4 de fevereiro de 2016

A HISTÓRIA NAS MARGENS E OS ANEXOS, de S. - #SemanaS.



A curiosidade levou dois jovens, Jen e Eric, a essa brilhante aventura em busca de respostas. Sem se conhecerem, eles iniciam anotações e conversas sobre a obra e o misterioso autor nas margens de livro da biblioteca, O Navio de Teseu. Mas não imaginavam que essas anotações de pessoas desconhecidas levariam a uma amizade através das páginas.

Os admiradores da obra começam a conversar, sem ao menos saber o nome um do outro, e tentar explicar suas teorias. Sem pretensão alguma, começam a falar da vida, do passado, do futuro e do que descobrem sobre V.M. Straka e sua vida. O engraçado é que as conversas fluem tão bem, como se fosse uma brincadeira, tornando a história bem humorada, fluída e adorável.


A narrativa nas margens, em sua maioria, é composta de análises do texto, comentários, suposições e algumas brincadeiras entre eles. S. tem um poder incrível: te transportar ao papel de protagonista. Conseguimos sentir cada dúvida, cada conquista e pesquisar, assim como eles, sobre a vida de Straka. A relação dos dois dura durante todo o livro e os anexos tem um papel fundamental: provar o que eles acharam nas pesquisas. São fotos, cartões postais, relatos, cartas, mapas, jornais, mapas de astronomia que desvendam, quase sempre, essas perguntas. Caso algum papel caia, no site da editora há um índice com o anexo e sua determinada página, facilitando o manuseio do material: clique aqui. 


Outra coisa que me chamou a atenção foram as cores de caneta: é preciso estar bem atento a caligrafia, cores, local de escrita pois elas significam bastante para a história. Muitas vezes eles voltam vários CAPÍTULOS para comentar o que eles escreveram, o que aquela dica resultou ou até mesmo fazer graça um com o outro. Por isso, é imprescindível uma leitura tranquila e sem pressa.

A edição, produzida pela Editora Intrínseca, é tão sensacional quanto a história. Dentro de uma caixa (para não perder os anexos), a edição capa dura d'O Navio de Teseu mostra um livro típico de biblioteca: aspecto acabado, folhas amarelas por causa do tempo e vários carimbos de empréstimo, provando assim, a veracidade que o leitor encontra nas suas mãos.


 Lendo bastante sobre a construção do livro, é inegável não admirar a produção. Cada letra das margens, produzida a mão e digitalizada, prova o cuidado e a dedicação  que a editora teve em trazer a obra de Abrams e Dourst para os brasileiros.

Acreditem, acompanhar Jen e Eric é uma experiência maravilhosa. Uma edição brilhante, uma ideia genial e uma inovação literária. S. é uma obra de arte que vai mexer com você e aguçar uma de suas maiores paixões: a leitura. 



Para ver mais posts, nossos e de blogs amigos, sobre o livro, clique aqui. 

2 comentários:

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo