1 de setembro de 2014

Maze Runner :: Correr ou Morrer, de James Dashner.












Desde o ano passado venho fugindo de todas as informações/spoilers acerca de Maze Runner, pois era um dos queridinhos que tive a oportunidade de ler esse mês. E, como foi incrível. O livro, lançado pela V&R editoras, fala sobre Thomas, um adolescente de 16 anos que inevitavelmente, e sem saber o que aconteceu, acorda em uma caixa de metal, e apenas se lembra de uma coisa: seu nome.
“- Mas que droga, estou com medo
- Mas que droga, você é humano. Então tem de estar com medo”
A caixa para, abre e revela um grupo de jovens, todos homens e um lugar inesperado: um labirinto. "Bem vindo a Clareira, fedelho". Essa é a frase que ele ouve quando o garoto o tira da caixa, e mostra a ele o lugar insano onde ele está. Mil e uma perguntas surgem na cabeça de Thomas, e nenhuma resposta. Ninguém sabe quem os colocou ali, ninguém sabe quem eram seus familiares, ninguém sabe o porquê deles irem parar ali, ninguém sabe nada sobre sua vida antes disso acontecer.

É nessa premissa, de certa forma, doentia que James Dashner nos apresenta o primeiro livro da série. Se tem uma coisa que me fascina é tudo ligado a labirintos, códigos, mistérios e tudo isso o livro tem de sobra. Maze Runner é aquele livro que te liga ao personagem, e o lugar onde tudo se passa desde as primeiras páginas. 


Os personagens impostos na narrativa são incríveis, cada um sabe desempenhar tudo de uma forma muito sutil, singela. Primeiramente, vou deixar claro: não é um livro de desesperados para sair daquela situação - eles aprendem a lidar com tudo, tanto é que, tem clareanos que vivem a dois anos no ambiente, mas claro que eles tentam de todas as formas possíveis sair dali. Então, acho que isso foi um ponto muito bem colocado pelo autor. E a "sociedade" que eles construíram foi de certa forma, inteligente. Nosso protagonista, sem dúvidas, é intrigante, teimoso, e foi o melhor, sem dúvidas - ele conseguiu demonstrar todos os seus sentimentos ao leitor.

A narrativa que James cria é maravilhosa, sem dúvidas. Ele consegue dosar o necessário entre: tensão, mistério, medo. É interessante a forma como ele desenvolveu o labirinto e tudo acerca dele (vulgo monstros), foi tudo muito bem arquitetado. É muito frenético o modo como os acontecimentos ocorrem, e se torna simplesmente incrível.


Certo, de cara você imagina: e as respostas? E os 1001 porquês? Planejamento. Foi o que Dashner trouxe. Conseguiu liberar as informações sobre todas as perguntas na hora certa, e que contribuiu para uma leitura frenética, e lida aos suspiros de ansiedade. Maze Runner foi um dos melhores do ano, sem dúvidas. Conseguiu me cativar do inicio ao fim, e claro, me surpreendeu ENORMEMENTE com o final.

Espetacular, sem mais.

Título: Maze Runner - Correr ou Morrer.
Autor: James Dashner. 
Editora: V&R Editoras.
Páginas: 426.
Avaliação: 5/5.

2 comentários:

  1. Li Correr ou Morrer no ano passado porque simplesmente todo mundo falava desse livro! E não me arrependo nem um pouco. Realmente amei o enredo, amei os personagens (Minho e Teresa são meus favoritos) e amei mais ainda as gírias inventadas por eles. Achei isso tão atencioso da parte do autor, me ajudou a me ligar mais com a história. Não gostei muito do Thomas no começo do livro, achava que ele reclamava demais porém fiquei feliz ao perceber como ele cresceu ao longo do livro. Adorei a resenha e estou super curiosa para ler o segundo livro da série e espero que você também leia e faça uma resenha logo ;)
    Por trás das Linhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bom que você leu e gostou! É realmente bacana, né? Teresa é incrível, sem mais. Acho também que Thomas deu uma evolução muito boa! Obrigado pelos elogios, vou tentar ler o mais rápido possível!

      Italo.

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo