10 de agosto de 2015

Quem é você, Alasca?, de John Green


John Green já fez muita gente chorar, ter raiva e querer jogar o livro longe. E esse não foi diferente. Quem é você, Alasca? é o livro de estréia do autor, que é um dos mais conhecidos no Brasil. Acredito que Alasca tenho um diferencial quando comparado aos outros livros, ele não tem nenhum tema que gire em torno dele, é apenas um relato extraordinário sobre a vida de alguns adolescentes.

Miles é um garoto de 16 anos que decide sair das casas dos pais para morar em um colégio interno. Em busca de Um Grande Talvez, é fissurado pelas últimas palavras de pessoas famosas e não imaginava que o Culver Creek mudaria tanto sua vida. Lá, conhece duas pessoas que se tornarão seus amigos primordiais para viver na escola: Alasca e Chip.

A garota é inteligente, linda e completamente apaixonável. Além disso, tem um dilema (assim como Um Grande Talvez para Miles) baseado no seu livro preferido, O General do Labirinto (Gabriel García Marquez). Na obra, há uma citação sobre como o personagem sairá do labirinto, mas Alasca se pergunta se a morte ou a vida é a resposta, e de qual ele precisa escapar. É um mistério daqueles que você se encanta por ser tão profundo e ao mesmo tempo, metafóricoIsso deixa Miles instigado e a gente também. 

Contando as melhores coisas que acontecem na escola, os trotes, a vida, as agonias e felicidades, você conhecerá esses personagens como amigos próximos.


Não foi por nada que esse livro virou o meu favorito do autor. Acredito que Alasca tenha bem mais que os outros por ser tão simplório e profundo, por falar tanto em pouca coisa, por amar e odiar, por ser perfeito e imperfeito. É engraçado como tudo se conecta, como no começo tudo parece tão normal e basta algumas páginas para algo te deixar boquiaberto. 

John Green escreve para adolescentes, mas tem um diferencial enorme: coloca todos os seus anseios, pensamentos, medos e alegrias. É um livro muito similar a realidade do seu público, talvez seja essa a fórmula de encantar do autor. Quem é você, Alasca? é um livro que aos poucos te conquista, aos poucos faz você se apaixonar e de repete tudo faz sentido.

A leitura é muito fluída e sua divisão em dias ajuda bastante o leitor a se situar na história (por mais estranho, inicialmente, que seja). A ideia de colocar um teor filosófico no livro deu uma inovação incrível a trama, que fez com que todos nós pensássemos um pouco na vida, no tempo de colégio, nas loucuras que fizemos e na saudade que isso dá.



A edição que li é comemorativa de 10 anos da publicação. E dentre tantas edições incríveis de Alasca, essa tem um diferencial enorme: os extras. Com cenas cortadas, entrevistas e muitas histórias sobre o processo de criação do livro (que foi bem lapidado, se podemos dizer) somos agraciados com mais detalhes dessa estória incrível. Por ser o primeiro livro de John, teve um desafio a mais com sua agente, muito trabalho e dedicação que resultou num livro memorável.

Alasca é uma personagem daquelas que você se apaixona. Por mais que ela faça coisas que nos desagradem, por mais que ela tenha defeitos, seus defeitos a tornam incrível. Essa é uma daquelas personagens que eu gostaria de conhecer e tentar entender essa mente brilhante, pelo menos por alguns minutos. Assim como cada personagem, o autor nos deixa um dilema, uma interpretação a se fazer. E é por essa e outras coisas que você favorita o livro sem pensar duas vezes.


Seria impossível colocar todas as emoções e sentimentos que Quem é você, Alasca? desperta em você. É incrível, engraçado, realista, nostálgico, inesperado e encantador. Alasca Young merece ser lembrada, conhecida e descoberta. Quem são vocês, leitores? 


Título: Quem é você, Alasca?
Título Original: Looking for Alaska.
Autor: John Green.
Editora: Intrínseca (2015).
Páginas: 336.

4 comentários:

  1. Oi!

    Achei muito linda essa edição. Esse vai ser meu próximo livro do autor, tô preparada pra chorar do começo ao fim. HAHAHAHA
    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, CINTIA!

      Essa edição tá caprichada, ein? Prepara os lenços, prepara! :)

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Italo!
    Haha, eu já tinha lido Quem é Você, Alasca? Antes. Foi o segundo do João Verde que quis ler, e como você, não me decepcionei. Adoro a escrita dele, e embora Cidades de Papel e O Teorema Katherine não seja meus favoritos, esse é :3 Alasca é uma personagem encantadora sem dúvidas, e essa edição está linda, mas ainda prefiro a minha, com a primeira capa que foi publicada. Dessas novas edições que sairam, eu compraria a da Martin Fontes, porque amo aquela do girasol ou então a que é em HQ.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David! Alasca é realmente incrível! Adoro Cidades de Papel e OTK é o que menos gosto do Green. Alasca é incrível, sem mais.

      Alasca é aquele livro que não sabemos qual comprar, mas eu ainda fico com essa. Os extras são sensacionais, dá pra gente conhecer mais sobre o processo e isso torna tudo tão MAIS magnífico. A HQ parece ser sensacional também! o/

      Abraço!

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo