1 de maio de 2016

PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI, DE JENNY HAN


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Lara Jean é uma adolescente tímida, sem muitos amigos e muito ligada à família que vive com seu pai e suas duas irmãs. Sua mãe morreu quando era mais nova, portanto, a irmã mais velha – Margot – assumiu o papel de pessoa responsável junto com o pai. Lara Jean é a filha do meio da família Song, e logo depois vem Kitty, a caçula e a que menos tem lembranças da mãe. Margot irá para a universidade na Escócia em poucos dias e toda a responsabilidade de casa que ela carregava nas costas, consequentemente, será transferida para Lara Jean. A presença de Margot era essencial, todos criaram uma certa dependência na garota, entretanto, sem ela tudo sofrerá transformações, e é a protagonista que terá de cuidar de todas essas coisas sem sequer estar ao menos preparada para lidar com o que nunca a preocupou.


Quando o inesperado acontece, tudo, surpreendentemente, fica ainda mais complicado. Ela, que sempre escreveu cartas destinadas aos garotos que já amou, guardava todos os escritos em uma caixa especial, até que, um dia, todas desaparecem. E pior: vão parar nas mãos dos respectivos destinatários, o que causa uma confusão ainda maior, tanto pra Lara Jean, que precisará driblar tudo isso; quanto para os garotos, os quais, confusos e até raivosos, a procuram para compreender o que está acontecendo.


A escrita da autora é tão leve que parece uma conversa entre a protagonista e o leitor, tornando a leitura rápida e envolvente. A ordem dos acontecimentos também foi bem planejada, trazendo temas à tona com os quais podemos nos identificar a qualquer momento. Não se trata apenas de romance adolescente ou dos dramas amorosos vividos nesse período, mas ao mesmo tempo nos deparamos com assuntos como família, que também é um dos pontos principais do livro. O relacionamento familiar, as amizades e os amores fazem parte desse grande pacote, assim como os próprios medos e inseguranças de Lara Jean, tão comuns em todos que passam por essa fase ou até já saíram dela.
"Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa. Quero... que a vida comece a acontecer."
Eu, particularmente, gosto muito de ver a evolução das personagens nos livros, e neste caso podemos acompanhar o modo como Lara Jean precisa se adaptar, amadurecer, lidar com tudo. Muitas coisas mudam e ela precisa acompanhar. No entanto, as mudanças também trazem acontecimentos bons e inesperados, surpresas com pessoas de quem ela jamais imaginaria. Para um dia leve e tranquilo — porque a vida precisa de dias assim — sugiro uma leitura relaxante e amável, e é isso que Jenny Han oferece em Para todos os garotos que já amei.

O próximo livro, P.S.: Ainda amo você, já foi lançado pela Editora Intrínseca:


Título: Para todos os garotos que já amei
Título original: To all the boys I've loved before
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca (2015)
Páginas: 316

Um comentário:

  1. Oi, Ayanna!
    Confesso que pela capa, eu não fiquei muito interessada, justamente porque pensei que fosse mais um drama adolescente. Lendo sua resenha, percebi que a premissa, sendo tão simples, dá mesmo espaço para um desenvolvimento legal das personagens. Gostei muito e pretendo ler!
    Beijos, Bel
    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo