1 de maio de 2015

O voo da Libélula, de Michel Bussi.


Em 1980, um avião cai em uma região montanhosa entre a França e a Suíça, deixando apenas uma linda garotinha de 3 meses como sobrevivente. Entretanto, no voo tinham duas garotas recém-nascidas. É nesse momento que cria uma dúvida: qual delas? As famílias, uma rica e outra pobre, tentam descobrir a verdade que não se mostra fácil em uma época onde o exame de DNA não existia. Com inúmeras dúvidas e sem provas concretas, o tribunal toma uma decisão. Contudo, a dúvida ainda permeia uma das famílias, que decide contratar um investigador particular: o Crédule Grand-Duc, um ser misterioso e que fará de tudo para descobrir a verdade.

Dezoito anos se passaram, e o investigador ainda não consegue descobrir qual é a verdadeira garota. O caso já virou parte de sua vida e toma conta de sua mente a todo instante. Sem aguentar essa situação, decide se matar e envia todas as provas coletadas para a garota sobrevivente.

No momento de puxar o gatilho, em frente ao jornal de 1980 com a notícia do acidente, ele percebe uma coisa que desvendaria o caso. Mas antes que pudesse revelar, foi assassinado. E agora? Como saberemos da verdade? A menina é Lyse-Rose ou Émilie?


Como se já não bastasse tamanha reviravoltas em 18 anos, a sobrevivente desaparece após a leitura do diário, deixando um recado e o caderno do investigador para seu irmão, que precisará de muita inteligência para resolver este mistério. Aonde estaria sua irmã, e será que ela é mesmo sua irmã?

O modo como o autor conduziu a trama foi onde ele acertou em cheio. Atráves de um paralelo entre o diário do investigador e a atualidade. Entre descobertas do passado e atos dos personagens somos levados a desvendar essa mistério ao longo de 400 páginas.

A personalidade do detetive foi uma característica bem marcante. Ele tem um gênio forte e apurado. E suas escolhas inferem muito no gosto pela narrativa, há capítulos bem sem lógica que você fica pensando: esse homem é um louco. Então, ele volta e faz: eu estava certo, leitor.

O livro tinha uma premissa bem marcante, mas ele realmente mexe com a cabeça do leitor, e é nas últimas páginas que o segredo é revelado, pena que foi menos do que esperava. Eu tinha altas expectativas para o desfecho, e foi uma coisa tão simples. Eu acredito que ele poderia ter trabalhado melhor e ter trazido um clímax mais bem elaborado.


Ainda que o livro tenha se deslizado um pouco no fim, ainda é uma leitura válida. Para aqueles que já estão acostumados com livros de suspense, verão uma história bem diferente no mercado editorial. A escrita de Michel é muito fluída, ainda que se torne maçante em determinados momentos, mas muito bem arquitetada.

E o livro virará um filme, para nossa felicidade. Acredito que ele funcionará muito bem como adptação cinematográfica por ter um tema que instigue todas as idades. Enquanto não é lançado, aproveitem para conferir livro, que foi lançado pela Editora Arqueiro. 

Embora não tenha superado minhas expectativas, ou eu tenha colocado empolgação demais, é uma leitura bacana. Preparados para embarcar nesse voo misterioso?

Título: O Voo da Libélula.
Autor; Michel Bussi.
Editora: Arqueiro (2015).
Páginas: 400.


4 comentários:

  1. Adorei a premissa do livro, e acho que vai dar um filme muito bom também! Eu não costumo ler livros assim, mas fiquei bem curiosa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo bom contigo?

      O livro tem uma premissa bem legal mesmo, acho que vai dar um filme frenético e emocionante. Adoro livros nesse estilo, alguns me surpreendem, outros nem tanto. Mas são leituras bem proveitosas, se quiser dicas, só falar, ein?

      Beijo!

      Italo.

      Excluir
  2. To louca pra ler
    Pela resenha me pareceu bem empolgante esse suspense realitico

    ResponderExcluir
  3. To louca pra ler
    Pela resenha me pareceu bem empolgante esse suspense realitico

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo