16 de janeiro de 2016

OS MOLAMBOLENGOS, DE EVANGELINE LILLY

Os Molambolengos é uma livro brilhantemente escrito por Evangeline Lilly e lançada pela Editora Aleph nesse fim de 2015. Com os traços de Johnny Fraser-Allen, somos apresentados a um conto de fadas obscuro e a Selma Sem Limites.


Não é todo dia que encontramos uma fábula de terror para crianças. Foi um enlaçamento incrível: desenhos infantis tenebrosos e um texto rimado e, acima de tudo, instigante. A história, curta mas digna de risadas, conta a história de uma garotinha muito, mas muito, mimada a qual chamamos de Selma Sem Limites.

Molambolengos foi um nome excepcional para a edição brasileira: no cunho popular, são restos de panos, mulambos que geralmente são sobras de costuras. No livro de Evangeline, nomeia, meio que, uma trupe de marionetes que provocam e causam uma exaltação tamanha na mente dessa esperta (e birrenta) menina.

O que mais me surpreendeu: a belíssima mensagem que os Molambolengos causam na vida de Selma e na dos pequenos leitores. A fábula me lembrou a infância, quando Esopo era lido e analisado nas primeiras séries do fundamental e sempre trazia uma moral pra me ensinar a viver a vida. Por isso que passei a admirar a cada página, por trazer um cenário de terror para crianças e ainda torná-lo educativo.


As ilustrações são, sem dúvidas, um fator primordial para a obra. Fraser-Allen tornou toda a história com um tom infantil sem deixar de introduzir o terror ao pequeno leitor. São páginas com tudo trabalhado nos mínimos detalhes e com uma precisão de expressões e lugares incríveis.

Sou totalmente apaixonado pelo trabalho que esses dois desenvolveram. Molambolengos é o primeiro de uma série que mostrará os aprendizados de Selma Sem Limites com muito amor (e horror). Com uma edição indispensável da Editora Aleph, é um daqueles livros obrigatórios para dar a todas as crianças da família e mostrá-los um dos mais mágicos gêneros literários; o terror.

Confira mais fotos da edição:




Um extra bacana: assista a um vídeo de Evangeline Lilly lendo o livro para crianças (em inglês): clique aqui.

Título: Os Molambolengos.
Título Original; The Squickerwonkers.
Autora: Evangline Lilly.
Editora: Aleph (2015).
Páginas: 48.

Um comentário:

  1. Oi, Italo!
    JÁ. QUERO. Achei lindo demais! Também gosto muito de fábulas, sinto falta desse tipo de livro ainda hoje, haha! Adorei saber que são contos de terror, e acredito que, mesmo sendo infantil, pode ser uma boa leitura pra qualquer idade. Amei a resenha!
    Beijos, Bel
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo