24 de junho de 2015

A Lista Negra, de Jennifer Brown



A Lista Negra me despertou interesse desde que a Pam, do canal Pam Gonçalves, fez toda a blosfera literária se interessar pelo livro. O tema do livro é bem meticuloso, o que tornou mais um ponto favorável para iniciar a leitura.

Com um tema delicado, somos levados a conhecer a traumatizante estória de Valerie e o colégio Garvin. Valerie e seu namorado sempre foram zoados, ou vítimas de bullying, por serem eles mesmos. Sendo um o refúgio do outro, vivem nesse lugar, como uma tortura diária.

Até que um dia, surge uma ideia para os dois: criar uma lista de coisas que eles odeiam no ambiente escolar, na vida, na rua, qualquer coisa. E até pessoas são acrescentadas na intitulada Lista Negra do casal.

Em mais uma brincandeira diária, Nick chega ao seu limite, e causa uma chacina na escola, matando todos os nomes daquela lista, além de atirar na namorada e cometer suicídio. Valeria não sabia que seu namorado estava prestes a fazer o ato, mas quem sofre as consequências é nossa protagonista.

Mesmo após todas as mortes, cirurgias, perdas e danos, ela decide voltar pra mesma escola. Sabendo que todos a culpam, tenta sobreviver e encontrar uma saída nesse mundo insano.

Eu não sabia o que esperar da estória, por justamente não procurar saber mais sobre o enredo. Acho que isso ajudou com as minhas expectativas, pois a leitura fluiu de uma forma incrível. A Lista Negra é intenso, e ao mesmo tempo que possui um tema pesado, tem um enredo enlouquecedor.



Eu já tinha lido outros livros na mesma linha literária, como Passarinha (resenha aqui) — lançado pela Editora Valentina. E sabia que iria encontrar uma carga agoniadora. Mas, acompanhar a vida dessa garota, com tantos dilemas e provações foi uma tarefa bonita. Bonita no sentido que ela pode encontrar uma luz no fim do caminho, e essa luz veio de uma maneira inesperada e incrível.

Acredito que a mensagem que Jennifer Brown queria passar foi feita com maestria: a entender melhor o outro, a se colocar na situação alheia.  A escrita rápida, aliada a manchetes do Jornal da Cidade, trouxe a gente pra mais próximo da situação. Os personagens secundários são bem construídos, além de que, cada personagem desensolve um papel fundamental na narrativa, por mais breve que seja sua aprição.

No começo, não senti empatia com Valerie. Mas depois fui compreendendo-a atráves de seus pensamentos. Minha única ressalva é com a temporaneidade do livro, que com suas 271 páginas, que voa nas suas mãos. Quando se menos espera, estamos a um tempo bem distante dos acontecimentos. Nada que atrapalhe a leitura, mas foi apenas um ponto que me incomodou no desfecho. A edição da Gutenberg está muito bem trabalhada, trazendo uma diagramação lindona e uma capa com detalhes incíveis.


A Lista Negra é um livro de risadas, de lágrimas, de superações, de segundas chances, de reviravoltas, de amizade, de confiança, e de como tudo tem um jeito. Com ele, aprendemos a entender o outro, e ver que: quando pensamos que tudo está perdido, sempre tem uma saída. Mesmo que ela seja de uma pessoa que você nunca esperou.

Título: A Lista Negra.
Título Original: Hate List.
Autora: Jennifer Brown.
Editora: Gutenberg.
Páginas: 271.

2 comentários:

  1. Italo, esse livro é incrível. Arrebatador. Eu terminei e fiquei refletindo por horas.
    Excelente resenha!

    Bjs, Isa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! També achei o livro incrível, e como ele dá ao leitor tantos pensamentos. A autora foi felizarda em mexer tanto com os nossos sentimendos! Obrigado por vir, adoro te ver por aqui! <3

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo