2 de abril de 2014

Vamos falar sobre o autismo?


Oi, gente! Hoje vim com uma proposta diferente! Autismo sempre foi um tema muito delicado e que sempre me chamou atenção em livros, e gostaria de falar um pouquinho sobre essa doença, já que  comemoramos hoje o Dia de Conscientização do Autismo.
O que é o autismo?
O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”.É fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo.
Livros com protagonistas autistas sempre são especiais, eles conseguem transmitir uma empatia incrível, e  nos transportar para seu mundo, um mundo próprio, onde suas incertezas, medos são sentidos por quem lê. Assim, como sabem aproveitar a felicidade em pequenos gestos, em pequenas superações.

Li dois livros que há personagens autistas, um é "Passarinha" (conferir resenha)  onde vivemos no mundo de uma garotinha, chamada Caitlin. E o outro, Bill Tyree, pai de John, no livro "Querido John" de Sparks.

Por isso, resolvi fazer um pequeno comentário de como me senti lendo e vivendo um pouco da vida deles.

Bill Tyree (Querido John).

Querido John foi uma leitura intensa, sem dúvidas. E Sparks incorporou um elemento "x" que fez com que o livro se tornasse especial. O pai de John é autista. E podemos perceber logo nas primeiras cenas - ou capítulos - o modo dele agir. É uma pessoa quieta, na dele. O jeito como ele age com John, suas falas breves, sua forma de olhar, de falar, é perceptível o nível de Autismo do personagem. Em determinadas partes, ele mostra sua dificuldade de se relacionar, se sair do "seu mundo".

O Autismo se mostra presente durante o enredo, onde Savannah tem um sonho de construir um "lar" para essas crianças. Ela tem uma relação muito grande com a doença, e a trama se desenrola em meio disso, e do amor, claro. xD Um filme - e livro - muito bom, que vale a pena conferir!


Caitlin (Passarinha)


Passarinha foi um livro incrível, e que até hoje não tenho palavras suficientes para descreve-lo. A autora consegue nos teletransportar completamente para o mundo dessa garotinha. O modo como ela apresenta seu mundo, sua vida, de um jeito tão delicado, bonito.
Um mundo de incertezas, dúvidas e questionamentos, que torna essa menina especial. Fora ter que lidar com o Autismo, ela ainda tenta superar a perda do irmão, que era seu "porto-seguro" e mudar tudo a sua volta. A protagonista tem uma dificuldade de se relacionar, de sentir a "empatia" com outras pessoas. Ela consegue ter uma visão do mundo, que nós não temos. Isso que a torna especial. Com metáforas criadas por Caitlin a narrativa se torna cativante. 

A função do dia 2 de Abril, é discutir, falar, abranger mais informações sobre a doença, que "nasce" em 20 de cada 10 mil bebês. A síndrome é mais comum no sexo masculino, e possui diferentes classificações, de acordo com o nível de desenvolvimento. Ela afeta três áreas: socialização, comunicação e comportamento. A cor que representa o autismo é o azul, além desse símbolo que está aqui ao lado! Para quem quiser conhecer o porquê de ser o azul (amores eternos) e a fita colorida, é só passar no Brincando com Livros que ela explica! (clique aqui).


Muitos filmes e livros já tiveram o autismo como foco, para os interessados em conhecerem as obras, a Raquel do Pipoca Musical fez uma seleção de filmes, e ficou bem legal, vale a pena conferir! (clique aqui) . Outra dica é passar no Pronome Interrogativo, onde a Thaís fez um TOP 5 de personagens autistas! Vale a pena conferir! (Clique aqui) 

Uma coisa que me chamou a atenção, foi a Anna do Pausa para um café, ela fez um post (LINDO) sobre ensaios fotográficos de pessoas autistas. O resultado é lindo, cada um tem um jeito, estilo próprio de se expressar para as câmeras. Passem lá! (clique aqui). 

O autismo precisa ser COMPREENDIDO, e a nossa sociedade também. E segue abaixo alguns links que falam da síndrome, e que possuem informações interessantes!

ABRA - Associação Brasileira de Autsimo. 
Autismo -


2 comentários:

  1. Seu lindinho! <3
    Obrigada por sempre inserir o blog nos seus posts, tweets e afins!

    O post está lindo. E ainda não li Querido John. Assim que o fizer, converso com você! <3

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Importantíssimo esse post, Ítalo, fico feliz que tenhas participado da #SemanaPassarinha!

    Beijoca ♥

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo