24 de novembro de 2014

A vida como ela era, de Susan Beth Pfeffer

A Vida Como Ela EraA vida como ela era (adicione no skoob), publicado pela Bertrand Brasil, era um dos livros mais esperados por mim no fim desse ano. Indicado como um dos melhores livros para os fãs de Jogos Vorazes, conta a história de Miranda, uma adolescente que vivia sua vida normalmente, até um asteroide colidir com a lua, e aproximá-la da terra.

Segundo cientistas, a colisão não afetaria o nosso planeta, mas ninguém imaginava que a lua poderia ser vista a olho nu em frente as casas, e se aproximasse da terra. Consequentemente, isso trouxe sérias consequências aos habitantes, que agora serão colocados em "xeque" para sobreviver.

Fico imaginando se acordar viva é uma ocasião especial o suficiente. 

Escrito em forma de diário, nossa protagonista narra tudo que acontece após o evento, como por exemplo: tsunamis, vulcões adormecidos na ativa, terremotos e muito mais. Terrível, não? Junto com a família - seus irmãos, e sua mãe - ela terá que lidar com tudo isso. Somos também apresentados a seu pai, junto com a nova esposa grávida, que compõem a lista dos principais.

De uma série de 4 livros, A vida como ela era me agradou bastante. Poderia ser um dentre tantos outros livros apocalípticos/ficções científicas, mas esse mostra muito além. Miranda é incrível em seus relatos, ela consegue colocar toda a raiva, a incompreensão, o sentimento do momento para o leitor. Eu realmente me liguei a sua família de um modo rápido.

Outro personagem que se destacou é Matt, o irmão de Miranda, ele tenta fazer a imagem de "pai" e ajudar a todos. E realmente quero que Susan dê mais atenção a ele nos próximos volumes. A mãe deles, uma escritora e super preocupada com eles, levou a narrativa de um modo que eu não imaginava.

Fico imaginando se algum dia terei que decidir o que é pior: a vida que estamos vivendo ou vida nenhuma. 
Ela conseguiu mostrar a tensão do momento, o quanto ela prezava pelas sobrevivência dos filhos, e o quanto a situação era dolorosa. Eu realmente fiquei tocado pelas suas atitudes, e nós vemos, o quanto o ser humano não pensa, não tem consciência dos seus atos quanto é posto no limite. É nesse quesito que destacamos a comida, a água, e os recursos naturais que estão se acabando e o modo como eles tem que viver.

Susan soube abordar muito bem o lado psicológico dos personagens, e isso levou o livro a outro patamar. A vida como ela era atendeu e muito as minhas expectativas, mostrou muito além do que esperava, e está super recomendado. Miranda tem muitas histórias para contar a vocês, estão preparados?

Título: A vida como ela era.
Título Original: Life as we knew it.
Autora: Susan Beth Pfeffer.
Editora: Bertrand Brasil (2014).
Avaliação: 5/5

3 comentários:

  1. Muito interessante, que loucura a lua mas perto da terra? E como assim os cientistas falaram que isso não implicaria em nada? Hhahaha! Achei uma pena so o fato de ser uma série, pq estou fugindo delas, mas eu gostei bastante da premissa, e os pontos positivos que vcê falou são bem importantes para uma leitura que nos sugue né? Nao agora, mas ficarei de olho, pq parece o tipo de livro que com certeza eu vou gostar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ligia! Que bom te ver por aqui! ;)

      Sim, eles acreditam que essa colisão não afetaria a terra, nunca imaginavam que a lua se aproximaria, por isso! É uma série, infelizmente, mas é um livro ótimo! Sem dúvidas, acho que vai agradar bastante! Fique de olho mesmo, e depois me conta o que achou ein?

      Beijo!

      Italo.

      Excluir
  2. Italoo!!!!!
    Sei que já conversamos pelo twitter, mas vou falar tudo de novo: Esse livro mexeu comigo. Mas sabe, não foi aquele livro idiota que sei lá, eu me identifiquei. Eu consegui sentir na pele o que a autora quis passar com as polêmicas e as sensações de Miranda. Porque pensando bem, mesmo em meio a catástrofe, ela continua sendo uma adolescente. Suas angústias e seus receios são exatamente como seriam de qualquer outro adolescente. A vida como ela era me proporcionou uma história inovadora e muito significativa. Lembrei muito daquela frase do Depp, sabe? "Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte.", acho que tudo isso é exatamente o que a autora propõe. Com certeza possui um enredo, personagens e uma escrita de tirar o fôlego! Preciso dos proximos para ontem!!!

    P.S: Falei que ia ficar uma biblia, HAHAHHAHA
    P.S: Obrigada por me animar com o livro. Sério, eu consegui sentir que ele seria diferente!

    Beijos,
    Mar.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo