4 de dezembro de 2014

A Formatura, de Joelle Charbonneau.


A Formatura, terceiro livro da trilogia The Testing, era um dos livros mais esperados, e claro, porque é distopia e também porque é o desfecho. Eu sou fascinado por esse tipo de leitura, e a série realmente tem um potencial bom, então, fiquei bem curioso para saber como ela ia selar essa estória. Pode haver spoilers de outros livros, clique aqui para ler as resenhas.

Antes de ingressar na faculdade, Cia ouviu um aviso do seu pai: "Não confie em ninguém" - ela tentou ao máximo seguir seu conselho, mas agora, sua vida e a de muitos dependem de sua decisão. Ela é a chave para o plano de destruição do Teste chegar ao fim, e precisa agir logo. Quem são seus aliados? Será que seus amigos concordarão com ela?

Estudo Independente deixou todo mundo ansioso do que Cia iria fazer, da sua reação, o que ela decidiria. Apesar de não ter gostado tanto do segundo livro, eu estava curioso. Essa série realmente tem uma coisa que se destaca comparando as demais: a protagonista. Malencia não é aquelas pessoas que porque não sabe, porque nunca viu algo na vida que vai ficar se lastimando. Ela vai lá, faz e pronto.

É uma personagem decidida, forte, sem medo. Admirei muito isso durante os 3 livros da série, o modo dela agir durante as situações que a pressionam. A narrativa, nesse livro, é carregada de emoções e o leitor vai acompanhando essa jornada com muita aflição.

Outro fato bem legal foi o envolvimento de outros personagens nesse livro, como é o caso de Raffe e Stacia. Essa última sendo uma personagem que eu tinha certa empatia, e ficou bem presente nesse desfecho. A presidente também foi uma personagem muito bem construída, que mostrou seu potencial.

O modo como ela encarou tudo nesse último volume também fez o leitor ver sua evolução ao longo do livros, como ela se construiu em meio a um 'novo mundo'. A mesma se entregou fielmente no projeto que participou, isso foi ao meu ver, uma mudança grande (e satisfatória) para nossa protagonista.

Eu fiquei surpreso, admito —  Não esperava que ela conseguiria encaixa tudo como aconteceu. A formatura é um baita livro, regado de tensão, e de uma narrativa muito bem construída. Em suma, The Testing é uma série muito boa, e com um tema bem atual: estudos e a competição para se entrar numa faculdade. Não poderia deixar de citar o modo como ela abordou o casal no livro: foi satisfatório, não foi nada meloso, nada mimimi demais, ela queria desenvolver a ação, e o deixou em segundo plano. 

O modo como ela construiu e detalhou o plano de fundo distópico também foi um ponto positivo. Eu gostei das explicações, dos porquês da guerra, e quais eram os projetos para o futuro. Com uma finalização digna, apesar de sua queda no segundo livro, Charbonneau termina sua série e me agrada. 5 estrelas merecidas, tá? 

Então, o que vocês acharam? Tiveram as mesmas impressões que eu?

Título: A Formatura.
Título Original: Graduation Day.
Autora: Joelle Charbonneau.
Editora: Única (2014).
Avaliação: 5/5.


Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo