29 de agosto de 2014

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell.

   
Comecei o livro já morrendo para saber o que acontecia no final, mas desde o início me envolvi completamente na vida de Eleanor Douglas e Park Sheridan. O ano é 1986, Eleanor é novata na escola de Park e ambos se encontram pela primeira vez exatamente em um dos elementos principais da história — o ônibus escolar. De início, Park, um garoto mestiço descendente de oriental, não simpatiza muito com a ruiva e grande Eleanor, que usa roupas largas e diversos acessórios. Como não há outro lugar vago no ônibus, ela senta ao lado dele, o que a princípio, por serem tão diferentes, causa um estranhamento; porém, nada que não mude com o tempo.
"— Você vale a pena — ele disse, ferozmente, olhando-a."
   Com o passar dos dias e a mesma rotina, eles acabam ficando mais próximos e começam a conversar sobre aquilo que têm em comum: música e HQs. Ao mesmo tempo que acompanhamos os dois enquanto estão juntos, também somos apresentados à vida familiar de ambos. A família de Park é tipicamente estruturada, no entanto, a de Eleanor é conturbada e cheia de problemas. Apesar de todas as diferenças notórias, a história de amor que se desenvolve entre eles é verdadeira, nova e empolgante.
"— Não importa o que aconteça — disse Park —, eu te amo."
   De antemão, não é um livro digno de contos de fadas, onde tudo fica bem para sempre. É um romance adolescente muito realista, tanto na força do amor quanto nos rumos e destinos da vida. Algo que me surpreendeu foi exatamente quanto a Eleanor, pois ela, sua mãe e seus irmãos vivem debaixo do teto de um padrasto abusivo, o qual só tende a nos deixar enraivecidos o tempo todo com suas atitudes — esta é minha humilde opinião expressada em um simples adjetivo — desprezíveis, e Rainbow Rowell desenvolve isso de um modo interessante, nas entrelinhas, nos deixando imaginar.
"Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre."
   A escrita da autora transmite muito bem os sentimentos dos personagens e nos engloba tanto no tempo quanto no espaço da narrativa. A leitura não foi nem um pouco cansativa, pois temos os pontos de vista dos dois ao longo do livro, então o que ambos sentem a cada momento está exposto para o leitor. Eleanor & Park foi definitivamente um dos melhores young adults que já li, talvez por ser distinto e único, com suas peculiaridades tão reais. Como muitos classificaram, é um romance imperfeito e surpreendente, e foi justamente essa imperfeição que me deixou tão vidrada na leitura. 



Prendeu minha atenção, meu fôlego e deixou um vazio quando acabei de ler. Todavia, o livro pede para ser lido, trazendo consigo uma sensibilidade e beleza interior marcantes. Eleanor e Park me encantaram e me envolveram, por isso foi tão doloroso terminar esta leitura. Enfim, como, por ora, não há mais adjetivos para caracterizar tamanho apego que tenho por essa história, apenas dedico a Rainbow Rowell merecidas cinco estrelas.
"A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe."


***
Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Classificação: 5/5


4 comentários:

  1. Esse livro é tão... Maravilhosamente maravilhoso <3 Amei a resenha, fiquei com uma vontade louca de reler, mas só vou fazer isso quando estiver com o físico em mãos XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal terminei de ler e já fiquei louca para reler também, Robson! É isso que Rainbow Rowell faz com os leitores.
      Ayanna

      Excluir
  2. Oi Ayanna. Adorei a resenha, realmente tu conseguiu me deixar mais curiosa ainda para ler esse livro. Faz muito tempo de vejo meus booktubers favoritos morrendo de amores pela Rainbow Rowell e fico muito curiosa para ler os livros dela. Como era de se esperar, tua resenha foi só elogios e vejo que não é por menos. Tomara que tu leia os outros livros dela para compartilhar tua experiência com a gente!
    Por trás das Linhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, com certeza, estou muito animada para ler os outros e ver se são tão bons quanto Eleanor & Park. Já li resenhas e vi vídeos sobre Fangirl, mas muitos não gostaram tanto assim. De qualquer modo, estou ansiosa para conhecer mais da escrita de Rainbow Rowell!
      Beijo,
      Ayanna

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo