17 de setembro de 2015

Isla e o final feliz, de Stephanie Perkins


O terceiro livro da trilogia de Stephanie Perkins narra a estória de Isla Martin, uma ruiva tímida e melhor aluna da classe, que tem uma queda por Joshua Wasserstein desde o primeiro ano na SOAP. Ele, para sua infelicidade, nunca pareceu notá-la como ela gostaria, porém já trocaram algumas palavras durante todo esse tempo. Nas férias, em NY, Isla acaba dando de cara com o garoto em uma cafeteria, mas seu estado não é lá dos melhores — está sob efeito de analgésicos — e, depois da conversa que os dois têm naquele momento constrangedor, não voltam a conversar quando retornam a Paris para estudar.

No entanto, Josh, o qual tem um amor ímpar por desenho, vive muito calado e solitário, e isso se deve ao fato de que todos os amigos que conquistou (personagens de Anna e o Beijo Francês) já se formaram. A maior parte do seu tempo é dedicada a desenhar, ou a viajar pelos países da Europa nos finais de semana, conhecendo novas culturas. Isla, por sua vez, só conta com seu amigo de infância, Kurt, apesar de ter sua irmã mais nova estudando na mesma escola. Quando ela e Josh finalmente começam a se aproximar, toda a timidez desaparece, e o que parecia impossível pra ela — que ele sentisse o mesmo — agora faz parte de sua realidade.


A relação de Isla e Josh flui de modo rápido, assim como a leitura do livro. Eu, particularmente, adoro o tipo de livro que nos leva para viajar com ele — Paris, Barcelona, Nova York... É como estar presente naquele lugar, em uma realidade totalmente paralela da que estamos. O jeito com Perkins escreve nos prende, nos faz querer descobrir o final, saber como tudo vai se resolver. Apesar de ser um ótimo livro, o que senti com Anna e o Beijo Francês não aconteceu novamente, e eu esperava que acontecesse. Acredito que o outro tenha mais elementos que me conquistaram do que Isla e o Final Feliz, mais personagens para a trama que a deixam movimentada.

Contudo, sem comparações e analisando separadamente, Isla e Josh têm seu modo de encantar o leitor (e de nos deixar apreensivos!), vivem o momento de um modo único e a autora conseguiu passar bem os efeitos do amor e a ideia de final feliz, mas sem deixar de mostrar o lado real de uma relação, a construção do relacionamento. Lola e Cricket — os quais ainda não conheço bem, por ainda não ter lido Lola e o Garoto da Casa ao Lado — aparecem durante o livro, assim como St. Clair ~suspiro~ e Anna, que protagonizam uma cena amável.


A capa ficou perfeita, assim como toda a diagramação. As cores e a imagem de Nova York estampadas trouxeram simplicidade e beleza. Aquele friozinho na barriga de terminar um livro de Stephanie Perkins que acaba exatamente como a gente espera é uma sensação ótima, e não poderia deixar de recomendar para quem já leu os outros dois da trilogia e/ou gosta desse estilo de romance. Prepare-se para se apaixonar entre a cidade luz e a cidade que nunca dorme.

Título: Isla e o Final Feliz.
Título Original: Isla and the Happily Ever After,
Autora: Stephanie Perkins.
Editora: Intrínseca (2015).
Páginas: 299.

2 comentários:

  1. Oi...

    Amo a escrita da Stephanie Perkins, ela é maravilhosa. Amo essa trilogia e espero ler Isla logo logo.
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Muito obrigada. Também amo a escrita da autora, traz uma sensação ótima.
      Beijos,
      Ayanna

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo