31 de maio de 2015

O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle


O Planeta dos Macacos me despertava muito interesse, desde que a Aleph anunciou o lançamento. Nunca assisti nenhum dos filmes, mas os trailers já demonstravam que a estória era fantástica. Decidi deixar-me levar pela narrativa escrita por Pierre, e superou todas as expectativas em apenas 216 páginas.

Se fosse pra definir a melhor leitura de 2015, esse livro ganharia o pódio facilmente. Escrito em 1963, o livro aborda a história de um casal que passa férias na praia, quando encontram uma garrafa lacrada. Dentro, várias páginas contam uma estória incrível: a de um planeta habitado por macacos.



Com a narração de um dos tripulantes, Ulysse Méroi, nós somos levados a conhecer a jornada, desde o espaço até as descobertas incríveis, de como foi embarcar no planeta Betelguese. Sem saber o que os esperava, descobrem uma sociedade bem diferente da Terra, e com muitas peculiaridades. Passando por diversos problemas e descobrindo esse novo povo, ele trará todo o relato para os leitores com uma precisão incrível.

"Pois a criatura era um macaco, um gorila imenso. Em vão repeti pra mim mesmo que estava enlouquecendo, afinal não restava nenhuma dúvida quanto  à  espécie. Mas encontrar um gorila no planeta Soror não era a principal extravagância do episódio."

Eu decidi não contar muito da trama pra vocês porque, assim como aconteceu comigo, a medida que eu lia, eu me surpreendia mais. Não foi por nada que esse livro se tornou um clássico da cultura pop, O Planeta dos Macacos tem uma genialidade ímpar em todos os seus sentidos.

Pierre Boulle consegue transportar o leitor facilmente para sua ficção científica, e constantemente temos a impressão que tudo é real. Os personagens foram muito bem feitos, e você consegue se afeiçoar a todos de uma forma muito rápida.


Eu nunca fui um amante da ficção científica, mas nos últimos meses, é um estilo literário que tem me despertado interesse, e penso que Planeta dos Macacos foi um ótimo "começo" para essa aventura. Quando acabei o livro, fiquei boquiaberto com uma coisa; Pierre instaurou uma crítica (muito bem elaborada, por sinal) imensa a sociedade atual. Um fato que é perceptível no dia a dia, como numa simples ida ao supermercado, por exemplo, 

Acredito que, esse seja um daqueles livros que mesmo que eu faça 1000 linhas descrevendo sua genialidade, não conseguirei colocar todo o misto de sentimentos. A linguagem utilizada pelo autor foi de fácil compreensão, e rapidamente se vão as três partes que compõem o livro. 


As edições da Aleph tem um diferencial sensacional das demais editoras: entrevistas e alguns extras. Neste livro, há uma entrevista bem bacana com o autor e um posfácio sobre os filmes e a estória desses macacos tão queridos. Além de claro, parecer um moleskine e com uma capa lindona. 

Esse, sem dúvidas, será um dos livros que eu vou encher o saco de vocês até vocês lerem, beleza?





6 comentários:

  1. EEEEEE!!!!

    Concordo SUPER com vc: é um livro maravilhoso pra despertar o interesse por livros de scifi <3 Tô quase acabando o livro, e achei ousado, sensacional pra época (e pros dias de hoje tbm). Ver como os macacos tratam os humanos chega a ser até engraçado. :P

    Beijo gigante <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EEEEEEEEEEEEE, tia!

      Comecei por bons caminhos, graças a vocês. Também concordo com ti, é bem ousado e incrível. A reação deles com tudo é bem engraçado mesmo, e umas cenas são hilárias, outras são bem fodásticas. É um misto de amores que Pierre deixa pra nós!

      Beijo!

      Excluir
  2. Viciante e empolgante...

    Fiquei muito emocionada com a história, achei o final surpreendente. Uma lição né? Impossível não refletir sobre a nossa suposta "superioridade".

    Beijos, Isa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito viciante, Isa! Depois da 100, não consegui nem largar o livro.

      Achei a estória tão bem elaborada, foi muito mais do que pensei. O final foi sensacional, eu realmente fiquei bem surpreso. A crítica que ele conseguiu construir indiretamente (ou bem direta, mesmo) torna o livro um clássico inesquecível.

      Não vejo a hora de ler sua resenha! ;)

      Beijo!

      Excluir
  3. Ai Jesus, meu salario ahhaah! Adorei a resenha, mas mais ainda a empolgação! Já quero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RIP SALÁRIO, RIP.

      Obrigado, Lígia! Espero que goste, o livro realmente vale a pena <3

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo