30 de dezembro de 2015

SOBRE O TEMPO, MUDANÇAS E NOVOS GÊNEROS



Em meio há diversas mudanças literárias no ano de 2015, resolvi fazer um post para compartilhar minhas experiências. Primeiramente, 2015 foi um ano conturbado. Li muito menos do que desejaria, por ser um ano de vestibular para mim, mas os livros lidos fizeram total diferença.

Desde quando comecei a ler, em 2011, sempre li muito YA (Young Adult) e contemporâneos. E nessa linha, fui incorporando suspenses, distopias e NA, mas não saia dos livros atuais e uma literatura mais voltada para o público jovem. De um tempos pra cá, por influência de amigos blogueiros literários, fui conhecendo outros gêneros e é dessa experiência que quero falar com você.

Muitas vezes se acostumamos com a zona de conforto e não exploramos outros gêneros. Nunca que dois anos atrás me imaginaria lendo terror ou clássicos da literatura mundial, e que diga-se de passagem, são gêneros excepcionais. E aos poucos, fui me interessando cada vez mais e até nos quadrinhos e poesias comecei a me aventurar, abarcando um pouco de cada coisa e viajando pelas páginas cada dia mais.

Além disso, comecei a me interessar por uma literatura mais profunda. Deixando de lado, um pouco, os triângulos amorosos e conflitos adolescentes, e dando lugar a livros com questões sociais, como O Sol é para Todos. Outro fato interessante foi a vontade absurda de ler clássicos por diversão: e acreditem, é possível. Desde a escola, tinha trauma em ler, obrigatoriamente, clássicos com linguagens complicadas e cansativas. Isso me fazia fugir deles, claro. Esse ano, descobri clássicos que viraram favoritos para a vida, dando ressalva a Jurrasic Park, Planeta dos Macacos, Eu sou a lenda e a história de Scout em O Sol é para todos. 

E foi dessa forma que meu gosto literário foi se modificando. Encontrei um dos gêneros mais incríveis, na minha opinião: a ficção científica. E que acredite, só melhora a cada leitura. E o tempo vai trazendo coisas boas, leituras boas, surpresas boas. 2015 foi um compilado de novos autores, novas leituras, novas descobertas.

Então, esse é o meu conselho para 2016: leia um gênero totalmente diferente do seu preferido. Saia em busca de novos livros, de leituras, de novos personagens, de novos mundos. Uma das grandes mágicas experiências que a leitura nos dá é isso: viver múltiplas vidas, viver múltiplos mundos e conhecer, sempre, novas aventuras. 

Um comentário:

  1. Oi Italo!
    Gostei do seu relato.
    Sem dúvida é muito importante sairmos da zona de conforto e descobrimos novos gêneros. Às vezes é assim que descobrimos autores e livros que se tornam nossos favoritos.
    Eu sempre gostei (e continuo gostando) de suspense/policial e jamais teria cogitado ler YA se um dia ACEDE não tivesse caído na minha mão. Resultado: hoje adoro o gênero e sou fã do John Green.
    Que bom também que você perdeu esse preconceito/trauma com clássicos.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo