3 de fevereiro de 2015

A Ilha dos Dissidentes, de Bárbara Morais.


A Ilha dos Dissidentes era um dos livros nacionais na lista de desejados por alguns motivos: 1. é nacional (yeah!) 2. é distopia! 3. a autora é blogueira do Nem Um Pouco Épico! Recomendado por Pâm, do Garota It foi uma das primeiras leituras de 2015, e claro, mais uma série distópica pra acompanhar.


Sybil morava em uma zona de guerra, e a primeira coisa que desejava era sair dali, sair daquele local rodeado por mortes, ataques e uma vida nada tranquila. Quando consegue, seu navio naufraga. Todos morrem, exceto ela. É aí que descobrimos que nossa protagonista é uma Anômala - integrante de um grupo de pessoas da sociedade com habilidade especiais. Agora, adotada por uma família e vivendo na cidade com maior número de mutantes, ela precisará enfrentar muitos desafios. 

Quando iniciei a leitura, fiquei com aquela sensação de: já vi isso em algum lugar. Então, você pode lembrar de uma coisa aqui e acolá, mas, Bárbara soube usar todos os artifícios pra montar uma sociedade original, forte e bacana. O que me fez apaixonar pela obra foram dois fatores: escrita e personagens. O modo como o livro é narrado é bem leve, de uma escrita sucinta, que quando você menos espera, 100 páginas já se foram. É um livro eletrizante, regado de cenas de ação e cheio de reviravoltas.

Adorei os personagens de Bárbara logo nas primeiras páginas: carismáticos e cheios de personalidade. Sybil e Andrei, no meu ponto de vista, foram os melhores. Ela tem um passado sombrio (somos apresentados a alguns flashes, bem curtos) e sofrido, mas ao mesmo tempo, tenta esquecer tudo aquilo e viver nessa nova vida. Permanece nela, uma dúvida inicial sobre seus poderes, os seus limites, entretanto, ela vai aprendendo e adquirindo confiança em si mesma, achei muito interessante a evolução dela durante o livro. Andrei é uma criação incrível, cheio de alegria, aquele que faz todos rirem sem motivo, deu um toque genial ao enredo. Há tempos que não via um personagem tão carismático e divertido. 

A dose que Bárbara deu na ficção científica foi muito (mas muito) cativante. O modo como ela foi dando explicações, detalhes sobre poderes, sobre como eles se vestem trouxe uma originalidade aos anômalos. Eu simplesmente adoro distopias que não tem romance meloso. Eu fugo um pouco do lado desse gênero, e quando encontro uma coisa morna, ainda em formação, é um grande alívio. E em A Ilha dos Dissidentes não teve quase romance, é algo novo para os personagens, mas creio que no próximo livro isso se aprofundará.

Em suma, é um livro incrível. Fico muito feliz em encontrar nacionais tão bons, e que estão se destacando no mercado editoral. Bárbara é do nosso ramo, e merece muito mais sucesso. Aos amantes de distopias, nacionais e X-MEN, se aventurem!

Título: A Ilha dos Dissidentes
Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Página: 306
Avaliação: 4/5


Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo