25 de novembro de 2015

NÓS, DE DAVID NICHOLLS


Douglas Petersen tem 54 anos e é casado com Connie há 25. Os dois têm um filho chamado Albie (cujo apelido é Ovo), de 17 anos, com quem estão planejando viajar pela Europa, devido às últimas férias do garoto antes de entrar na faculdade. Contudo, no meio de uma madrugada, Connie acorda Douglas e comunica que quer se divorciar, deixando-o extremamente surpreso. Depois de tanto se questionar por quê, ele acredita que a viagem — a qual não seria cancelada — será uma forma de fazer com que que sua esposa mude de ideia e também uma maneira de aproximá-lo do filho.

Ao longo do livro, Douglas narra não apenas o presente a partir de seu ponto de vista, como também vários acontecimentos do passado. Conheceu Connie em um jantar na casa de sua irmã, para o qual não queria ir, pois o ciclo de amizade da irmã não lhe interessava e ele sempre havia sido uma pessoa pouco sociável. Porém, Connie o atraiu pelo jeito, apesar de ser um pessoa diferente dele — uma artista bem resolvida —, e depois de tantas conversas naquela noite, vieram encontros, mais proximidade, até que já estavam apaixonados um pelo outro.


Albie sempre foi mais apegado à mãe, e, de certo modo, o pai e ele se tornaram um tanto distantes. Fica claro que Douglas quer mudar aquele quadro tanto quanto quer fazer com que Connie mude de ideia sobre o divórcio, dando importância às duas relações. A narrativa de David Nicholls traz consigo uma carga realista e isso é bem positivo em uma obra como essa; talvez seja este fato que faça o livro deixar uma mensagem ainda maior para o leitor.

Acabei gostando muito da ideia de conhecermos o passado a todo instante ao longo da narrativa. Não conhecemos apenas a situação atual da família, mas sim todo o trajeto que eles traçaram até ali, e passado e presente podem se relacionar em diversos momentos. O autor também é bem detalhista, mostra o dia-a-dia do casal durante a viagem de forma que talvez seja cansativa em alguns momentos pela falta de uma rotina movimentada sempre, porém os capítulos são pequenos e a leitura fui rapidamente. Nós nos sentimos íntimos dos personagens, pessoas com defeitos e reais. Acredito que seja uma boa leitura para qualquer momento da vida, trazendo ensinamentos muito úteis e reflexões sobre o relacionamento familiar.


Título: Nós.
Título original: Us.
Autor: David Nicholls.
Editora: Intrínseca (2015).



Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo