são uma ilusão”

Nesse livro, ele começa apresentando dois fatos totalmente distantes, e ao longo da narrativa, une-os de uma forma ímpar. Não posso deixar de citar: os "conectivos", o modo de interligar as histórias são magníficos. É impossível largar o livro antes de terminá-lo. Deixa o leitor sem fôlego com cada revelação, e cada estória a ser descoberta, que surge na trama. Apresentando características parecidas com seus outros livros, Coben já tem uma "fórmula" para o sucesso mundial. 

Os personagens do livro são extremamente trabalhados, e cativantes, como a detetive Loren, uma mulher destemida, inteligente. Até mesmo os personagens secundários são dignos de atenção, e interferem na história. Outra característica de Coben é a descrição, ele é detalhista, o que torna um enredo trabalhado, e que cada vez mais vem se melhorando. A narrativa é muito focada, sem enrolações, sem "mimimi", simplesmente direta e incrível. 

Eu não teria palavras suficientes para descrever os finais fantásticos de seus livros, ele te deixa com queixo caído. É imprevísivel, inesperado, e você tem vontade de gritar: "COMO NUNCA PENSEI NISSO?". Coben me chama atenção por isso, tudo parece tão sem sentido, as estórias seguem caminhos tão diferentes, e do nada ele te joga uma bomba!

Matt é um personagem incrível, ele consegue passar tudo que sente para o leitor, a empatia que presenciamos é enorme. O desespero que acontece com ele, a dúvida, ao longo do livro, deixa o leitor com uma agonia para descobrir o que acontecerá com nosso personagem principal. 

"O Inocente" é um policial marcante, muito bem escrito. Uma leitura mais do que recomendada para os amantes do gênero. Eu te garanto, Coben te surpreenderá.


Titulo: O Inocente.
Titulo Original: The Innocent.
Autor: Harlan Coben.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 336.
Classificação: 4/5

4 comentários:

  1. Oi Ita!!!
    Estou precisando ler um livro do Coben para ver se vou virar aquelas fãs doidas na bienal!
    Sua resenha está maravilhosa e repito: Você vai me ensinar a resenhar tão bem assim!
    Que bom que gostou do livro!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo romances policiais! Pelo que você disse esse livro é daqueles para reler sempre! Eu ja tinha o visto no Skoob e fiquei com vontade de lê-lo so por conta da capa. Pena que o dinheiro ainda esta curto e com tantas distopias e series para comprar fica dificil. Encontrei ele em PDF, mas ele parece ser daqueles para ter na estante. Curti muito sua resenha e se chegar a lê-lo venho aqui comentar com voce!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Igor.
    Eu vou ser bem sincera: não costumo ler esse tipo de livro, nem um pouco. O único autor que já me fez ler livros do gênero e amar é o Marcos Rey (um de meus autores favoritos e nacional o/), que, infelizmente, já até morreu. Mas posso dizer que ele é maravilhoso.
    Mas falando desse livro, que é o foco, lendo sua resenha eu fiquei até mesmo um pouco inclinada a conhecer essa história tão marcante e bem escrita (palavras suas), porém minhas experiências com o Coben não foram muito bem sucedidas, rsrs. Mas enfim, adorei a resenha, muito bem escrita!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro agora em março, o primeiro que leio do autor. Vicei kkkkkkk
    Gostei muito da narrativa, rápida e empolgante, pretendo comprar outros livros dele para ler pois adoro policiais, suspense, etc
    grande abraço,
    Renata
    http://leiturassemfim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo