25 de fevereiro de 2015

A Evolução de Calpúrnia Tate, de Jacqueline Kelly

A evolução de Calpúrnia Tate tem uma capa que deixa qualquer leitor tentado a comprar o livro, além de uma premissa interessante e super original. A estória é sobre uma garotinha que vive no ano de 1808, no Texas, e começa a observar o lugar onde mora, percebendo assim, que alguns animais da mesma espécie tem características e comportamentos diferentes. Um avó naturalista e apaixonado pela natureza vai ajudar essa pequena menina a viver grandes emoções.

Callie Vee é a única mulher dentre os 8 filhos. Com uma sociedade antiga e com pouquíssimos direitos a mulheres, a autora consegue intercalar ciência, história e sonhos de uma garotinha em um livro incrível. Recomendado pela Cássia, do Procurei em Sonhos resolvi ler esse livro sem expectativa alguma, e encontrei uma narrativa profunda e com uma precisão em termos científicos admirável.

Eu amo Biologia mais do que devo. E eu não esperava encontrar esse amor nesse livro, por isso, quando chegou e vi que estava tudo inteiramente ligado, logo peguei pra ler. Eu gostei da forma como a autora conduziu a estória ao longo das quase 400 páginas, e o modo que a sociedade foi retratada. Por se passar no século 18, temos ela de uma forma totalmente diferente, mulheres no casa, homens no campo. Além dos banhos de bacia, das velas, dos jantares tradicionais.

A cronologia usada pela autora é um fator impressionante. Ao longo da história, já estamos encantados com toda a ciência botânica desenvolvida, somos ganhados ainda mais por causa dos grandes acontecimentos - como é o caso do telefone, e a reação da população diante disso, como o telefone chegou a pequena cidade de Lockhart. Ainda temos uma surpresinha no fim, mas deixo isso pra vocês descobrirem.


Calpúrnia Tate era uma das personagens literárias que eu realmente gostaria de conhecer. Essa pequena menina me ganhou nas primeiras páginas com seu jeito. Diferentemente de outras garotas da sua idade, ela pensa no futuro, em quê vai trabalhar e quantas espécies ainda estão para ser desvendadas. O jeito dela conquista a empatia do leitor, com sua inteligência ímpar e muita força de vontade de correr atrás de seus ideais. O avó dela é um cara genial, sem dúvidas também ganha espaço no coração de quem lê. Deixo para vocês também conhecerem essa personalidade da estória.

Você aprender ciência é muito bacana, mas ver tudo sendo descoberto pelos olhos de uma criança é uma experiência peculiar. Eu realmente fico sem palavras para falar o quão A Evolução de Calpúrnia Tate é tocante. A escrita não é grandiosa ou destacável, mas simples, o que torna a leitura fluída, leve.

O livro como um todo é muito inteligente. De uma forma singela e conquistadora, Jacqueline Kelly traz um conteúdo diferente e de muito bom gosto. Callie tem muitas aventuras, muitos questionamentos e aprendizados para falar pra você, vai perder a chance?

Callie, tem umas pessoas aqui em baixo querendo falar com você, vem cá! 


Título: A Evolução de Calpúrnia Tate.
Título Original: The Evolution of Calpúrnia Tate.
Autora: Jacqueline Kelly.
Editora: Única.
Páginas: 382.
Avaliação: 4/5.

2 comentários:

  1. ITALO MEU AMÔ!!
    Finalmente cê leu essa obra de arte e to dando pulinhos de alegria ao descobrir que você super gostou! Calpúrnia é uma das minhas personagens favoritas (alias, o livro todo) e você soube explicar exatamente como tudo era ligado e coisas assim.
    Tô morrendo de saudades ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CÁ <3

      Oi! Bem que você acertou, ein? Eu adorei, mesmo. Calpúrnia é uma personagem encantadora, e também tô com saudade! Prometo que voltarei! Beijo!

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo