26 de setembro de 2014

Proibido, de Tabitha Suzuma.


2 semanas que estou tentando fazer essa resenha. Todo dia penso em um adjetivo que poderia descrever Proibido. Chocante, sincero, sutil, polêmico, único - poderiam ser alguns? Talvez. Delicado seria um dos melhores, sem dúvidas.


Maya e Lochan sempre foram o apoio um do outro. Marcados pela pobreza, por uma uma mãe desnaturada e alcoólatra, eles tentam tomar conta dos seus irmãos e manter a família unida. Passam por momentos difíceis onde fazem o papel de mãe e pai para seus irmãos menores. Privados da adolescência, eles se sacrificam para manter a vida nos eixos.




Casa, escola, e os três irmãos menores são algumas das responsabilidades. A mãe, que não cumpre seu papel, é uma mulher que não liga para os filhos, passa dias e até semanas fora de casa. Enquanto isso, Lochan e Maya tentam fazer a fachada de "família feliz/normal" para que a assistência social não possa separá-los.


Lochan é inteligente, sério, e é uma das grandes apostas da escola. Porém, lida com um dilema pessoal: não consegue se comunicar com as pessoas, não tem amigos. Sua irmã é sua única amiga, confidente. Maya é generosa, corajosa, e tenta colocar sua vida pra frente, apesar das dificuldades. Diferente do irmão, tem amigos - mas não confia neles para contar seus prolemas pessoais. Tem um amor enorme por sua família, e busca a felicidade - mesmo que impossível em meio essa situação. Eles se entendem, eles confiam um no outro, são o porto seguro um do outro, são unidos pela vida sofrida, são unidos pelo amor. Sim, eles estão apaixonados um pelo outro. Será que a sociedade vai aceitar isso?




Primeira coisa que você pensa ao ver que esse livro é sobre incesto: perturbador, sem noção. Mas não, a autora soube lidar com esse tema de uma forma sutil, única e sincera. Não vou dizer que é certo ou errado. O ato de amar alguém é uma coisa que não se escolhe, convenhamos que aceitei isso. É preciso entrar realmente no universo deles, no mundo deles, e ver o porquê desse sentimento existir, o que culminou isso.


E foi isso que fiz. A autora consegue tecer toda a vida desses irmãos pra você, todos os seus dilemas. Uma coisa que me surpreendeu foi que: eles tentam negar isso, não querem, não sabem como lidar com isso. Tentam ao máximo se apaixonar por outras pessoas, mas não conseguem. Achei bem interessante a autora ter colocado isso, sabe? É bem mais que o amor entre duas pessoas, tem toda uma redoma de vidro que causa esse sentimento.


A base familiar deles é complicada, foi um fator que toca lá no fundo do leitor. Você vê o empenho deles em tentar colocar tudo em ordem, a inocência dos irmãos pequenos que não sabem de nada sobre a mãe, o irmão maior que está se envolvendo com coisas erradas. Foi um ponto muito bem utilizado, e aliás, Tabitha merece palmas, os personagens são incríveis, você realmente se sente parte daquela família.




Proibido é um livro que muda as pessoas, que muda nosso pensamento. Não estou dizendo que o incesto é correto, nem que virou coisa normal, mas que não devemos julgar alguém. Ainda mais quando esse alguém lida com sentimentos. Amar não é uma escolha. Apenas sentimos, e tentamos ser felizes. É um livros para refletir, apenas. Leia-o sem julgamentos, apenas se deixa levar pela estória desses dois irmãos.


Não imaginava que gostaria tanto de Proibido, nem que esse livro seria tão intenso. É um daqueles livros para serem sentidos, não lidos. A narrativa alternada ajudou muito a compreender eles, os seus dilemas, tudo. Desde a primeira página, imaginei mil e um finais, mas ela conseguiu me surpreender. Conseguiu me deixar boquiaberto.


Proibido entrou para os favoritos da vida.

É muito mais que um livro.


Título: Proibido.
Título Original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma.
Editora: Valentina (2014). 
Páginas: 304.
Avaliação: 5/5. 


4 comentários:

  1. To curiosíssima pra ler esse livro, querido. Demais, demais, demais. O tema é chocante sim, mas os elogios são tantos, tenho certeza que a autora sobre lidar com isso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, QUEL <3

      O tema é bem bem bem tenso, né? Eu não esperava tanto desse livro, admito. Ele me destruiu, realmente. LEIA, LEIA, LEIA, SÓ ISSO <3 Depois me conta o que achou ein?

      Que bom ver você por aqui <3

      Italo.

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo