9 de abril de 2014

Aguardo sua Resposta

Assim que li a sinopse, o livro me chamou bastante atenção. Três histórias divergentes, que se ligariam. Eu estava curioso para saber como Dan faria isso. E ainda mais, por saber que todos os personagens possuíam passados sombrios.


Somos apresentados a três estórias, que de primeiro olhar, parecem incríveis. Ryan Schuyler decide mudar radicalmente sua vida, deixa a faculdade sem rastros, e é dado como morto pela polícia, pois uma testemunha diz que ele se atirou num rio próximo a instituição. Alguns capítulos depois, se deparamos com Lucy, uma garota órfã, que vivia com a irmã e decide - também - fugir, mas dessa vez com seu ex-professor de história, George. Aspirando uma vida de viagens, conforto e "bem-bom" foi enganada, pois as coisas não saem como planejavam. A última estória é a de Miles, que faz da sua vida, uma busca desesperada e incansável pelo seu irmão gêmeo, Hayden. 10 anos se passam, ele segue todas as pistas possíveis, mas nada dá certo, até que chega em uma situação inusitada.

A vida dessas três pessoas se entrelaçam de um jeito que, cabe ao leitor unir as peças, e montar o quebra-cabeça. As estórias se dividem em capítulos, narrados por Ryan, Lucy e Miles, muito bem desenvolvidos por Dan, o leitor não se perde em meio as diferentes situações.

"Não vemos as coisas como elas são, mas sim como nós somos. Pois é o 'eu' por trás dos 'olhos' que comanda a visão"

O começo do livro, a primeira página apresenta uma cena sangrenta, mão decepada, uma ação incrível. Senti uma vontade louca de ler o livro, mas, o livro não apresenta tantas cenas desse tipo. O passado dos personagens é o grande foco do livro, ele instiga você a conhecer, a tentar desvendar isso.

O enredo flui lentamente, pois achei que o autor se focou demais no passado dos personagens, conseguiu impôr um drama e esqueceu de dar "movimento", continuar a narrativa, e acabou tornando o livro chato, o que faz com que o leitor se "arraste" na leitura. Por isso, acabei me decepcionando com o livro.



Desde o começo, o livro foi pra mim um suspense/Thriller, que não funcionou. O leitor acaba se enraivecendo em esperar mais do livro. Pareceu, para mim, mais um drama. O final foi uma confusão, ele te deixa o papel de juntar todas as peças, e interpretar os acontecimentos. Faltou muita explicação, e ficou muitos pontas soltas. Um final "ok né".

O livro fala sobre roubo de identidades, e alguns crimes, que de certa forma, trazem alguns reflexões ao leitor, um tema polêmico, que acabou enquadrando muito bem as estórias. Não consegui me identificar, nem afeiçoar com nenhum personagem da trama, eles não te cativam, infelizmente. 

O livro não superou minhas expectativas, e recomendo para aqueles que buscam um "drama psicológico", pois, como suspense, ele não cumpriu sua função. Tem uma premissa diferente, interessante, mas que
não conseguiu me cativar. 
Titulo: Aguardo sua Resposta.
Autor: Dan Chaon.
Editora: Bertrand Brasil.
Páginas: 377.
Classificação: 3/5


5 comentários:

  1. Senti isso também, Italo! O começo com capítulos curtos, alternando entre os personagens e a pequena ação dão a impressão errada do livro. Achei que ele seria mais dinâmico, mas ok, né?

    Achei o final satisfatório - não excelente ou genial, mas ok, como vc disse, hehe XD

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Oi, Ly! É, aconteceu isso mesmo.

      O final foi aceitável, mas nada que me surpreendesse. Os capítulos curtos, os personagens, pensei que seria bem dinâmico, como você disse, e que a narrativa fluísse.

      Mas, em geral, é uma leitura válida! ;)

      Excluir
  2. Se eu não me engano, a Revista Veja fez uma pequena resenha/crítica a respeito desse livro e lembro-me de ter lido algo sobre essa essa primeira página já chocar de imediato o leitor - cena sangrenta e brutal. Eu ficara interessado, lógico. Gosto dessa capa. Ela reflete a sensação de que será um suspense/mistério bem intrigante. Entretanto, desanimei um pouco agora, confesso D=
    Não gosto quando o autor se prende no passado. Deixa o livro - não generalizando - bem desinteressante.
    Prefiro não me arriscar.

    Abraços,
    João Victor - Amigo do Livro
    amigodolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey, Italo!
    Confesso que esse tipo de livro não faz muito meu estilo de leitura, nem a sinopse conseguiu me ganhar. Aí eu leio sua resenha e pronto, acho melhor nem ler o livro! Gosto de livros que tem um foco na parte psicológica, mas com esse realmente não rolou um interesse =/. Gostei muito da resenha, bem sincera!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Gosto de livros como esse, mas que pelo menos tenham um final interessante. Pelo visto não é o caso. Não curto quando o autor deixa as interpretações a cargo do leitor.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo