14 de dezembro de 2015

JULIETA, DE ANNE FORTIER


Embora eu nunca tenha sido a maior fã da tragédia shakespeariana, me aventurei nesse romance que apresenta uma releitura da obra de William, escrita por Anne Fortier: Julieta.  E não me arrependi em nenhum momento. Vai ser difícil expressar em palavras o quanto que eu gostei desse livro, mas vamos lá.
O que diria você se descobrisse que o romance épico Romeu e Julieta, na verdade, não é uma criação original de Shakespeare, e sim uma obra baseada na história real de Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti? Bem, pois é. Mas vamos deixar isso um pouco de lado e focar na nossa protagonista.
Julie Jacobs tem uma irmã gêmea: Janice, e ambas não se dão nada bem. Após a morte de Tia Rose, que as tirou de Siena e as trouxe pros EUA desde que seus pais morreram, seu mundo virou de cabeça para baixo. Ao saber que não herdou nada da herança tão prometida, a não ser uma carta dizendo que, na verdade, seu nome era Giulietta Tolomei e que sua mãe havia deixado um possível tesouro para ela em sua cidade natal italiana, nossa protagonista começa a correr atrás do mistério.


O que ela encontra no banco de Siena, no fim das contas, a deixa decepcionada e com uma grande, grande charada nas mãos.  A partir daqui, não posso revelar muito mais sobre a história, porque vocês, caros leitores, não costumam gostar de spoilers...
Só posso dizer que amei o paralelo que Anne Fortier criou em seu livro, juntando a história de Giulietta de 1340, que, nessa sua criação, inspirou a obra de Shakespeare, e nossa Giulietta atual. O grande barato desse livro, além do ótimo romance dosado e das várias risadas que as irmãs arrancam de nós, é o fato de você se surpreender a cada instante. Não comece esse livro com uma noção preconcebida do que você acha que vai acontecer porque eu te garanto, amigo, não é nada disso! Ainda estou absorvendo algumas surpresas que esse livro me trouxe.
Todos os personagens são encantadores e cheios de várias facetas. Em Julie nós vemos uma moça forte, decidida e obstinada, mas que, entretanto, vive se diminuindo ao lado da irmã, Janice (que, apesar de tudo, é minha personagem favorita, aliás). Sobre nosso protagonista, não revelarei nada! Apenas direi que você amará quem ele é e o que se tornará!


O cenário é maravilhoso. Já li vários livros que falam sobre a Itália, mas é o primeiro que leio sobre Siena (mais um diferencial da história de Shakespeare, que se passa em Verona) e adorei. Os paralelos nos permitem apreciar a cidade em épocas completamente diferentes, embora ela tenha conservado seu ar medieval em alguns aspectos.
Sobre o enredo da narrativa, devo confessar que travei bastante nas primeiras 100 páginas, porque o livro demora exatamente isso pra decolar, mas depois foi só sucesso. O que ela economizou no começo, voltou pra dar na nossa cara no restante do livro.
Enfim, acho que deu pra perceber que acabei apaixonada por tudo! Já estou me preparando pra ler de novo, porque é o tipo de livro que merece ser lido várias vezes. Espero que vocês amem cada pedacinho também.

Título: Julieta.
Autora: Anne Fortier.
Editora: Arqueiro. 
Páginas: 448.
Avaliação: 5/5.

2 comentários:

  1. Oi, Milena!
    Adorei a resenha e o livro. Eu adoro Romeu e Julieta, cheguei a encenar em um festival de teatro (eu era a ama hahaha). Quero ler.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Milena!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gosto bastante de releituras do tipo (Li "Julieta Imortal" e gostei, mas acho que fui só eu, mesmo, hehe). Já li Romeu e Julieta algumas vezes e, por mais que não seja minha peça de Shakespeare preferida, gosto bastante. Espero ler esse em breve! Adorei a resneha!
    Beijos, Bel
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo