20 de fevereiro de 2015

Os livros que mudaram minha vida...

Então, se não fosse um determinado livro, eu não estaria aqui escrevendo pra vocês. Não existiria Leitores Possessivos, nem muito menos Italo leitor. Já imaginou o quanto os livros podem mudar sua vida?

Minha jornada literária é enorme, desde criança eu gostei de ler. Até os 8 anos, eu tinha uma coleção imensa do Sesinho. Lia e relia, sem parar. Como eu gostava das atividades, das lições e das edições das viagens. Dá uma nostalgia tão grande, do tempo que se acordava e a única preocupação era terminar de pintar os desenhos.


Aos 9 anos, parei em frente a banca de livros e escolhi um pela capa. Não sabia do que se tratava, nem muito menos o que significa aquele nome estranho: Crepúsculo (Stephenie Meyer). Eu realmente amei aquele livro, independente do que falam hoje, naquele tempo era, pra mim, uma coisa fantástica. Os próximos volumes fui ganhando de aniversário, e por mais que estejam surradinhos, amarelos e tortos, é gratificante ver que foi ali que meu amor por livros, de certa forma, começou.


Foi quando Ênio (obrigado, cabeção) me apresentou o primeiro livro de Percy Jackson: o Ladrão de Raios (Rick Riordan). Mais um presente de aniversário, esse box fez com quê eu realmente me apaixonasse pela leitura. Me deu um gás a procurar mais livros, a ler possessivamente. Além disso, me trouxe grandes amizades, e me fez gostar de história. A série é um dos meus grandes marcos literários, por eu ler com a mesma idade que Percy Jackson tem na estória, e por me mostrar tantos valores através das páginas.


Harry Potter (J.K Rowling) é responsável por um pedacinho da minha infância. Além de serem os primeiros livros comprados com meu dinheiro (juntado ao longo de um ano), me fez aguentar 3 estréias, muita dor e aventuras. Ninguém gosta de ler aqui em casa, então, era desse jeito: "Compra esse livro pra mim?" "Não, agora não posso. Lê os que você já tem". Então, tem um pedacinho de amor, determinação. Foi muito encantador ler tudo que vi e revi nos filmes, ver cada pedacinho, cada pensamento. Me levou pra outra realidade, aquela que sonhos são possíveis, e tudo é mais fácil quando se tem amigos.


Sem dúvidas alguma, outro livro que me mostrou uma realidade nua e crua foi A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak. Tendo a morte como narradora, se tornou um dos meus livros prediletos. Palavras tem poder, e aprendi que devemos aproveitar as oportunidades antes que a narradora desta história bata na sua porta.


Quem me conhece, sabe o quanto amo um livro chamado Passarinha (Kathyrin Erskine). É incrível o quando ele se tornou especial pra mim. Aos olhos de uma criança autista, fez com que eu pudesse ver o mundo de uma forma diferente e levar muitas lições também. Entender o outro e suas limitações é o que Kathryrin traz para o leitor nesta obra incrível sobre perdas, amor e empatia.


Ano passado, me deparei com um livro que tirou meu chão: a cor do leite (Nell Leyshon). Esse livro tão simplório, vai até o fundo da sua alma e dá uma sacodida. Uma realidade nua e crua sobre uma sociedade machista e os sonhos de uma menina que vive muita coisa calada. A empatia e o modo que esse livro é contado é incrível, sem mais.


O último para citar aqui é Divergente, de Veronica Roth. Esse livro, dentre meu gênero favorito, é o que me conquistou. A sociedade construída é encantadora, a originalidade foi tamanha pra me surpreender. A protagonista, na minha opinião, é muito bem construída, e isso reflete muito em seus atos, a postura que ela toma diante de tudo e todos, trouxe muitas reflexões. Acho que é um livro que realmente me marcou. 

 Alguns livros realmente mudam a gente a cada tiquinho, e cada tem um motivo, uma história pra ser sentida. Eu realmente quero muito saber quais livros mudaram a vida, a perspectiva de vocês, e ver se algum deles ainda poder a minha, que tal? Coloca aí nos comentários!

Este post faz parte de uma "blogagem" coletiva com os blogueiros da Sociedade dos Blogs, confira outros posts: 

UNIVERSO DOS LEITORES
BAIÃO DE LETRAS
LINHAS SOLTAS
TRIPLOBOOKS
DANIELA FARIAS
WAY TO HAPPINESS
PIPOCA MUSICAL

16 comentários:

  1. Adorei sua lista e saber mais sobre vc! Amooo A Menina que roubava livros. Amo mesmo...

    A Cor do Leite tá na minha lista já tem um tempo e gostei muito de saber que você gostou tanto dele...

    Bjs, Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa! Que bom te ver aqui! <3

      a cor do leite é um livro realmente encantador. Eu não esperava nada do livro, mas ele te mosta tanto em tão pouco tempo. LEIA LEIA LEIA.

      Italo.

      Excluir
  2. Ítalo, eu me distraí completamente olhando aquele bonequinho da Casas Bahia que você tem, (Brinks).
    Ta aí, admiro você por mencionar Crepúsculo. Eu sou do time que defendo ele foi uma grande porta de entrada para muitos novos leitores por aí, independentemente se é bom ou ruim (eu li depois dos 20 e achei fofo, e daí) haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MELHOR GUARDIÃO DA ESTANTE <3

      Eu acredito que por mais que a saga seja criticada, foi a porta de leitura de muita gente, como foi a minha. Sou muito grato a autora por ter criado, pois se não fosse os livros, não estaria aqui hoje e não teria aprendido tanto.

      Não reli não, mas tenho bastante vontade pra saber como olharia a estória, hahaha

      Italo.

      Excluir
  3. Iiiiiiitaloooooo, ai que foooofo! Adorei seu post :') Até por saber que você comprou HP com dinheirinho suado. É algo realmente especial, parabéns pela determinação e por ter cultivado o gosto pela leitura mesmo quando o pessoal em casa nem sempre deu muito apoio. ;)

    Sobre Crepúsculo, o que dizer, né? Incentivou muita, muita gente a começar a ler, e acho isso ótimo. Também comprei o primeiro pela capa, hahahaha, mas daí eu achei meio nhé e continuei lendo (emprestado) pra saber se aquela diaba virava vampira ou não. Mas oh, é uma geração toda. Assim como a minha foi com HP, a sua foi com Crepúsculo e certamente vou encontrar blogs citando John Green. Faz parte. :))))

    Sobre Passarinha, SIMMMMM, que livro fantástico!!! Fiquei super feliz de ver ele ali na sua lista. <3 Kathryn arrasou, criou uma história única.

    Beijão, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEL QUEL QUEL QUEL! EEEEEE, que bom que gostou, menina!

      Sabe aquela coisa quando você não para enquanto não tem? Foi o que aconteceu com Harry Potter. Foi o primeiro passo pra se tornar um leitor possessivo. :P

      Eu acredito que Crepúsculo também fez parte do inicio da vida literária de muita gente, na época, tinha 10 anos. Não sei se gostaria deles de novo 6 anos depois, mas a gente guarda esse sentimento, né? Faz parte. A gratidão por ter encontrado ele na prateleira e pego ainda existe. :')

      PASSSSSSSARINHA, li por sua causa. Me lembro como hoje. Aliás, li muitos por tua causa e isso me conquista. Acho que nunca esquecerei Caitlin e seus brilhantes ensinamentos.

      Beijos,

      Italo.

      Excluir
  4. Adorei o seu post Italo!
    A Menina Que Roubava Livros também é um dos meus preferidos, mudou a minha maneira de ler livros com uma narrativa mais diferenciada. Passarinha sem comentários! Espetacular!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DANI! Que bom te ver aqui!

      A menina que roubava livros é um livro muito interessante. Pode ser bem complicado de se ler, um pouco confuso, mas é uma baita obra. Passarinha é sem condições! <3

      Italo.

      Excluir
  5. Italo, você sempre tão cheio de fofura! <3 HAHAHA
    Acho que a ~minha geração~ (olha que velha) sempre vai se lembrar de Harry Potter e Crepúsculo. São duas séries que, por mais que arranjem diversos defeitos, fazem parte da jornada literária de muitos. Se não fosse por eles, nem sei o que seria de mim hoje...
    Post muito lindo. Parabéns!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, que saudade de ti!

      A gente olha pra trás, tantos livros que fizeram diferença na nossa vida. E dá aquela gratidão por iniciar a vida literária. Harry e Crepúsculo mudaram muitas vidas, e temos bastante história pra contar. ;)

      Beijo,
      Italo.

      Excluir
  6. Olá Ítalo
    Eu nem me lembrava, mas eu também tinha uma coleção imensa de livros do Sesinho. Tinha também uma infinidade de gibis da turma da Mônica e do Duck Talles. Na verdade, tinha todo tipo de gibi kkkk. A alguns (vários) anos, doei todos para a escola onde estudava. Tenho saudade, mas sei que fiz uma boa ação ;) Harry Potter mudou minha vida completamente, assim como AMQRL. Olhai os lírios do campo e A cabana também são livros marcantes e bastante especiais para mim.
    Sua lista me fez ficar pensando em quais livros eu colocaria em minha própria. Quem sabe eu ainda não faço uma lista assim?
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Lary!

      Sesinho é uma coisa que marca a vida da gente. Uma das primeiras coleções que tive na vida. Adorava qualquer tipo de gibi, sempre fui louco por estórias. Também doei os meus, pra minha escola, e espero que estejam mudando a vida de vários alunos, como mudou a minha. Saudade fica, sim.

      Harry Potter e Crepúsculo são livros que trouxeram muita gente para as páginas, para os sonhos e para as páginas. Somos dessa geração o/.

      Faz essa lista sim! Adoraria conhecer teus livros!

      Beijos,
      Italo.

      Excluir
  7. Até hoje não li A Menina Que Roubava Livros acredita? Também sou louca pra ler Passarinha!
    Parabéns pela lista, acho que dá pra conhecer um pouco de cada um através dos livros!
    Bjos, Kellen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kellen! Tudo bom?

      Acredito que os livros que a gente lê diz muita coisa sobre nós mesmos. Essa foi uma forma (brilhante) de nos conhecermos. Você precisa ler AMQRL, logo! É encantador e muito incrível.

      Passarinha é sem condições, é um daqueles que eu nunca vou parar de falar.

      Beijos,
      Italo.

      Excluir
  8. Oi, Italo! Adorei saber quais foram os livros que mudaram a sua vida!! E também amei participar dessa postagem coletiva.. Já tô ansiosa pra fazer a próxima! hehe ;)

    bjs!!
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Tudo bom?

      Melhor postagem coletiva, sim <3
      Adorei conhecer os teus também!

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo