2 de dezembro de 2015

CAIXA DE PÁSSAROS, DE JOSH MALERMAN


Fazia um bom tempo, nesse turbulento 2015, que não lia algo tão frenético e conquistador como Caixa de Pássaros. Em meio a um ano intenso de estudos, ficava difícil encontrar algo que realmente me tirasse do foco e acredite, esse livro conseguiu. Desde o lançamento vinha desejando a leitura como nunca e já nutria uma expectativa grande. O livro, além de ir por um viés que eu não esperava, mostrou uma trama arranjada e diferente.


"Você é uma péssima mãe, pensa Malorie. Por não encontrar uma maneira da qual os filhos possam conhecer a vastidaão do céu. Por não achar um jeito que os permita correr livres pelo quintal, pela rua, pelo bairro de casas vazias e carros velhos".

Hugh Howey, autor de Silo que escreveu referências na capa do livro, colocou uma frase que faz total jus a narrativa; "Um livro que deve ser lido de uma vez só. Ninguém havia escrito uma história de terror como essa antes". Sou um leitor novo na área de terror, mas Josh conseguiu me mostrar uma empatia que transcende as páginas e traz os sentimentos de medo ao leitor também.




Ninguém sabe como ou quando começou. O mundo inteiro entrou em um caos e há 5 anos e existem poucos sobreviventes escondidos em suas casas, com portas e janelas trancadas. Vivem em um cárcere e com uma regra crucial: não abra os olhos fora da casa. Basta uma piscadela pra ver a morte, uma olhada e você deixa esse mundo. E é dessa forma que nossa protagonista, Malorie, educa seus dois filhos para sobreviver em meio a esse mundo insano. Porém, precisa se mudar para outro lugar, ir para um lugar onde sua família fique segura, e tudo isso de olhos fechados.


"Sim, o mundo atrás da venda é um tom de cinza doente".

Com uma trama cheia de mistérios, tanto para o leitor como para o personagem, somos levados a uma narrativa complicada, angustiante e bastante sólida. Alternando o tempo através dos capítulos, ele nos dá uma visão do passado, de como tudo surgiu e se consolidou, e uma visão do presente, essa cada vez mais horrorizante.

Um fator bem interessante do livro foi como ele tratou dos sentimentos dos personagens na trama. Foi um relato fictício tão bem trabalhado que dava a impressão de ser algo real, algo presente, algo nosso. O leitor, completamente perdido sobre o que ser esse caos, se apega aos personagens e seus medos de uma forma incrível. 



As vertentes desenvolvidas no livro, para explicar o mistério, foram MUITO interessantes. Ele realmente brinca com os pensamentos do leitor. Inúmeras vezes me senti dividido com as opiniões e suposições dos personagens. É um livro daqueles que te enlouquece por um desfecho, que tira tua atenção de qualquer outra coisa.

Caixa de Pássaros é um livro muito bem arranjado. Pensado nos mínimos detalhes, foi uma das grandes surpresas de 2015. Recomendá-lo seria pouco, é uma leitura obrigatória para os amantes de suspense, de terror, e daqueles que gostam de arrancar os cabelos com mistérios.

Ah, pra não esquecer: esse livro tem uma das dedicatórias mais lindas que já li nesses 6 anos de vida literária.
Título: Caixa de Pássaros.
Título Original: Bird Box.
Autor: Josh Malerman.
Editora: Intrínseca (2015).
Avaliação; 5/5.




4 comentários:

  1. Eu, amante de terror, nem preciso falar que amei esse livro né? Até ganhei um exemplar autografado <3
    Virei fã do Malerman!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEEEEEEEEEEEEEE, então somos dois, Soraya!
      Malerman foi genial na Bienal, queria ter ido/conhecido! Já quero mais livros dele, sim1

      Beijos,
      Italo.

      Excluir
  2. Acho a premissa do livro bem interessante, mas já vi tantos comentários contraditórios que, aos poucos, fui perdendo a vontade de ler. Que bom que você gostou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Caixa de Pássaros é um livro bem diferente, mesmo! A blogsfera é meia dividida quanto ao livro, mas eu adorei! Tenta ler sim, vai que você gosta! Garanto que é bem legal! ;)

      Beijos,
      Italo

      Excluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo