28 de julho de 2014

A Seleção - #SAS1




A Seleção, de Kiera Cass — livro classificado como distopia —, apresenta-nos Illéa, um país construído depois de uma guerra, que aderiu desde então a monarquia. A sociedade é dividida em oito castas, as quais vão definir o poder aquisitivo do povo e a profissão. A casta Um, por exemplo, remete exclusivamente à família real; enquanto pertencem à Oito aqueles que vivem em verdadeira miséria. America Singer, a protagonista da trilogia, é uma Cinco, a casta dos cantores, pintores e artistas em geral. É apaixonada por Aspen Leger, um Seis, e eles se encontram regularmente na casa da árvore desde que começaram a namorar, há dois anos. 

Porém, a Seleção — uma competição com o intuito de escolher a nova princesa e futura rainha de Illéa a partir da conquista do príncipe Maxon — começa, e com ela vem a chance de uma mudança de vida para as meninas entre 16 e 20 anos. America inicialmente recusa-se a fazer a inscrição, mas depois de ser convencida pelo seu namorado e refletir sobre como poderia melhorar a condição de vida da sua família que muitas vezes passou fome, ela acaba aceitando, mesmo sem esperança alguma de ser escolhida. 
"— A propósito — ele prosseguiu, elevando um pouco a voz —, se você não quiser que eu me apaixone, não pode ficar assim tão linda."
Quando depara-se com seu nome e sua foto na lista das 35 Selecionadas, America vê tudo mudar. Tem de deixar sua família e o lugar onde mora para transferir-se, então, para o palácio, a moradia da família real. Mas como lidar com tamanha rivalidade dentro do lugar quando ela nem sequer deseja o príncipe, que acha arrogante e metido, nem a coroa? Isso até conhecer verdadeiramente quem é o tão superestimado Maxon Schreave e mudar sua opinião a respeito do mesmo.

America é uma garota que luta pelo que quer, de personalidade forte e única, porém ao mesmo tempo consegue ser muito indecisa principalmente quando se trata de sua vida amorosa. Entretanto, esse seu lado cheio de dúvidas aparece com mais frequência perto do final, quando alguns acontecimentos mudam o rumo dos pensamentos de America. Quanto a Maxon, a palavra certa para descrevê-lo talvez seja 'apaixonante'. Ele é o típico garoto bondoso, educado, bonito, visionário, mas que também lida com seus problemas pessoais. 
"Desde que meu nome fora sorteado, temia me tornar irreconhecível, um ser tão recoberto por camadas de maquiagem e atulhado de joias que eu teria que cavar por semanas até encontrar a mim mesma. Por ora, eu ainda era America."

A leitura de A Seleção é envolvente, leve e instigante. O livro deixa sempre aquela vontade de saber o que vai acontecer a cada capítulo, nos levando para o ambiente distópico que é Illéa. Apesar de ter diversas características de distopia, a história foca mais no romance e na competição, o que pode decepcionar aqueles que esperam ação e revolução dignos de Jogos Vorazes ou Divergente. Contudo, para mim, foi incrível, sem dúvidas. Kiera Cass sabe bem como prender o leitor em todas as páginas deste primeiro livro com sua escrita cheia de surpresas.
Título: A Seleção.
Título Original: The Selection.
Autora: Kiera Cass.
Páginas: 368. 
Editora: Seguinte.
Avaliação: 5/5




16 comentários:

  1. A Seleção é incrível, né Ayanna? Uma mistura excelente de distopia, romance e reality show... pena que são só 3 livros da série, logo acaba! o.O
    Bjus!
    Paty Algayer - magicaliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paty! Sou apaixonada por essa trilogia :)
      Beijos,
      Ayanna

      Excluir
  2. Resenha linda e livro apaixonante! Estou louquíssima pra ler ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabele! :)
      Espero que goste. Eu, particularmente, amo <3
      Beijos,
      Ayanna

      Excluir
  3. Minha melhor amiga leu a série e recomendou! Agora estou lendo a respeito para ver se me interesso também. Depois de ler a resenha, acho que já sei a resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que você vai gostar muito da trilogia. Recomendo, com certeza!
      Beijo,
      Ayanna

      Excluir
  4. Oi Ayanna,tudo bom? No inicio achei que seria um livro pra adolescente e já estou cansada de triângulos amorosos..mas, depois de uma boa crítica, resolvi dar uma chance pro livro e li em ebook...Acabei gostando da história,apesar de detestar essa garota..que menina chata...Pra mim, Maxon foi o que salvou o livro.
    Parabéns por sua resenha..Adorei. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A America também me irritou em certos momentos, principalmente no segundo livro - A Elite. Hahaha! E o Maxon foi um dos pontos altos do livro.
      Beijos,
      Ayanna

      Excluir
  5. Caraca. Nunca imaginei que essa série fosse distópica. Sempre cometi o erro de julgar pela capa, e achava que se tratava de um livro "menininha" repleto de romance água com açúcar e vestidos extravagantes.
    Confesso que sua resenha me fez desejar ler o livro, pois, julguei erradamente uma outra série distópica chamada Destino, que também apresentava em sua capa uma bela mulher em vestido de festa e quando o li me apaixonei pela história.
    Se o livro for tão bom quanto a sua resenha, eu preciso mesmo lê-lo.
    Parabéns pela escrita leve e contundente.

    julielton8@hotmail.com

    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber que a história foca mais no romance e na competição, estou bastante interessada em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente gostei mais da seleção do que da Elite, pois nao li a Escolha ainda. Em cada livro eu fui de um "team" e acredite, ainda nao sei quem eu queria que América escolhesse no final.

    ResponderExcluir
  8. Livro muito bem resenhado que me deu até vontade de ler de imediato.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. A resenha foi bem clara, só falta eu ganhar o livro para conhecer o casal que dá a entender vão se apaixonar.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu quero demais esse livro, apesar de eu não gostar muito do gênero distopia eu quero muito ler esse livro pelo romance quero saber como vai terminar. ^^

    http://omaravilhosomundoderafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ta ai uma série surpreendente e apaixonante. pra mim foi um prazer imenso conhecer esses personagens tão dinâmicos e brilhantes. America foi a personagem que mais me encantou até o momento. Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou lendo e amando...simplesmente perfeito o livro

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo