15 de outubro de 2014

Estudo Independente, de Joelle Charbonneau.

Estudo Independente é o segundo livro livro da trilogia O TESTE, lançada pela Editora Única. Distopia é o meu gênero favorito, e quando a Única anunciou o lançamento, corri pra ler. O primeiro livro foi algo bem interessante, e gostei bastante. A continuação saiu no mesmo ano e também passou a frente na fila. A autora conseguiu manter o ritmo - apesar de algumas coisas.


O livro se passa alguns meses após o fim do primeiro livro, onde eles estão na fase de mais um teste para decidir que área/curso da faculdade irão cursar. Mas o passado ainda continua assombrando nossa protagonista, e ela tem que fazer escolhas em breve. E escolhas arriscadas.  As provas continuam no mesmo ritmo das acontecidas no primeiro volume: arriscadas, perigosas e que necessitam da máxima geniosidade desses prodígios.

E uma surpresa: Cia é designada para o Governo. Ela será preparada para ser uma líder, porém, não aceita as escolhas que eles fazem n'O Teste. E nunca aceitará.

Passar no Teste, ser selecionada para sua área não significa sucesso total, ela tem muitos desafios a cumprir. E nem todos querem sua amizade, porque a concorrência é mortal. E o medo a domina, inicialmente.




Os livros de Joelle Charbonneau são compostos de um elemento principal: tensão. Ela consegue realmente dosar tudo de um jeito incrível, nós somos realmente transportados para dentro da estória, e da mente de Cia. Como já comentei, nossa protagonista é muito decidida, muito confiante nas escolhas rápidas. Admiro isso nela e sem dúvidas,

Acho as provas físicas que eles passam tão bacanas. Elas são regadas de ação, percepção, inteligência e é o diferencial da distopia. É cruel? É. Mas se encaixa no plano distópico muito bem. O enredo do livro segue o mesmo ritmo do anterior, apesar de que achei o livro meio corrido. Alguns fatos poderiam ser bem mais trabalhados, mas não tiraram o brilho da narrativa.

Joelle coloca na mesma, um paralelo entre os pensamentos e ações de Cia. Narrado em primeira pessoa, eu achei bem significativo. Pois vemos o que ela pensa e desconfia, e logo após, suas ações. Thomas, um dos personagens principais, foi um pouco esquecido no segundo livro, apesar que, acredito ser intencional para o desfecho da série. Ah, e claro, ela explica bastante coisa sobre o Governo, o que me deixou muito feliz, pois acabamos compreendendo muita coisa sobre a distopia.

Outro ponto que me deixou muito triste em relação ao livro foi a revisão. Encontrei muitos erros de revisão, concordância, e pontos no meio da frase, mas nada que impeça a compreensão de 'Estudo Independente'. A edição continua bonita, e com o toque de qualidade da Editora Única. As vezes fico imaginando: será que um dia isso poderia vir a acontecer? Parece uma coisa tão real, com elementos tão próprios da sociedade atual.






É uma série que apesar de algumas coisas, gosto muito. Sem dúvidas, merece ser lida. Cia é uma protagonista incrível, e que, para os fãs de distopia, não poderão deixar de ler. O terceiro livro é lançamento do mês da Única, e mal posso esperar para ver o desfecho. O que será que Joelle tramou?



Título: Estudo Independente.
Título Original: Independent Study.
Autora: Joelle Charbonneau. 
Editora: Única (2014).
Avaliação: 3.5/5.

2 comentários:

  1. Oi Ítalo, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Desde que O Teste foi lançado eu acompanhei várias resenhas sobre ele, e todas as minhas colegas blogueiras parecem ter gostado desse livro.
    Eu ainda não entrei no mundo das distopias, mas é algo que eu pretendo fazer, só não sei bem por onde começar ainda.
    O último livro que li também estava cheio de erros e me deixou meio triste também, a falta de cuidado na revisão...
    Mas fico feliz que tenha gostado do 2° livro e espero que o fim da trilogia seja bem satisfatório.

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maiara! Tudo ótimo, e com você?
      O livro é bem legal sim, para quem gosta do gênero é um ótimo livro. Eu adoro distopias, realmente é um dos meus gêneros prediletos. Super recomendo! ;)

      A Única deu uma vacilada nesse livro, fiquei até um pouco triste. Foram muitos erros. Tô super ansioso para o fim da trilogia, apesar de algumas coisas, é uma série bem interessante, e que gosto basante. QUE ELA ME SURPREENDA <3

      Abraço!
      Italo.

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo