28 de janeiro de 2017

A INFLUÊNCIA DA GRANA NA FAMÍLIA PLUMB

Família, dinheiro e brigas — talvez estas três palavras sejam a chave da história escrita por Cynthia D’Aprix Sweeney. A Grana é sobre a família Plumb, de quatro irmãos: Leo, Melody, Jack e Beatrice. Há um bom tempo, o pai deles resolveu criar uma poupança na qual depositou o resultado de seu trabalho e investimento para que, apenas quando Melody completasse 40 anos, todos eles pudessem ter acesso ao dinheiro que seria como uma renda extra naquele determinado momento da vida. Antes disso, nenhum deles usaria a grana, a não ser que a mãe precisasse em alguma emergência.


Logo no prólogo conhecemos Leo Plumb, o motor inicial dessa história. Casado, mas insatisfeito com a esposa; irmão mais velho dos quatro, porém indiferente em relação à família. Impaciente e entediado na festa do casamento de seu primo, ele acaba se envolvendo com uma garçonete e os dois deixam a festa em seu carro, fazendo o possível para não serem vistos. É nessa fuga que sofrem um grave acidente, o qual foi um empurrão para os problemas que vêm a seguir.

Sem dinheiro para lidar com as consequências do acidente — que não incluem somente ele, mas também a garçonete —, Leo toma a decisão, com a ajuda da mãe, de usar o dinheiro guardado há tanto tempo e prestes a ser dividido entre os irmãos. Isso só pode dar confusão, principalmente porque, no momento em questão, essa grana seria de grande utilidade para Melody, Jack e Beatrice.


A sinopse do livro havia me deixado muito interessada em ler e descobrir o impacto que o dinheiro poderia causar nas relações familiares (e isto fica bem claro durante a leitura), no entanto, acredito que minhas expectativas estavam altas. A Grana tem uma boa história, mas faltou alguma coisa para mim. Em certas partes me peguei confusa quanto ao momento de alguns acontecimentos e quanto aos pontos de vista diferentes. Este último pode ser (e foi) um grande aliado para nós compreendermos a história de vários ângulos, contudo, com o corte do fim do capítulo, o acontecimento sob o ponto de vista de personagem X só seria retomado capítulos depois, ou através do ponto de vista de outra pessoa.


Por outro lado, a escrita da autora em si é bem tranquila e flui rapidamente, então, se algo me desmotivou em algum momento, com certeza não foi a forma de escrever a história — mesmo que estejamos falando de sérios problemas de família, tudo é narrado com leveza. É possível também conhecer quem são os Plumb, como é a relação deles entre si e com outros, de forma realista, pois eles são apresentados sem máscaras para nós, leitores. Apesar de, no início, sentirmos distância entre eles, um ponto positivo é vermos como o que aconteceu com Leo pode fazer com que os irmãos se unam. É uma pena que eu não tenha conseguido uma conexão forte com os personagens a ponto de sentir falta deles quando o livro acabou.


Quando escolhi A Grana, havia apenas lido a sinopse e me interessado bastante. Então, quando vi essa capa maravilhosa, não vou mentir: fiquei babando. A capa da versão americana também é exatamente essa, e que bom que a Intrínseca a manteve, pois é linda assim como toda a diagramação do livro, que é muito bem trabalhada. Como o livro divide opiniões, é válido indicá-lo para todos que se interessam pelo tema e/ou ficaram curiosos em como a família vai resolver essa situação inusitada.

Título: A Grana
Título original: The Nest
Autora: Cynthia D'Aprix Sweeney
Páginas: 335

Um comentário:

  1. Oi, Ayanna!
    Sempre que vejo esse livro na livraria fico babando por essa capa, mas não sei porquê a sinopse não me interessou tanto...Achei que seriam apenas brigas familiares sobre a herança, mas achei sua resenha bem legal, me despertou curiosidade! :)

    Beijos,
    Giulia | 1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir

Então, vamos conversar?

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | MODIFICAÇÕES POR ITALO HENRIQUE E CÁSSIA VICENTIN | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo