17 de fevereiro de 2016

AUGGIE & EU, DE R.J. PALACIO

"No fim, os leitores sabem que Extraordinário nunca foi de fato sobre o que acontece com Auggie Pullman. É sobre como Auggie acontece para o mundo".
Talvez essa seja, entre as múltiplas mensagens, a mais bonita lição de Extraordinário. No prefácio da autora, conhecemos um pouco mais da repercussão do livro, e de Auggie, no mundo. O modo como os leitores acolheram essa história encantadora e trouxeram, para si, os valores transcritos por Palacio torna, a cada dia, um aprendizado.


Plutão, Shingaling e O capítulo de Julian formam uma tríade de contos derivados de Extraordinário. Com a visão do melhor amigo de Auggie, do seu maior "inimigo" e de uma garota que o recebe nas boas vindas da escola, somos levados a conhecer três visões diferentes da vivência do nosso protagonista na Beecher Prep.

"Eu acredito que um sonho é como um desenho em sua mente que vai ganhando vida. Você tem que imaginá-lo primeiro. Depois tem que trablhar mundo, muito pesado para torná-lo realidade".

Incorporar a voz de uma criança na narrativa seria, certamente, um dos talentos que eu gostaria de ter. E Palacio afirma, notavelmente, mais uma vez em Auggie & Eu. O modo fluído da sua narrativa, aliado com personagens encantadores, o tornam um livro impossível de largar. Outro fator interessante foi a linearidade dos contos: em todos três há algo que interliguem e mostrem diferentes visões sobre nosso protagonista em seu mais novo desafio, a vida escolar.

Julian, o menino que atormentava Auggie em Extraordinário, é responsável pelo primeiro conto. Nele, resolve explicar todos os seus atos, mostrando o "porquê" da implicância com nosso protagonista. Muito bem pensado, o conto conseguiu explorar a vida de Julian e explicar muito sobre teu temperamento e como a família recebe seus atos. É interessante ver como seus pais são com a situação e como ele consegue, lá no fim, mostrar que tem um coração grande. O modo como ele se redimiu e viu a situação que ele pregava foi encantador. Segundas chances sempre foram necessárias e em Extraordinário não foi diferente.


Plutão é um nome extraordinário para mais uma história no universo de Extraordinário. Quase uma retrospectiva, o conto mostra a vida dos melhores amigos, desde quando estavam na barriga das mães, que eram amigas. Emocionado, o leitor vê todas as dificuldades da família de Auggie com a reação das pessoas, a reclusão nos parquinhos e como é difícil lidar com a situação. Christopher relata a tarefa de ser um amigo fiel, apesar do preconceito. É bonito ver um coração tão grande nas crianças, que ultrapassa todas as barreiras da sociedade, e saber que, quando precisarem um do outro, eles estarão lá.

Shingaling é a terceira e última parte do livro que conta a Beecher Prep na visão de Charlotte, a garota que foi do comitê de boas vindas para Auggie. Sempre foi uma garota gentil e educada com ele, mas nunca tentou ser mais próxima, amiga. Diferentemente dos outros contos, somos levados a conhecer a escola no âmbito geral, com as panelinhas, brigas e encrencas. Tentando ser uma garota que agrada a todos, ela não sabe em que grupo ficar, em qual mesa sentar na hora do almoço ou até mesmo se quer ser amiga ou popular. É o típico problema de adolescente: quem eu sou?

A autora conseguiu trabalhar a situação de uma forma mágica: trazendo valores ao seus leitores  e mostrando que nem sempre somos o que aparentamos. Podemos sempre ir além. Ela passa por diversas situações e aprende que ser ela mesma, com seus jeitos e manias, é a melhor forma de viver. Conhecer melhor a escola também foi um fator interessante, apreciamos o impacto da situação entre Julian e Auggie na escola, nas amizades e no ambiente escolar.


Auggie & Eu é sobre ir, sempre, em frente. Sobre ser bem mais do que se imagina e, acima de tudo, ser você. A história desse garotinho eternizará gerações e saber que, independente de quantas vezes leiamos, sempre aprenderemos algo novo, é um sentimento realizador. Extraordinário é um adjetivo de pouca intensidade para o mundo de Auggie, Palacio não só escreve, mas ensina e mostra os melhores valores para uma criança.

Título: Auggie & eu.
Autora: R. J. Palacio.
Editora: Intrínseca (2016).
Páginas: 326.










Um comentário:

  1. Amei o post! Sinceramente O Extraordinário foi um livro que mexeu com meus sentimentos haha, muitas emoções. Eu super amei o Auggie, o jeito dele pensar e ser. Um personagem forte. Sem contar que a Palacio dá lições de vida neste livro <3
    http://voceviujoanaina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo