8 de julho de 2015

O Princípe de Westeros e outras histórias

O Princípe de Westeros, lançado pela Editora Arqueiro, é uma coletânea de contos organizados por, ninguém menos que, George R. R. Martin e Gardner Dozois. Contos fantásticos criados por grandes autores como Gillian Flynn e Neil Gaiman. O que todos tem em comum? Falam sobre canalhas em seus mais variados tipos, em suas variadas idades e locais. E quem não gosta daquele(a) personagem bem canalha?



A diversidade de mundos fantásticos e personagens incríveis reunidos no livro é enorme. Acredito que esse seja um dos grandes motivos para desejar esse livro, pois tem desde fantasias atuais, como o conto da Flynn, até fantasias bem fantásticas como a do Martin. E como havia um tempo que não lia contos, resolvi apostar na leitura.

"Curta a leitura... mas tome cuidado. Alguns dos cavalheiros e encantadoras damas destas páginas não são tão confiáveis assim".

Comecei com o conto da Flynn e devo dizer uma coisa: que conto incrível. Já tinha tido uma relação bem conflituosa desde Gone Girl, mas esse conto me deixou de queixo caído. Ela consegue fazer o leitor ansiar pelo fim do conto. Em poucas páginas, somos levados a uma estória tão cativante e sombria que é impossível parar de ler. Ah, sua cabeça consegue ser enganada e surpreendida com personagens tão misteriosos e provocadores que é impossível dizer quem diz a verdade.

Outro que me agradou muito foi o do Rothfuss. Autor da aclamada série O Nome do Vento, ele conseguiu construir uma estória engraçada e fantástica (sim, nos dois sentidos). A ambientação da estoria é a responsável pelo tema do conto, que por sinal, ficou incrível. Além do canalha que é um personagem excepcional. E depois desse contato incrível com o autor, pretendo me aventurar nas aventuras de Koethe.


Connie Willis e Joe R. Lansdale foram autores que pude ter contato com a coletânea de contos. Foram cômicos, principalmente o do Joe, e por mais engraçado e louco que seja, consegue entreter e tem um estilo bem próximo da Flynn. São estórias que mesmo bem curtas que deixam um gosto de "quero mais". O do Martin, que dá o nome ao livro, foi um conto bem interessante, mas bem restringido a quem conhece a série As Crônicas de Gelo e Fogo, e como eu não sou um leitor, senti-me um pouco perdido, mas ainda sim, foi uma leitura bacana e pude conhecer sua escrita. 

O conto do Neil foi outro muito interessante. O modo como esse autor conduz a narrativa é de uma maestria incrível, além de demonstrar uma fantasia cativante, mesmo que simples e curta. Os personagens são sempre tão únicos que temos a impressão de que os acompanamos há muitas páginas e quando se menos espera, o mistério acaba. Infelizmente. Neil não decepciona, garanto!

São 10 contos super diferentes, com diversos canalhas, e com uma criatividade anormal. Adorei a dinâmica do livro, de poder conhecer diversos autores, diversos mundos e trazer outros trabalhos de grandes nomes desse gênero. Tenho me aventurado recentemente na fantasia, e esse foi mais uma confirmação do quanto esse gênero me encanta mais e mais.



 A gente pode viajar e sair do nosso mundo sem saber o que vem pela frente e ser surpreendido a cada capítulo. Os mistérios, mesmo que desvendados nas próximas páginas, se tornam tão empolgantes que é impossível largar o livro. Só a introdução desse livro já vale todo o dinheiro investido nele, só avisando a vocês!

Sem dúvidas, mais uma grande leitura desse ano que tá rendendo muita coisa boa. A edição está muito bem diagramada, além do cuidado com a capa e a revisão. Não tem nem como não recomendar, não? 

Título: O Princípe de Westeros e outras histórias.
Autores: George R. R. Martin, Neil Gaiman, David W. Ball, Gillian Flynn, Paul Cornell, Scott Lynch, Phyllis Einsenstein, Joe R. Lansdale, Patrick Rothfuss e Connie Willis. 
Editora: Saída de Emergência.
Páginas: 482.


4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Estou lendo este livro e gostando muito. Mas, como não gostar né. Só fera neste livro.

    Abraços.

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, ANA! Tudo ótimo!

      Esse livro é muito bom mesmo. Espero que goste tanto quanto eu <3 Só tem autor incrível, não tem nem como recusar a leitura!

      Abração,

      Italo.

      Excluir
  2. Só AMOR por esse livro! Só isso que digo! E claro, Gillian Flynn, SUALOUCA! <3
    hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LYYYYYYYYY, né! Gillian deixa a gente agoniado, a narrativa é muito inteligente! E quem revisou tá de parabéns, ein? ;)

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo