16 de dezembro de 2014

Perdido em Marte, de Andy Weir.

Perdido em Marte (adicione no skoob), de Andy Weir me chamou atenção por um fator: astronautas. Uma ficção científica, Marte, e um astronauta lutando pela sobrevivência: era tudo o que eu queria. Narrado de maneira bibliográfica, e com uma precisão tecnológica, química e robótica incrível, Andy nos surpreende em seu livro.


Eu tinha muitas dúvidas em como Andy faria a narrativa desse livro e como seriam as ações inicias do perdido em marte. Claro que, levei um baita susto. Narrado em forma de Diário de Bordo, Mark é um astronauta que se vê num dilema: após uma tempestade de areia daqueeeeeelas em Marte, a tripulação é obrigada a ir embora, e todos pensavam que ele estava morto, porém, se enganaram.

Analisando todas as formas possíveis (e impossíveis de sobreviver) somos apresentados a situação dele, porém, o cujo não se desespera. Imagine a pessoa mais inteligente do mundo. Imaginou? Agora, imagine a pessoa mais bem humorada e engraçada da face da terra. Imaginou? Pronto, você acabou de conhecer Mark. O botânico tenta agora, ao máximo, conseguir água e comida para sobreviver. Tentando plantar batatas, e sem contato com a NASA, vive essa aventura alucinante.


Pelo que já viram, eu amei esse livro. Eu simplesmente me encantei com o modo que ele foi criado. Tudo nos mínimos detalhes, as reações de química orgânica todas citadas com clareza, e isso realmente dá noção ao leitor para acreditar que aquilo é possível. Quando a Nasa consegue contatar ele, foi de uma inteligência imensurável.

Então, a Nasa descobre que o mesmo está vivo, e vê de todas as formas possíveis seu resgate. É uma situação complicada, mas, será que nosso astronauta sobreviverá até lá?

O ritmo do livro é bem frenético, você realmente fica ansioso para o fim. A junção de um personagem inteligente, interessante e hilário com uma ficção bem trabalhada traz um ar maduro. Ah, outra coisa PERFEITA para esse livro foi Andy colocar os dois lados da história: em alguns momentos é narrado em terceira pessoa por pessoas da Nasa, os responsáveis pelo resgate.


Eu achei isso bem bacana porque o leitor consegue ver o empenho de quem está aqui na terra, a reação da população com isso, da família de Mark, de todos com o Perdido em Marte. Em suma, é um livro incrível, com um conteúdo original que encanta os amantes de ficção científica.

Esse livro é um mistro de grandes surpresas. Perdido em Marte foi uma das grandes leituras do ano de 2014. Marcado pela ambientação e pelos personagens que não deixam a desejar. Com o filme para lançar no ano que vem, Andy pode acreditar que não deixarei de assistir. Incrível, embarque você também nessa aventura alucinante, hilária e real - porque olha só o que eu recebi de Mark! Um postal de MARTE! Acreditam? 


Título: Perdido em Marte.
Título Original: The Martian.
Autor: Andy Weir.
Editora: Arqueiro (2014).
Avaliação: 4/5.

Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo