14 de fevereiro de 2015

Mentirosos, de E. Lockhart

E. Lockhart não é um nome muito estranho para o universo literário. Autora de dois grandes livros lançados pela  Seguinte, deixou todo mundo boquiaberto com Mentirosos.

Eu vinha acumulando muita curiosidade para essa leitura, justamente por ter uma premissa misteriosa envolvendo Os Sinclair - uma família de gerações, que além de ser super conhecida e respeitada, todos os anos se reúnem e passam o verão em uma ilha privada. É daí que surge os clube dos Mentirosos, formado por Cadence, seus primos e um amigo de infância.

No verão dos 15 anos, algo terrível acontece com a nossa protagonista e os próximos dois anos são de coma, remédios, amnésia, conturbação intensa e uma dúvida: o que aconteceu com ela? Como ela chegou a esse estado? A família enterrou esse segredo a sete palmos do chão e cabe a ela juntar os cacos e descobrir a verdade.

Me lembro repetidas vezes de que a dor não dura para sempre. De que outro dia vai chegar e, depois dele, mais um.

Muitos livros conseguiram tirar meu chão ano passado, mas Mentirosos, uma leitura de final de ano, arrebatou todas. A trama do livro é muito inteligente, programada e ao mesmo tempo, misteriosa, de arrancar os cabelos. Ao longo da leitura, o leitor é induzido a pensar o quê raios aconteceu com Cadence, e claro que, ninguém advinha.

Comentando sobre o livro com Ayanna, que leu O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks  outro livro da autora (resenha aqui constatamos o uso de metáforas na narrativa de E. Lokhart. Ela é tão descritiva, tão concreta de tudo, que você realmente consegue sentir o lugar através da leitura. O modo da estória ser transmitida foi o primeiro ponto que me agradou: aos poucos, e permeada de grandes emoções, algumas pistas são soltas.


A vida parece bela nesse dia.
Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos.
Sempre seremos.
Independentemente do que acontecer quando formos para a faculdade, ficarmos mais velhos, construirmos nossas vidas; independentemente de eu e Gat estarmos ou não juntos. Independentemente de onde estivermos, sempre poderemos nos reunir no telhado de Cuddledown e olhar para o mar.
Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre.

Algumas histórias de Contos de Fadas são colocadas entre os capítulos para mostrar o sofrimento de Cadence, isso de certa forma, dá uma explanação melhor do estado mental/emocional a qual a protagonista está vivenciando. Foi muito confuso entender tudo no início, mas acho que isso impulsiona o leitor a ler cada vez mais. Ao mesmo tempo que o enredo é tenso, a leitura é fluída e cativante. 

Um ponto forte do livro são os personagens, que meticulosamente são mostrados ao leitor. Por ser uma família rica e poderosa há aquela disputa pela herança, pelo poder, então, existe muita rivalidade. E consequentemente que os pais tentam fazer as crianças despertarem esse sentimento, entretanto, elas não querem, não se interessam. Foi uma crítica muito interessante elaborada por Lockhart. 

O fim é o clímax do livro, é o ponto em que o livro deixa de ter apenas uma temática simplória e ganha vida.

Mentirosos poderia ser definido em: agoniante.
É uma leitura marcante, inteligente, e devastadora.
Cadence tem muitos segredos pra descobrir, vamos ajudá-la? 

Ah, uma dica: quanto menos souber do livro, melhor. Por isso fui tão simplório na descrição da estória. ;) 

Título: Mentirosos.
Título Original: We Were Liars.
Autora: E. Lockhart.
Editora: Seguinte.
Páginas: 272.
Avaliação: 5/5. 

4 comentários:

  1. Eu gostei bastante do livro também <3 Muito intenso, inteligente e diferente (graças a deus o segredo não tinha nada a ver com estupro, que nem a maioria dos livros adolescentes), ainda que não dê para reler em um espaço curto de tempo. :DDDD

    Beeeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Raquel! Não, eu também dei graças porque ultimamente essa vibe tá pegando. Mas, é verdade, quando você termina dá pra perceber os furos. Mas, ainda sim, é uma leitura muito bacana <3

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Esse foi um das minhas leituras preferidos do ano passado, confesso que no começo não estava gostando muito, mas quando o final chegou (com todas as suas revelações) eu comecei a chorar e a abraçar o livro haha.
    Gostei muito da sua resenha e concordo, a crítica que a autora fez para a disputa pela herança foi bem interessante!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samaantha! O começo é bem confuso, mesmo. Você fica tentando se situar, e nada. A autora realmente quis fazer esse jogo com o leitor. Até o meio, é uma leitura normal e qualquer. O fim fez toda diferença pra estória <3

      Beijos!

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo