13 de junho de 2014

O Teste

Malencia Vale tem 16 anos - idade da maioridade na Comunidade das Nações Unidas - , e está a caminho da sua formatura. Moradora da colônia Cinco Lagos, ela aspira ser chamada para "O Teste", que é um "programa" que seleciona jovens concluintes para submeter a 'testes' e se forem positivos, cursarem a universidade e reconstruir o futuro do país devastado pela guerra. Ou seja, a seleção é bem difícil e só os melhores são chamados. Cia está apreensiva, ninguém da sua colônia é selecionado há anos.


O pai de Cia foi um dos selecionados - se especializou na agricultura e formas para desenvolver plantas em diferentes tipos de solo. Ou seja, a colônia sobrevive disso e as formas de produção são bem escassas. Ele compartilha com a filha algumas lembranças confusas e  repartidas, pois ao final de tudo, eles são submetidos a perca da memória do que viveu no programa, e ela vê que não é aquilo que imaginava. Ela terá que lutar, e ser valente no que a espera.

Assim que você bate a cara na sinopse, lembra que alguns pontos de "O Teste" não são tão originais, dá pra lembrar de uma coisinha dali, outra acolá. Porém, é uma distopia que merece seu sucesso. Não que seja um ponto negativo, pois são referências boas, porém, Joalle conseguiu mostrar a originalidade com a protagonista. Malencia é "viva", e suas escolhas mostram muito sobre ela. 

O inicio apresenta uma coisa bem leve, insegurança e medo por parte da protagonista - que de fato, conquista o leitor - e as explicações vão surgindo aos poucos. Cogitei o livro tomar um ritmo bem leve, como uma leitura juvenil, porém, não foi assim. As mortes acontecem de um modo inimaginável, e você fica boquiaberto com tudo que acontece n'O Teste. Quando você menos espera, um se vai. Assim, prático e rápido - como foi em umas das provas.


Cia é uma personagem admirável. Esperta, inteligente, e logo de cara se tornou uma das minhas personagens distópicas preferidas. Vale ressaltar que todos os personagens da trama são bem construídos e se mostram bem perto da nossa realidade - com defeitos, e tudo mais.

O Teste é um livro cheio de enigmas, mistérios e segredos. O enredo é bem construído e você não consegue largar, Apesar de a última parte do "Teste" ser ZzLegalZz. Característica típica da distopia, "o mundo destruído" foi bem explicado, as guerras tiveram argumentos convincentes. Envenenamentos, mortes, enganações são algumas das formas que são abordadas ao longo da trama e que comprovam mais uma vez a afirmação do pai de Cia: "Não confie em ninguém".

O romance d'O Teste foi bem plausível. Em meio a ação e agonia, ele se desenvolve devagar, e nada meloso (aleluia). E não foi nada, meio que, "garotinha apaixonada". Cia se mostra muito muito sensata. O final foi muito muito muito muito muito surpreendente. Não esperava aquilo, e foi fantástico. Espero ansiosamente os próximos volumes, que prometem muitas emoções e descobertas por trás d'O Teste.

Recomendo para todos, que assim como eu, são fãs de Distopia. Vocês não vão se arrepender! :)


Título: O Teste.
Título Original: The Testing.
Autora: Joelle Charbonneau.
Editora: Única (2014).
Classificação: 4/5







Um comentário:

  1. Solicitei o livro com a Editora, mas te confesso que distopia não é nada meu forte.
    Como gostei da sinopse e curto sair da minha zona de conforto quero ler, quem sabe goste dele ;)


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo