7 de março de 2016

AGÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES HOLÍSTICAS DE DIRK GENTLY, DE DOUGLAS ADAMS


Ler Douglas Adams era uma das coisas a se fazer em 2016. Autor da premiada série "O guia do Mochileiro das Galáxias", sua ironia, histórias inusitadas e o mundo nerd conquistaram uma legião de fãs no mundo inteiro e chegou a minha vez de agregar-me aos mochileiros.


Adams tem, sem dúvida alguma, uma forma inusitada de escrever. Guiar a história e o leitor em meio a uma trama engraçada, mítica, misteriosa e, ao mesmo tempo, inteligente é um trabalho e tanto. No novo livro do autor, lançado pela Editora Arqueiro, somos apresentados a Dirk Gently, um detetive arrogante e carismático.

Richard MacDuff é engenheiro de computação e tem uma vida tranquila, até certo dia. Depois de deixar uma mensagem no correio eletrônico do telefone da sua noiva e se arrepender, resolve invadir o apartamento da amada e excluir a mensagem do aparelho telefônico. Entretanto, não esperava encontrar seu antigo amigo, e nosso aclamado investigador, observando-o com seus binóculos do outro lado da rua. 

Depois de muitos acontecimentos bizarros e o assassinato do irmão de sua noiva, Susan, os dois se vêem num caso estranho, aonde a lógica não se faz presente. Mas que ao final de tudo, é mais uma obra digna de Adams.



A trama parece ser bem conflituosa, a primeiro ver, mas é contagiante. Descrita pelo autor como "Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives”, o leitor é levado por uma aventura alucinante, de quebrar a cabeça mas que se mostra mais instigante a cada página.

Por tratar de diversos assuntos ao mesmo tempo (como pós vida, física e assassinatos), "Agência de Investigações Holísticas de Dirk Gently" é um livro que pode trazer confusão a mente do leitor. É um misto de diversos acontecimentos que resultam numa quebra lógica que vem começar a desvendar-se na primeira aparição do protagonista, na página 95. Por isso, pode demorar a conquistar os leitores de primeira mão no ritmo do autor e causar algumas desistências.


Em contrapartida, é um livro que coloca humor e sacarsmo em todos os momentos. Os personagens, bizarros em sua totalidade, tornam a história cômica. Os capítulos curtos e uma escrita inteligente tornam o autor um sucesso para o mundo nerd. Em suma, é um livro peculiar e bem diferente do que encontramos no mercado editorial, que merece ser apreciado e causará ótimas risadas.


Título: Agência de Investigações Holísticas de Dirk Gently.
Título Original: Dirk Gently Holistic Agency.
Autor: Douglas Adams.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 240.
Classificação: 4/5.


Nenhum comentário:


Postar um comentário

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo