3 de agosto de 2015

Mário Prata entrevista uns Brasileiros

Mario Prata é jornalista, cronista, dramaturgo e tem mais de 50 anos de carreira. E recentemente lançou um livro pela Record, o Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros. Imaginem minha cara quando percebi que os entrevistados não estão mais vivos e tudo que sabemos deles estão nos livros de história. É, o autor volta no tempo pra conversar com pessoas incríveis, como Pedro Álvares Cabral, Aleijadinho, D. Maria I, e Dom Casmurro, e conta tudo pra gente de uma forma cômica, engraçada, inteligente e histórica.



Eu não tinha muitas expectativas quanto a esse livro, mas ele conseguiu me conquistar na primeira entrevista. Mario não só mistura a história, mas também conseguiu colocar uma personalidade aos grandes nomes brasileiros — na maioria das vezes, engraçada e totalmente inesperada. Minha surpresa foi tamanha quando eles começam a conversar sobre como o tal morreu ou como eles falam do brasileiro atualmente.

"Não sei se caberia aqui neste livro, onde costumo cutucar os absurdo dos nossos heróis. E rimos juntos. Eu e eles".

Muitas vezes somos aqueles alunos que sabem do ocorrido, mas nunca viram a cara da pessoa que fez tanto para nosso país. Acredito que essa seja uma das maiores surpresas desse livro, poder conhecer o lado humorístico, chato e real de cada um. Mário Prata viaja no tempo, supera as barreiras de vida e morte e entrevista grandes nomes do nosso Brasil.



A do Dom Casmurro é uma das minhas preferidas. Um dos maiores mistérios (traiu ou não traiu?) da literatura é ironizado e regado de risadas nesta entrevista. Ele ainda consegue trazer um patamar histórico no início, contando o porquê, onde nasceu, quando morreu, além do local que se encontraram para as brilhantes entrevistas.

Apesar do contexto em que a obra se baseia, é uma fonte de informação muito útil. Foi ótimo conhecer mais sobre grandes nomes, como aconteceu comigo com os relatos de Xica da Silva e Marquesa de Santos. É como se nós, leitores, estivéssemos lendo uma revista e um famoso atual fosse o entrevistado. A escrita do autor é muito contemporânea, muito brasileira, traz muito da nossa cultura popular e isso a torna mais aconchegante. 



Com pouco mais de 240 páginas e com muita genialidade, Prata surpreende. Para os amantes de história, é mais do que uma recomendação. Com uma diagramação incrível da Editora Record, é quase que obrigatório ter um exemplar na estante. Inovador e cativante — dois adjetivos que poderiam definir inteiramente Mario Prata Entrevista uns Brasileiros. 

Título: Mário Prata Entrevista Uns Brasileiros.
Autor: Mário Prata.
Editora: Record (2015).
Páginas: 248. 




3 comentários:

  1. Não acredito que eu ainda não conhecia esse livro.
    Valeu a dica!!!!!

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Eu ainda não conhecia esse livro. Mas amei dica, ele perece ótimo!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, Ítalo!
    Como eu não conhecia esse livro???
    Simplesmente perfeito.

    Obrigada, de verdade, pela dica.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo