29 de outubro de 2014

Mar da Tranquilidade, de Katja Millay



Mar da Tranquilidade era um daqueles livros mais esperados por mim. Era aquele regado de indicações gringas que eu estava ansioso para ler. O livro, escrito por Katja Millay, conta a história de Nastya, uma garota que quer esquecer seu passado e todo o sofrimento. Na cidade nova, sem sua família e amigos, quer reconstruir sua vida e deixar pra trás toda a dor e trauma. E claro, quer manter seu segredo guardado a 7 palmos do chão.

Seu plano é viver isolada de tudo e todos. Mas, isso nunca é possível. É na escola, que aparece Josh Bennett. Ele não é popular, nem muito menos tem amigos. É como se todos o temessem, como se ele tivesse algo na aparência, mas que não é isso, que impedisse todos de se aproximar, de ter uma amizade. Tudo porque esse garoto e a morte são velhos inimigos. TODAS as pessoas que ele amou, já o deixaram. 

E eles vão se apaixonar. Mas de uma forma totalmente diferente e inusitada.

Esse livro me despertou curiosidade por causa dos segredos. Ambos protagonistas não combinam, não são perfeitos e possuem vidas sofridas. É o livro que foge do estereótipo de perfeição. E, como isso deu certo. Katja usa seus dois protagonistas para compor a narrativa, e isso deu uma visão ampla da situação deles ao leitor. Você consegue sentir a empatia, consegue ver o que ambos passam, os olhares, as risadinhas e todos os problemas que eles tem que aguentar. E ainda mais, sozinhos.
 
A autora tenta manter o segredo de Nastya até o fim, e realmente, vamos entender tudo depois do término da leitura. O início do livro é um pouco diferente - é cheio de segredos, e o leitor fica: "QUAL É? O QUE SERÁ QUE ACONTECEU?" Realmente, nossa mente faz mil e uma hipóteses. O livro se desenvolve bem, e segue um rumo interessante. 

A evolução dos personagens e do romance no livro é bem perceptível e estranha. Não é aquela coisa habitual, foi isso que me cativou. São personagens incríveis, mas imperfeitos e com um amor imperfeito. Isso "sai" as páginas, e você fica realmente comovido com aquilo, com tudo e como eles vivem.

Acima de tudo, Mar da Tranquilidade é um livro sincero. A protagonista é uma garota forte, decidida e que quer vingança por todas as marcas que uma pessoa deixou no passado. Eu realmente acompanhei a leitura esperando por um desfecho daqueles, eu realmente queria algo que me surpreendesse. 

Mas não foi isso que ocorreu, acho que a autora queria empregar de outro modo isso, e deu um deslize. Não foi algo que deixasse o livro ruim, ou com pontas soltas, mas apenas não atendeu minhas expectativas.

Em suma, é uma leitura super válida, um livro muito bem construído, com personagens marcantes e uma narrativa fluída. Então, preparados para conhecer o segredo desses dois?

Título: Mar da Tranquilidade.
Título Original: The Sea of Tranquility.
Autora: Katja Millay.
Editora: Arqueiro (2014).
Páginas: 366.
Nota: 3,5/5

Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo