11 de julho de 2014

A Cidade Sombria, de Catherine Fisher.



Não sou muito de ler fantasia, como vocês devem ver pelas minhas resenhas. Mas, sabe quando você é pego de surpresa? Foi o que aconteceu com A Cidade Sombria, publicado pela Bertrand Brasil. O livro se tornou um dos 4 favoritados do ano, sério. Resumindo em duas palavras: QUE LIVRO!


Anara era um mundo mágico, e agora encontra-se totalmente devastado. Os Criadores são deuses que  'formaram' o mundo e depois se tornaram luas. Logo, se juntamos aos guardiões Galen, e Raffi, que são capazes de produzir MAGIA e segue os passos dos criadores - tentando fazer com quê a magia permaneça 'viva'. Pois, existem os Vigias, que são pessoas contra magia, e que caçam os guardiões.

Essas são algumas informações primordiais, mas tudo foi apresentado de um jeito único. Sabe quando o livro instaura informações ao leitor de uma forma tão única, tão gradativa? É o que acontece com o livro da Catherine Fisher. Ele tem um 'elo' perfeito entre informações e enredo.  


Então, continuando a história. Galen é um mestre das relíquias, ou seja, um pessoa que possui (e procura) itens mágicos. E está sempre acompanhado por Raffi na busca por eles. Em uma dessas viagens, eles conhecem Carys, uma jovem que procura Tasceron - uma antiga cidade perdida, onde os Criadores viveram e que acreditam ser um local sagrado. Só que eles não imaginam que Carys é uma espiã, e uma Vigia. 


De início, é muita informação. Mas, a leitura flui bem. Se deparamos com um mundo totalmente novo, e muito detalhista. Como disse, a autora tem uma maneira muito peculiar de passar as informações (de fauna, flora, passado, de criação) sobre seu mundo. A narrativa é tensa, você fica ansioso para terminar a leitura, o leitor realmente embarca na história. 

Os personagens do livro: Ah, os personagens. São incríveis, eles te cativam - tornando o livro do ritmo tão bom. O livro é em terceira pessoa, juntamente com o diário de Carys (achei legal isso xD) no fim dos capítulos. E outro fato bem legal é que os personagens são movidos por segredos, então, aqui e acolá descobrimos coisas sobre o passado (sombrio ou não) deles. E ela deixa MUITAS pontas soltas, o que está me consumindo para ler a continuação.


Eu realmente me surpreendi com o mundo fantástico. Ele tem de tudo e um pouco mais, gente. O livro é de uma série composta por 4 livros, e a continuação deve sair ainda esse ano. Já estou ansioso e com altas expectativas. Para os fãs de fantasia, é uma leitura obrigatória. E quase ia me esquecendo, o livro vem com um mapa que tornou toda a aventura mais épica. 

A edição da Bertrand Brasil ficou muito linda, acho que deu pra ver pelas fotos. A diagramação é impecável e a capa ficou maravilhosa. Realmente, é um livro lindo (por dentro e por fora) para se ter na estante. Recomendo até demais. 

P.S: Vocês não vão se arrepender. 

Título: A Cidade Sombria - O Mestre das Relíquias.
Título Original: The Dark City.
Autora: Catherine Fisher.
Editora: Bertrand Brasil.
Páginas: 336.
Avaliação: 5/5

4 comentários:

  1. Nossa, fiquei super a fim de ler!
    Amo livros de fantasia ^^

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é SENSACIONAL! Quando eu, ainda estava na prova, quando recebi o livro e vi como a diagramação ficou, fiquei sem palavras de tão linda.
    Estou esperando a continuação, cadê, minha gente? <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cuidado da BB com esse livro: <3
      A continuação sai mês que vem! #SeguraOForninho! HAHAHAHA ;)
      Beijo, Lu!

      Italo.

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo