19 de maio de 2014

Cisne

Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos.


Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

 Assim que vi essa sinopse, me despertou a curiosidade de conhecer a tripulação do Cisne, e foi uma experiência incrível. Logo que peguei no livro, me assustei. 832 páginas! Com uma escrita super detalhada, ela não deixa a desejar, e apresenta um enredo cheio de mistérios.

O mundo que Eleonor criou foi incrível. Sabe quando se deparamos com uma coisa totalmente diferente de tudo que lemos? Foi assim que senti. O mundo "mágico", fantasioso é de imaginação ímpar, e nos sentimos acolhidos ao embarcar - literalmente - nessa ficção científica.

De cara, somos recebidos pela GRANDE família Melbourne, e sim, grande em maiúsculo. 7 filhos (Teo, Ted,Tom, Tim, Pam, Lis, Bobby, e Peggy, esta última adotada) e os renomados cientistas Doris e Henry Melbourne a compõe. E o melhor, todos vivem a bordo do grande "Cisne", um barco incrível. Uma das grandes formas de se tornar um cientista esplêndido, é estudar na escola Champ-Bleux, é como se diz "filho de peixe, peixinho é" - todos os filhos, tirando o pequeno Bobby, fizeram os testes. Até hoje, ninguém nunca soube os critérios de avaliação, e todos estão receosos e com medo, já que são apenas 250 vagas. Tudo que tento escrever aqui, vira um spoiler, por isso, prefiro parar por aqui. xD


A narrativa de Eleonor é mesclada de mistérios, e ela os apresenta de maneira devagar, deixando o leitor cheio de dúvidas e apreensivo, isso foi um ponto que gostei do livro. Aos poucos tudo vai "clareando" e novos personagens são incorporados a trama. Pode acontecer que alguns leitores fiquem perdidos pela quantidade de personagens que a trama possui, porém, não foi problema pra mim, já que eles surgem aos poucos, e desenvolvem seu papel.

Os personagens foram bem desenvolvidos, e Peggy de longe, foi minha favorita. Ela encanta a todos com sua personalidade, carisma e seus mistérios. Algumas cenas do livro foram encantáveis, e você meio que se sente presente, a escrita e a descrição minuciosa da autora traz isso. As últimas 300 páginas foram pra mim, as mais impactantes. Li sem parar, pois não conseguia deixar de lado. Ela entrelaça romance, suspense e humor em uma narrativa muito boa.

"O Cisne é uma espécie de ... lugar à parte do mundo. A gente ganha coragem de ser a gente mesmo, sem máscaras, sem fingimentos, sem poses" 

Notei algumas brasilidades incorporadas a escrita de Eleonor, foi uma coisa diferente e positiva pra mim. A trama é movida pela ciência e tecnologia. São duas coisas que me encantam, e me fizeram gostar mais do livro. Criatividade é uma coisa que define o livro, tudo foi muito novo e autêntico. E se há conteúdo para as 832 páginas? Sim, e garanto a você, de uma forma que você nunca imaginou.

A maioria do enredo é feita por diálogos, por isso que li com devagar, com atenção. Os assuntos interplanetários entre Talirian e a Terra são bem explicados e descritos, em nenhum momento me senti perdido sobre informações acerca dos "mundos". A leitura é em terceira pessoa, e alternando com os personagens da família. Alguns pontas soltas foram deixadas propositalmente, e deixa mais curioso o leitor, depois daquele final "WOW".

Em suma, "Cisne" foi uma leitura agradável, original e muito divertida. Recomendo a todos a embarcar nas aventuras e mistérios dessa família, que conseguiu me cativar. 



Título: Cisne.
Autora: Eleonor Hertzog 
Editora: Dracaena.
Páginas: 832.
Classificação: 4/5


2 comentários:

  1. Oi, td bom?
    Eu "comprei" de graça na Amazon esse livro algum tempo atrás. Confesso que não li ainda pelo tamanho, mais de 800 páginas requer uma certa coragem hehe
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas a sua me deixou entusiasmada. Quem sabe me aventure nessa história nas férias ;)

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Vou te dizer, requer coragem mesmo! HAHAHAHAH
      Apesar do tamanho, foi uma leitura muito legal! Recomendo demais! :)

      Beijo!
      Italo.

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo