18 de agosto de 2014

Fale!, de Laurie Halse Anderson.

Fale! é extremamente sincero, único e realista. Melinda consegue realmente gritar, falar de seu modo, ela consegue dizer nas entrelinhas tudo que sente. Essa é a personagem criada por Laurie Halse Anderson.


Melinda é uma adolescente que, mesmo nova, passou por muita coisa. E muita coisa séria. Mas tenta manter tudo escondido a sete chaves. Em uma festa do colégio, acontece ALGO e ela liga pra polícia, destruindo assim, a festa dos veteranos. Sem contar nada a ninguém, ela tenta seguir em frente, calada e se fechando para o mundo. Suas amigas não querem mais saber dela, ninguém do colégio quer ser sua amiga, além de ser tachada como: "a garota de destruiu a festa de fim de ano". Regada por insultos e deboches ela suporta a escola.

"Esse é o meu erro, achar que faço parte daquilo. Era para eu ter me mandando para casa na mesma hora. Mas não. Fico por ali. Quero fazer parte de tudo aquilo."

Até que um dia o professor de arte propõe aos alunos produzirem algo com apenas uma palavra. E realizado um sorteio, e nossa protagonista fica com: "árvore". Entenderam agora a capa? É nesse trabalho que Melinda aprenderá a colocar tudo pra fora, a falar seus problemas, a dar o grito - mesmo que silencioso. 

Melina tenta de todos os artifícios artísticos para colocar seu projeto pra frente. Porém, tudo acaba dando errado. Ela não consegue fazer nada que goste, nada que inspire sentimento com a palavra árvore. A garota, isolada de tudo e todos, frequenta as aulas, mas nada a anima, nada a tira daquela vontade-de-fazer-nada. Suas notas estão despencando, sua vida está virando de cabeça pra baixo.


Demorei para pegar a narrativa de Laurie, não sei, mas não gosto muito de narrativas com diários. Mas ao longo da leitura você se familiariza com ela. E ela leva um tempo pra contar pra gente o que aconteceu, o que te deixa ansioso para continuar a leitura. Fale! representa a realidade de muitas pessoas, acho que isso que tornou essa obra tão especial.

O livro mostra muito bem o ambiente escolar, evidenciando toda violência, bullying e tudo mais. É um livro com assuntos pesados, por isso que, Fale! deve ser sentido, e não lido. É muito mais que um livro sobre x e y, é um livro sobre uma dor reprimida e uma vida marcada para sempre. Melinda é o espelho e a evidência de tantas jovens, que tem medo de falar.


Sem dúvidas, um livro inesquecível, e sincero, acima de tudo. Conheçam, ouçam o que Melinda tem a dizer - porque é muito mais que um livro.

P.S: A edição da Valentina - digníssima - traz no livro um entrevista com a autora que mostra muita coisa bacana, sobre a inspiração, sobre pesquisas, sobre fãs do livro que também passaram por aquilo. Vale muito a pena! 
P.S²: Existe um filme baseado no filme, se chama "O Silêncio de Melinda" e pretendo assistir em breve. Ah, o filme é estrelado por Kristen Stewart. 

Título: Fale!
Título Original: Speak!
Autora: Laurie Halse Anderson.
Editora: Valentina.
Avaliação: 4/5.


8 comentários:

  1. Esse livro <3
    Gostei muito da atenção e trabalho que a Valentina deu a ele...merece! É sensível com um tema pesado!

    ps: está arrasando nas fotos, hein? <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ly! A Valentina deu uma atenção incrível a esse livro, e ao tema desse livro que é bem pesado. HAHAHAHA É muito tocante, sem dúvidas.

      Obrigado pelos elogios! HAHAHA ;)

      Italo - http://www.leitorespossessivos.com.br/

      Excluir
  2. esse livro me deixou sem palavras, o que é irônico já que ele manda justamente a gente colocar pra fora o que tá guardado. a melinda me marcou bastante na época que li a história dela. imagina que tenso :///

    beijo, fico feliz que tenha lido o livro! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAH OI, QUEL! Ótima indicação que você me deu, só tenho a agradecer! Ele é intenso, sem dúvidas. <3

      Beijo!

      Italo

      Excluir
  3. Fale! já está na minha fila de leitura e estou com expectativas altas, viu. Li Garotas de Vidro da autora e gostei bastante da narrativa, principalmente por ter essa sinceridade e por não economizar na dureza e na perversidade da situação. Espero encontrar essas mesmas características em Fale!.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! HAHAHA, eu também estava com expectativas altas, e gostei! Espero que faça o mesmo! Ainda não li Garotas de Vidro, mas parece ser legal também! ;) Acho legal da parte dela adotar temas tocantes, intensos - gosto de livros assim! HAHAHAHAHAHA

      Italo.

      Excluir
  4. Faz um tempão que estou querendo ler essa obra, e ela só faz aumentar a cada resenha. Essa sua então, me deixou louca.
    "É um livro com assuntos pesados, por isso que, Fale! deve ser sentido, e não lido." . Simplesmente uma frase pra me deixar louca e comprar a obra, pra ontem.

    Adorei ítalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamiris! *o*

      HAHAHAH, leia logo! LEIA! É um livro muito bom, e que vai te fazer refletir bastante! Espero que goste! ;)

      Italo .

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo