26 de janeiro de 2015

O histórico infame de Frankie Landau-Banks, de E. Lockhart

SINOPSE:
Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.

  Depois que Zada, sua irmã, terminou a escola e foi para a universidade, Frankie teria que garantir seu próprio espaço. Para sua família, ela sempre foi a "princesinha"; entretanto, seu corpo desenvolvido e sua beleza madura mostram que a garota cresceu e, não mais debaixo da asa protetora da irmã, conquistou mais que a atenção de Matthew Livingston. Eles não demoram muito a estabelecer um namoro, o que abre as portas da popularidade para nossa amiga Landau-Banks. Agora, sentar à mesa com os populares, fazer parte do ciclo de amizade e frequentar festas no campus são parte de sua rotina.

"Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem."
   Movida pela curiosidade depois de seu namorado cancelar de última hora um programa a dois, ela o segue e descobre que ele e outros dez amigos formam a Leal Ordem dos Bassês — uma sociedade secreta iniciada há décadas, a qual continua ativa de geração em geração. Todavia, é unicamente formada por membros do sexo masculino. O desejo de ser aceita e de mostrar que pode ser e é tão inteligente quanto um garoto, conduz Frankie a querer fazer o que eles fazem, ter o poder que eles têm e possuir, como tantos outros, sua parte no Histórico Infame.

"E assim, outra possibilidade — a possibilidade na qual acredito — é a de que Frankie Landau-Banks abrirá ela mesma as portas que quer atravessar. E crescerá para mudar o mundo." 
   O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, livro este que vinha me interessando há muito tempo, é narrado em terceira pessoa, é assim acompanhamos os diversos fatos que fizeram a protagonista escrever uma carta que apresentada logo no início do livro. A autora — conhecida também por sua outra obra famosa, Mentirosos — soube traçar bem o perfil psicológico de Frankie, uma garota inteligente, sagaz e ágil. É a esperteza um dos elementos que ajudam-na a conseguir elaborar planos e fazê-los acontecer; e é o anseio de uma igualdade que ocasionam os seus atos. Temas atuais discutidos estão presentes no livro de maneira clara — como o machismo e, consequentemente, o feminismo — e E. Lockhart expressa as ideias de um modo diferente, único, pelos olhos de uma menina que em breve se tornará mulher.

"[...] É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas." 
   O jeito como Frankie luta para expor seu ideal de que pode ser tão boa quanto um garoto e mover uma pequena sociedade com o poder que ela mesma adquiriu, nos traz um certo sentimento de vitória, assim como para a personagem. Apesar de tudo, a autora faz questão de esclarecer, com os fatos ocorrentes, que cada ação tem sua consequência, inclusive as de Frankie — que, mesmo sendo uma garota brilhante, não pensou nos resultados que seus atos poderiam acarretar. Apesar de parecer apenas um livro clichê, há por trás da estória uma lição importante e reflexiva. É leve e empolgante, portanto, acredito que você, leitor, deva começar o mais rápido possível!

Título: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Título original: The Disreputable History Of Frankie Landau-Banks
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Avaliação: 4/5


2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro aqui em casa mas estou enrolando para ler, não sabia que ele falava de temas como o machismo e o feminismo, fiquei curiosa agora!
    Quero descobrir qual a lição que esse livro passa!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samantha! O livro trata de assuntos bem interessantes de maneira única, num cenário diferente, um dos fatores que me fizeram gostar ainda mais do mesmo. Creio que você vai aproveitar essa leitura também!
      Beijos,
      Ayanna

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo